Fórum Debian

Versão Completa: Problemas com o Gerenciador de Partições
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bem pessoal, sou novo aqui no Fórum, mas já para começar, estou tendo um grande problema na finalização da instalação do meu Debian ETCH.
Tudo instala legal (pelo menos é o que diz) e quando vu finalizar o o GRUB, perfeito.
Detalhe: ao reiniciar, não é lido nenhum bloco de partição válido.
Já olhei muitos HowTo's e nenhum sanou essa dúvida.
Caso alguém já tenha passado por isso, favor, me ajude com esse inferno preto.

Valeuuuuuuuuu!
Vc tem outro sistema opeacional instalado no mesmo disco ou somente o Debian?
Cara, tenho o Slackware 11 e o Ruindows XP
Já tentou instalar outro sistema onde está instalada a partição que vc está tendo problemas?
Cara, o espaço que estou utilizando está totalmente livre, 60G de liberdade total.
Não entendo porque ele não quer configurar o GRUB corretamente...
Quando o istema solicita o particionamento do disco, vc está escolhendo o particionamento automático ou manual? Pois tive um problema semelhante, um espaço bem grande o sistema marcava como "espaço inutilizável" ...
Rapaza, com a instalação do sistema, ele informa que está tudo ok. Até com a do GRUB. Mas quando o sistema reinicializa, ele não encontra nenhum bloco de inicialização básico no HD, ou seja, o GRUB lascou!

O processo de instalação segue normalmente, particionamento melhor ainda com o gparted e tudo mais.
O problema é o GRUB!
Bom vc poderia reinstalar o grub e em ultimo caso testar com o lilo.
adrianosantos Escreveu:Cara, tenho o Slackware 11 e o Ruindows XP

esse hd é scsi? sata? ou ide? esses outros sistema ainda podem ser acessados pelo grub ou o erro ocorre ao iniciar o primeiro estágio do grub?
se conseguir acessar com o slackware tente listar as partições com:
# fdisk -l
e poste aqui tb a configuração do grub ( /boot/grub/menu.lst ) dê preferencia somente as entradas do menu.
Olha, meu HD é IDE.
O erro tá logo na inicialização. Quando inicio o micro, a primeira mensagem é que não foi possível encontrar um bloco válido para a inicialização. Ele nem mesmo leu a tabela de partições!
Já tentei de tudo mesmo com o menu.lst e nada feito.
para que possamos ajudar é preciso saber como está configurado o grub, tipo se o sistema está instalado no hda2 então o grub deve estar apontando para a partição correta.

Código:
$ sudo fdisk -l

Disk /dev/hda: 60.0 GB, 60011642880 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 7296 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1        1499    12040686    7  HPFS ou NTFS
/dev/hda2            1500        3579    16707600   83  Linux
/dev/hda3            3928        7239    26603639+  83  Linux

Código:
splashimage=(hd0,1)/boot/grub/splash.xpm.gz

title           Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18-3-686
root            (hd0,1)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.18-3-686 root=/dev/hda2 ro
caso não esteja conseguindo acessar nenhum sistema, utilize um cdlive como o do kurumin para ler os arquivos e configurações dos sistemas instalados.
vc pode montar uma partição linux com o chroot e fazer as alterações:
# mount /dev/hdaX /mnt
# chroot /mnt
Valeu doutor!
Vou verificar aqui.
Tópico movido para Boot para melhor organização do fórum.

..
URL de Referência