Fórum Debian

Versão Completa: Pen drive - qual dispositivo?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá, meu HD está motado como sda1 (/) e sda2 (/home).
Como descubro qual dispositivo meu pen drive é??? sda3?? sda4??
Obrigado
Poe ele e da um df -h em um shell e ele mostra onde quais dispositivos estão montados e onde.
Mas o pen drive não está montado, eu queria saber qual é o dispositivo justamente para montá-lo.
Tem como eu saber qual dispositivo é?? hda, sda,??
acho que fdisk -l vai te ajudar então.
Com (fdisk -l) ele exibe apenas o que está montado. No meu caso mostra o / /home e swap.
parece entao que ele nao esta nem reconhecendo o seu pen tenta fazer assim então, da um tail -f /var/log/messages e coloca o pen e vê as mensagens que retornam.
rodhash

Deixe-me entender, vc quer saber o nome do dispositivo antes de seu pendrive estar montado?
Isso, exatamente. Como o comando acima eu consegui ver qual era o nome do meu dispositivo, que é sdb1.
Só para eu entender melhor, o arquivo /var/log/messages armazema mensagens de hardware? Da inicialização?

Desde já, muito obrigado
esse é um arquivo de log e armazena varias mensagens do sistema, vale a pena dar uma conferida nele, se vai notar que tem hora de inicialização entre outras informações, e no diretorio /var/log/ existem outros arquivos de log mais específicos.
O sistema irá reconhecer a "porta" que estiver livre, no meu caso, o único dispositivo usb é justamente um pendrive, então sempre é o sda1...
Há alguma documentação sobre isso? Algum site??
Por exemplo, HD é hdx. Pen drive é sdx.

Obrigado
Bom, olhe isso ( http://www.linux-usb.org/ ) ...
Agora estou tendo um outro problema, quando digito "tail -f /var/log/messages" e insiro o pen drive, não é exibido nada, mas se eu tentar montar o pen drive não tenho problemas.

O que pode ser?
URL de Referência