Fórum Debian

Versão Completa: Compatibilidade de arquivos txt - Linux vs Windows
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Por que alguns arquivos que criei com o vi, e com a extensão .txt são totalmente compatíveis com o Bloco de notas do Windows e outros não?

Todos os arquivos são pequenos.

Obrigado
isto está relacionado com o formato que são criados os arquivos, os arquivos texto originais do linux são feito utilizando-se o formato UTF-8 mas na customização do sistema definimos que eles sejam ISO-8859-1 padrão windows, por isso ao criar um novo arquivo com essa configuração definida no sistema linux ele passa a ser compatível e pode ser aberto no bloco de notas. Um detalhe é que se vc utilizar o wordpad não terá esse problema pois ele suporta os dois tipos de arquivos.
http://www.forumdebian.com.br/topico-16 ... highlight=
Não sei o que você quis dizer exatamente, mas o formato de quebra de linha entre Windows e Linux/Unix são diferentes, então é comum criar um arquivo no vi e quando se tenta abri-lo no windows ele fica distribuido todo em uma só linha ou no lugar das quebras aparecerem quadrados.

No Slackware existe um comando chamado fromdos que converte arquivos do DOS para formatos Unix.

Outra coisa interessante é usar a função zzdos2linux das Funções ZZ criada pelo Aurélio.

Espero ter ajudado.
apenas para complementar...

as vezes, no proprio windows, voce cria um arquivo no bloco de notas... algo tipo:

Código:
teste

linhas vazias

teste

salva... reinicia o pc, e abre denovo, e as linhas sumiram... nem sempre acontece isso, mas as vezes acontece, entao o problema é o windows mesmo...
Pascutti, veja bem, nós que usamos linux temos uma mania boba de ficar sempre zoando o Windows, mas dessa fez o problema não é o WINDOWS, e sim, a codificação das quebras de linha que são diferentes e/ou o formato como são criados os arquivos.
Infelizmente, ninguém é obrigado a seguir os mesmos padrões, então o Windows tem um e o Linux outro.
Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares e esclarecer as coisas.
URL de Referência