Fórum Debian

Versão Completa: bootloader na MBR e bootloader na partição?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Pelo o que ando estudando, vi que o bootloader pode ser instalado tanto na trilha 0 (MBR) ou na partição?

Qual a diferença entre eles?

Pelo o que imagino, não faz sentido instalar um bootloader numa partição, pois em uma partição há apenas um SO.

Obrigado

Abraços
O bootloader deve ser instalado no MBR sempre que for o primeiro sistema a ser instalado, por exemplo :

Hd zerado, vou instalar o Debian então o bootloader, que pode ser o lilo ou grub deve ser instalado no MBR.

HD com Windows, agora quero o Linux também então posso instalar o bootloader no MBR e depois altera-lo para que volte a carregar o Windows. Obs: Alguns instaladores já procuram por outro S.O. no HD e o deixa disponível para boot.

HD com Windows, também posso instalar o bootloader na partição Linux, porém vou ter que usar o ntldr que o bootloader dos sistemas Windows incluido uma entrada para o Linux bem como outros sistemas nele. Este processo é um pouco mais complicado.

HD com bootloader ja instalado no MBR e ja funcionando. Ai vc quer instalar mais um S.O. para teste. Digamos que utilize o Debian e quer testar o Suse. Instale o Suse e coloque seu bootloader na partição. Depois pelo Debian adcione ao seu bootloader que está gravado no MBR que existe outra partição no HD e que nela existe outro sistema instalado nela.

Vamos supor que seu HD tenha várias partições e que a cada instalação voce substitua o bootloader pelo que esta sendo instalado agora você perderá todas as configurações já feitas inicialmente o que é um desperdício de trabalho.

Espero ter ajudado !

Abraços, André Freire !
URL de Referência