Fórum Debian

Versão Completa: Uso da memória RAM
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Quandi inicio meu micro, ele fica com cerca de 380 MB livres (total 512).

Eu utilizao Firefox, Thunderbird e Kopete. Depois de tudo fechado, não volta a ficar com 380 MB livres, fica algo em torno de 60 MB.

O que pode estar acontecendo?
olá rodhash

que nos dar uma ajudinha? nos diga qual programa você está usando pra ver esses dados da memória, ok? ;-)

assim a gente pode te ajudar melhor
apenas adiantando, provavelmente é que esses programas ficam em 'cache'. Entao, se voce for abrir esses programas denovo, eles abrem mais rapido.

Mas pode ficar tranquilo, o cache é algo que é deletado automaticamente (no linux), quando voce precisa de memoria ram... por exemplo, se voce fosse abrir o gimp + amarok + sei lá o que, o cache do firefox seria deletado =)
uso o comando free, veja:

sh-2.05b$ free
total used free shared buffers cached
Mem: 516592 442204 74388 0 31464 305920
-/+ buffers/cache: 104820 411772
Swap: 1951856 0 1951856
rodhash, o free calcula toda a memória utilizada, ou seja, ele também conta a memória cache como memória utilizada, como o graaaaande pascutti disse ;-)

pra ver estatísticas legais sobre uso de memória e processador, recomendo o fabuloso programa htop, ele é ótimo Sorrisão
Rodlash, fazendo as contas (used - cached) voce esta usando 136mb de ram =)

ahh, apenas lembrando, quando for usar o comando free, seria interessante colocar o parametro -m no final, para msotrar em megabites =)

Ahh, e sobre o htop, o programa eh excelente!! ^^
Eu uso:
Código:
free -om
man free Escreveu:The -o switch disables the display of a "buffer adjusted" line. If the -o option is not specified, free subtracts buffer memory from the used memory and adds it to the free memory reported.
URL de Referência