Fórum Debian

Versão Completa: compartilhamento acessivel em estação windows e linux nada
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
tenho um servidor em qual configurei o samba para compartilhar as homes:
[homes]
comment = Pastas dos Usuarios
path = /home/%S
create mask= 0700
directory mask = 0700
public = no
browseable = yes
writeable = yes

e uma outra pasta de acesso publico:
[compartilhamento]
path = /compartilhamento/compartilhamento
comment = espaco publico para compartilhamento de arquivos
read only = no
browseable = yes
create mask = 0770
directory mask = 0770
public = yes

bem, tudo funciona direitinho na estação windows, consigo acessar os compartilhamentos com as devidas permissões, no entanto quando tento acessar através de uma estação linux com o nautilus: nada feito.

A principio já tentei 2 alternativas que não funcionaram:
- a primeira quanto ao firewall: colocar a politica de trafego de entrada e saída: tolerante por padrão e sem nenhum bloqueio de trafego broadcast. Mesmo assim não funcionou, então parei o firewall e fiz novamente a tentativa , mais uma vez sem sucesso.

- A segunda alternativa que tentei foi quanto as permissões, efetuei login como root na máquina terminal para ver se era algo relacionado a permissão dos usuários, e mais uma vez para minha surpresa sem resultados positivos.

O que será que existe de errado??
qual é a alternativa que está usando no nautilus para acessar? via menu arquivo "conectar ao servidor.." ? tem como utilizar o konqueror acessando com smb://[email protected]/
Dmatrix, até existe a possibilidade de usar o konqueror (para isso tenho que instalar o kde, sempre utilizei o gnome).

Dando uma pesquisada na internet ontem, percebi que algumas pessoas estão tendo problemas com a compatibilidade na escrita em compartilhamentos do samba.

No meu caso havia criado os compartilhamentos das homes nesse samba e de um diretório para acesso publico. A partir do momento que salvei alguns arquivos via windows no compartilhamento, o mesmo deixou de ser acessivel via linux. Para ter certeza disso criei um novo compartilhamento e não gravei nada nele via windows, nesse até agora consigo acessar (com login) até agora via linux.

Para acessar os compartilhamentos estou utilizando o nautius, vou navegando pelos ícones na seguinte sequencia: rede - rede windows - grupo de trabalho - pcXX - compartilhamento.

Segue o meu smb.conf

[global]
netbios name = server
workgroup = home
security = user
encrypt passwords = yes
guest account = nobody
unix charset = ISO8859-1

[compartilhamento]
path = /compartilhamento/compartilhamento
comment = espaco publico para compartilhamento de arquivos
read only = no
browseable = yes
create mask = 0770
directory mask = 0770
public = yes

[homes]
comment = Pastas dos Usuarios
path = /home/%S
create mask= 0700
directory mask = 0700
public = no
browseable = yes
writeable = yes

[share]
path = /compartilhamento/share
comment = share - angelo
read only = no
browseable = yes
create mask = 0770
directory mask = 0770
valid users = angelo andressa
me parece que o problema de mudança de permissões está por causa desta definições de create mask e directory mask, tente comentar esses dois parametros e veja como se comporta o compartilhamento público.
URL de Referência