Fórum Debian

Versão Completa: Iceweasel é mesma coisa que o Firefox?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Tenho o Iceweasel 2.0, é o mesmo que Firefox 2.0?

Abraço
uhum pelo que sei eh o firefox que o pessoal do debian tiro o icone e as referencias de texto do firefox, e re-empacotou, conclusao eh a mesma coisa so com icone e nome diferente
Ocorreu, até onde sei, por problemas com o logo do firefox. Coisa que o pessoal da Debian não concordou.

Agora, coitadinho dos sites que precisam verificar o navegador. Até o momento, poucos estão reconhecento o iceweasel como firefox. Dos grandes, até o momento o yahoo não reconhece.

=(
Eu estava lendo que pode haver um problema de como os sites o reconhecem, mas para isso já tem solução:
Citar:Escreve na barra de endereços: about:config
Procura por: general.useragent.extra.firefox
Modifica o valor de modo a ficar Firefox em vez de IceWeasel
Reinicia o IceWeasel

fonte: http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/01 ... refox.html
Existe um outro problema (também relacionado ao nome)

Que eu me lembre, o logotipo e o icone e o nome, nao eram livres, entao o povo da debian pegou o código, trocou os nomes, o logotipo e o icone (raposa de fogo <=> doninha do gelo) xD

Outro problema que isso gera, além do que o 7kk.il disse, é que algumas extensoes checam 'o nome' do navegador, entao é meio complicado instalar algumas poucas extensoes (sinceramente, nunca tive esse problema mas já ouvi falar)

caso queira saber mais, http://en.wikipedia.org/wiki/IceWeasel

=)

ps: nao achei o artigo que ensinava trocar os nomes de volta do iceweasel para o firefox, se eu achar eu posto aqui.

EDIT: Achei o artigo que eu estava falando: http://br-linux.org/linux/extensoes-do- ... -iceweasel
estou utilizando Iceweasel a pouco mais de uma semana, estou enfrentando alguns problemas na instalação de extensão e também com as abas, o restaurador de sessões tb está falhando, na barra de endereço não está sendo mostrado o link atualmente focado, mais alguem percebeu isso?
ljulio Escreveu:Eu estava lendo que pode haver um problema de como os sites o reconhecem, mas para isso já tem solução:
Citar:Escreve na barra de endereços: about:config
Procura por: general.useragent.extra.firefox
Modifica o valor de modo a ficar Firefox em vez de IceWeasel
Reinicia o IceWeasel

fonte: http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/01 ... refox.html

apliquei essa alteração e nem reiniciei e me parece que o problema da barra de endereço resolveu.
valeu! já estava pra remove-lo Sorrisão
acho que me enganei, eu tenho instalado o firefox e o iceweasel só que os dois aparecem com o mesmo icone, no do firefox está funcionando corretamente já o do iceweasel tá muito estranho acontecendo aquilo que citei acima, a linha de endereço não acompanha a aba focada, desta forma não tenho como copiar o link.
agora sim resolveu, desinstalei a extensão Tab mix plus e instalei novamente e o problema não ocorreu mais com a barra de endereços, só que o salvamento de sessão continuou dando problema, daí configurei uma pagina inicial e a opção de abrir janelas e abas da ultima sessão nas preferencias do iceweasel.
O iceweasel (firefox) e o icedove (thunderbird) são apenas mais uma destas iniciativas meio fanáticas.
O pessoal da fundação Mozilla teve que registrar os nomes e os logos do firefox/thunderbird para evitar o que já havia acontecido com a suíte e com o calendário (logos e marcas não foram reconhecidas como passíveis de proteção pela licença GNU).
Só isto, e porquê com o sucesso da fundação Mozilla ela está sob fogo cerrado "dos outros".
Daí algum gênio do debian implicou com isto! Não tem nada a ver com código, é só uma questão de proteger a marca!
Eu, pelo meu lado, a primeira coisa que faço no fim da instalação é:
dpgk -r iceweasel
dpkg -r icedove
Depois descompacto o firefox e o thunderbird no opt, torno-os rw para o grupo users e vivo em paz.
Ah, e a atualização automática passa a funcionar, o que jamais funcionou com o firefox/thunderbird empacotados no debian.

Cada um que faça sua escolha...
Duarte
não é fanatismo e sim que a filosofia debian é ter somente no sistema pacotes e programas open source, e o firefox não dá essa segurança. Nada impede de configurarmos repositórios que abrigam pacotes de terceiros, realmente não sei como vai ficar esse negócio de atualização de versão do ice, no momento isso está desabilitado. Não sei se remove-lo seria o ideal, estariamos andando na contra-mão, já que o código é o mesmo não há motivo aparente para remove-lo.
Pois é, Duartejn.
Quando a Debian GNU/Linux foi criada, ficou escrito que só usariam software livre! E não basta ser opensource, tem mesmo de ser software livre!! Mais nada!! A Debian GNU/Linux é conhecida por ser a distro mais pura em relação a isso, não anda em modas ou atrás de novidades, ou atrás dos gostos dos utilizadores. Ou é software livre e a Debian GNU/Linux usa e distribui, ou não é a Debian GNU/Linux marca esse software como não livre e deixa de distribuir. E quando se fala em software livre, tem de ser a 100%, o que não é o caso dos produtos da Mozilla em que o ícone, nome e o logo, como já foi dito, estão sob outra licença. Claro que se a Mozilla fez isso é porque tem as suas razões, mas a Debian GNU/Linux não pode passar por cima dos seus princípios e encontrou essa solução.

Para quem usa Debian GNU/Linux eu pessoalmente aconselho a que usem os derivados da Debian porque assim garantem que os upgrades feitos pelo apt-get para esses produtos sejam mais eficazes. Ou seja, quando vier um upgrade para o Firefox, num dia ou dois estará tambem um upgrade para o Iceweasel e é feito, testado e aprovado pela Debian. Esse upgrade, em principio, não só é feito para o navegador mas tambem é feito pensando em todo o sistema operativo da Debian. Mas é uma opinião minha, se acharem o contrário, força aí....

Um abraço pro pessoal todo do fórum...

RedTuxer
URL de Referência