Fórum Debian

Versão Completa: O bootsplash não funciona no debian?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Tentei instalar o bootsplash no debian seguindo vários tutoriais tanto deste site como de outros mas num tive sucesso. Por que será? Uso e Etch.
Se alguém tiver um tutorial bem seguro de como instalar poste aqui, pois num tive fé nos outros cada um era de um jeito e nada deu certo aqui.

Olha a saída de comando:
XBlade:/usr/src# apt-get install bootsplash
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
bootsplash já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 15 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
Depois de desempacotar, 0B adicionais de espaço em disco serão usados.
Instalando sysv-rc-bootsplash (1.0.0-5) ...
Testing if patches apply cleanly...
5 out of 5 hunks FAILED -- saving rejects to file /etc/init.d/rcS.rej
Patches would not apply cleanly.
dpkg: erro processando sysv-rc-bootsplash (--configure):
subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 1
Erros foram encontrados durante processamento de:
sysv-rc-bootsplash
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
Ninguém tem interesse no Bootsplash?
Espero que alguém possa se interessar e me ajudar...
Funciona, sim. Há uma dica que resolve em parte o problema descrito por você e que eu também presenciei quando tentei instalar o Bootsplash no meu Debian ETCH. Trata-se de um conflito do pacote sysv-rc com o pacote sysv-rc-bootsplash.
Eis o link: http://www.esdebian.org/article.php/bootsplashetch

Está em espanhol mas é fácil de entender.

Antes de seguir a dica do espanhol desinstale a sua versão do bootsplash usando "apt-get remove bootsplash".

Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE
profpardal,

Existe a possibilidade de utilizar o splashy ( http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Splashy ).

É muito mais fácil instalar ele já que não é necessário recompilar o kernel.
Na dica do amigo jaelson num deu certo pois pede pra instalar o kernel-path-bootsplash o qual só encontrado no debian unstable e o meu é stable (etch).
Já na dica do nosso outro amigo fernando o splashy e themes instala normalmente mas quando inicio o pc apenas diminui as fontes para vga=791 (no meu menu.lst não tinha isso) mas não carrega nenhuma imagem na inicialização, já tinha instalado o splashy antes e também tinha dado esse problema. por este motivo quis tentar o bootsplash.
Então fiquei na mesma?

Ah! Verifiquei o seguinte com o splashy, na inicialização do pc aparece no luagar do tema várias linhas com esse erro: /etc/init.d/rcS line 63 /sbin/splash.sh: No such file or diretory
e também alguams destas: /etc/init.d/rc line 34 /sbin/splash.sh: No such file or diretory
Por que no meu micro o splashy num quer funcionar?
Espero a ajudar de alguém...
que estranho....segui o tutorial que o Fernando citou e funciona normalmente....você seguiu as dicas até o final..

Finalizando

O arquivo de configuração do splashy fica em /etc/splashy/config.xml e os temas ficam em /etc/splashy/themes/

Para mudar de tema procure no config.xml por essa linha:

<current_theme>default</current_theme>

e altere o "default" pelo tema de sua preferência.
O Splashy introduz o gráfico logo após o carregamento do kernel ou espera o carregamento do initrd para ativar o boot gráfico?

Consegui instalar e ativar o Splashy no meu Debian ETCH mas a qualidade visual não ficou tão boa quanto o BS. De vez em quando o Splashy não funciona durante o boot.

Para instalar o pacote kernel-path-bootsplash adicione uma entrada UNSTABLE no seu sources.list. Não precisa apagar a entrada ETCH.

Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE
Já estou na fase final da instalação do bootsplash, até já recompilei o kernel com bootsplash, vejam:
XBlade:/boot# ls
config-2.6.18-4-686 initrd.splash
config-2.6.18-4-686.2006 System.map-2.6.18-4-686
grub System.map-2.6.18-4-686.2006
initrd.img-2.6.18-4-686 vmlinuz-2.6.18-4-686
initrd.img-2.6.18-4-686.2006 vmlinuz-2.6.18-4-686.2006
XBlade:/boot# cp initrd.img-2.6.18-4-686.2006 initrd.splash
XBlade:/boot# dpkg-reconfigure bootsplash
/usr/sbin/dpkg-reconfigure: bootsplash está quebrado ou não completamente instalado

Apenas estou encontrando dificuldades p/ instalar o bootsplash vejam o erro que retorna:
XBlade:/home/adilson# apt-get install bootsplash
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
bootsplash
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 19 não atualizados.
É preciso fazer o download de 0B/83,5kB de arquivos.
Depois de desempacotar, 287kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Pré-configurando pacotes ...
bootsplash falhou na preconfiguração com estado de saída 10
Selecionando pacote previamente não selecionado bootsplash.
(Lendo banco de dados ... 135423 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando bootsplash (de .../bootsplash_3.3-2_i386.deb) ...
Instalando bootsplash (3.3-2) ...
dpkg: erro processando bootsplash (--configure):
subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 10
bootsplash
Por favor como resolver esse problema? Já pesquisei em toda a net e encontrie pouca coisa como apt-get --purge remove e também o dpkg --purge. pra instalar o apt-get -f install bootsplash não resolve: veja o erro:

dpkg: erro processando bootsplash (--configure):
subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 10
bootsplash

Agora encarnei e quero resolver este problema, alguém se habilita?
Por favor espero ainda sua ajuda.
Bom Prof Pardal
Testei aqui o que o Fernando sugeriu, consegui apenas com uma versão anterior, mais deu certo, o que ocorreu de errado?
profpardal Escreveu:Ah! Verifiquei o seguinte com o splashy, na inicialização do pc aparece no luagar do tema várias linhas com esse erro: /etc/init.d/rcS line 63 /sbin/splash.sh: No such file or diretory
e também alguams destas: /etc/init.d/rc line 34 /sbin/splash.sh: No such file or diretory

Isso acima acontece qdo tento instalar o splashy, qdo faço a inicialização num aparece nenhuma imagem somente aparece qdo vou desligar.

Você saberia me dizer o que está acontecendo com a minha tentativa de instalar o bootsplash?
Fernando Escreveu:profpardal,

Existe a possibilidade de utilizar o splashy ( http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Splashy ).

É muito mais fácil instalar ele já que não é necessário recompilar o kernel.

Tentei mas está com dependência do pacote libsplashy0.
Não consegui encontrar esse pacote em lugar nenhum, mas vi no site do debian que o splashy existe na versão unstable, mas tenho medo de mudar a source.list e bagunçar com o meu sistema que é o etch.
Já faz tempo que tenho vontade de instalar uma inicialização com imagem, mas não consegui nada até agora.
Como instalar?
Eu segui o wiki e funcionou o splashy (também etch)
Se o problema é a falta do libsplashy0, tem no repositório do Ubuntu: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/ ... 2_i386.deb
(imagino que esse deva funcionar)
URL de Referência