Fórum Debian

Versão Completa: Internet a Rádio no Debian [RESOLVIDO]
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2 3
Olá pessoal eu estava usando o Debian-br-cdd e num conseguia instalar a minha placa Ralink RT61STA porque na hora de compilar dava erro no comando make, pois não existia o comando make, então alguns colegas da net me disseram que poderia ser falta de recursos nos pacotes, então instalei a nova versão do Debian etch, mas também deu o seguinte erro na hora do comando make:
$ make - C /lib/modules/2.6.8.18-3-686/build SUBDIRS=/home/adilson/Desktop/RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0/Module modules
$ make: *** /lib/modules/2.6.8.18-3-686/build: Arquivo ou Diretório não encontrado
$ Pare.
$ make: ** [all] Erro 2

Também já tentei com outro driver mais atualizado da placa mais também num deu certo.
Por favor me ajudem...
LINUX, ATÉ AGORA A MELHOR OPÇÃO!!!
Vlw...
At+
É um pena ter mudado de versão de distro senão os passos que vou lhe passar pra resolver isso não necessitaria trocar os numeros do kernel, mas vamos lá substitua a versão nos lugares indicados. O texto abaixo estou copiando de outro tópico que está passando pelo mesmo caso, daqui a pouco vou ter que fazer um wiki e só colar o link.
Vou passar os passos pra vc poder corrigir isso.
Então neste caso vc não tem o headers e source do kernel instalado, e para contruir qualquer drivers é necessário instalar os pacotes( a versão do source e headers abaixo deve seguir a mesma da saída do comando uname –r ), com o cd do debian digite na console texto:
# aptitude install kernel-kbuild-2.6-3
# aptitude install linux-kernel-headers
# aptitude install kernel-headers-2.6.8-3-386
# aptitude install kernel-source-2.6.8
agora vamos extrair o pacote source, vá até o diretório:
# cd /usr/src
digite:
# bunzip2 -c kernel-source-2.6.8.tar.bz2 | tar xvf -
vai extrair o pacote e criar outro diretório em /usr/src.
Vamos preparar o ambiente para poder compilar os drivers no sistema, entre no diretório /usr/src e crie o link simbolico:
# cd /usr/src
# rm linux
# ln -s /usr/src/kernel-source-2.6.8 linux
crie o outro link no diretório /lib/modules:
# cd /lib/modules/2.6.8-3-386
# rm build
# ln -s /usr/src/linux build

feito isso acima voltamos ao diretório /usr/src:
# cd /usr/src/linux
# make mrproper
# cp /boot/config-2.6.8-3-386 .config
Agora edite o arquivo Makefile com :
# mcedit /usr/src/linux/Makefile
Caso nao exista o mcedit, instale ele com :
# aptitude install mc
Então editando o arquivo Makefile em /usr/src/linux altere os dados no parametro extraversion que está no inicio do arquivo:
VERSION = 2
PATCHLEVEL = 6
SUBLEVEL = 8
EXTRAVERSION = -3-386 (adicione somente isso sempre seguindo o uname -r.)

agora neste mesmo diretório digite:
# cd /usr/src/linux
# make oldconfig
# make clean
# make
neste ponto vá descansar um pouco comer algo...tomar um café..etc..etc.. vai demorar dependendo do seu processador uma hora e meia.
Concluido essa parte volte ao diretório do driver e tente novamente a construção do modulo que normalmente é com o comando make.
Se tudo correr bem os modulos serão criados sem problemas. Posteriormente utiliza-se o comando # make install para instalar os drivers.
Olha tentei fazer o que vc me disse mais ainda num deu certo, será que tô fazendo alguma coisa errada, pois pus o cd do debian etch como vc me disse e entrei no terminal como root e digitei o comando "aptitude install kernel-kbuild-2.6.18-3-686" mais acontece o seguinte:
$ Lendo lista de pacotes... Pronto
$ Lendo lista de ... etc. etc e tal
e agora dá o erro:
$ Não foi possível encontrar nenhum pacote cujo nome ou descrição cassasse com "kernel-kbuild-2.6.18-3-686"
$ Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
$ 0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
$ É preciso obter 0B de arquivos. Depois do descompactamento, 0B serão usados.

Fiz em root e também dentro do /media/cdrom0, mesmo assim também num deu, nem com os outros headears etc.
tô quase chegando lá, me ajudem...

LINUX, PARA MIM É TUDO!!!
o pacote kernel-kbuild é o unico nesta relação que a versão é a mesma 2.6-3.
Quanto aos outros pacotes tente localiza-los se estão disponíveis com os comandos:
# aptitude update
# aptitude search linux-kernel-headers
# aptitude search kernel-headers-2.6.18-3-686
# aptitude search kernel-source-2.6.18

caso não apresente nenhum pacote correspondente em nenhuma das procuras então vc já estará entendendo porque disse que pena que trocou de versão, neste caso o seu cd de instalação não possue os pacotes e terá que baixar da net os mesmos. Mas tente aí primeiro...
Entrei na pagina da dist debian mas num tô conseguindo achar o pacote kernel-headears daminha versão testing etch kernel 2.6.18-3-686.
mas já tive progesso, pois achei o linux-kernel-headears-2.6.18-6 e instalou belezinha, tb num consegui o kernel-kbuild na testing, só na sarge e baixei assim mesmo e instalou num sei se vai funcionar, já o kernel-source na testing num achei, achei sarge mais num instalou falta dependências.
Agora tô baixando o 3º cd desta versão e ja´no 2º cd dei um apt-cdrom add, mas até agora num atualizou nada, são muitos os cds 22 no total, por isso vou baixando e dando apt-cdrom até conseguir atualizar os pacotes que eu preciso.
Se tiver outro jeito por favor me ajude.
creio que o kernel source vc pode baixar do site kernel.org, o kbuild acho que não tem problema sendo versão 2.6 já serve, agora o headers não sei se o sistema sentirá falta de um, bom depois entre no diretório :
/usr/src e veja se o nome do diretório kernel-headers está com a mesma numeração do seu kernel (uname -r) , se não estiver renomeie para que fique igual.
Amigo dmatrix, realmente vc tinha razão, pois abandonei o debian etch e voltei para o debian-br-cdd e, os comandos que vc passou, deu tudo belezinha, vi através do outro tópico deu na mosca, apenas no final ocorreu uns problemas, o comando mcedit /etc/modules, pra adicionar a linha, num foi encontrado, nem com aptitude no cd, mas consegui fazer da seguinte forma... eidtei e salvei o arquivo 'salvar como' em outro diretório e depois dei um mv para substituir o original, deu certo, mas quando dei o comando ifconfig, num apareceu ath0, só lo, então dei ifconfig ath0 up, mas deu o seguinte: FATAL: Module ath_pci not found.

Depois te explico como consegui dar start na placa, mas mesmo assim deu problemas...
Continuo.....
Vc é um dos melhores karas que eu vi que entende de Debian...
Além de tudo é atencioso... Sempre respondendo os tópicos.
Continue me ajudando.
Vlw
At+
profpardal Escreveu:Amigo dmatrix, realmente vc tinha razão, pois abandonei o debian etch e voltei para o debian-br-cdd e, os comandos que vc passou, deu tudo belezinha,
Não é que não daria certo para preparar o ambiente com o etch, é que kernel mais novos estamos sujeito a ter maior dificultade de encontrar os headers e source, muitas vezes só encontramos a imagem. Mas é possivel tb.

Citar:vi através do outro tópico deu na mosca, apenas no final ocorreu uns problemas, o comando mcedit /etc/modules, pra adicionar a linha, num foi encontrado, nem com aptitude no cd, mas consegui fazer da seguinte forma... eidtei e salvei o arquivo 'salvar como' em outro diretório e depois dei um mv para substituir o original,

O mcedit faz parte do pacote mc que normalmente não vem instalado por padrão, mas se vc possue o segundo cd do debian etch é muito provável que adicionando ele possa instalar esse pacote sem problemas, de qualquer forma espero que o jeito que utilizou para editar o arquivo não tenha alterado o formato, é que o Vi é muito cheio de comandos especiais porque senão seria o ideal para esse caso.

Citar:deu certo, mas quando dei o comando ifconfig, num apareceu ath0, só lo, então dei ifconfig ath0 up, mas deu o seguinte: FATAL: Module ath_pci not found.

Me parece que o comando make install não instalou o modulo corretamente ou o driver do dispositivo não foi adequado, todos casos antes de levantar a placa verifique se o modulo foi carregado com lsmod.

Citar:Depois te explico como consegui dar start na placa, mas mesmo assim deu problemas...
Continuo.....
ok estou aguardando...
Bem fiz o seguinte: abri o arquivo README que está no diretorio do driver RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0/Module/ e depois segui estas instruções:
criei um diretorio de nome Wireless e dentro dele outro RT61STA.
$ mkdir /etc/Wireless/RT61STA/
depois fui p/ odiretório do driver.
$ cd /home/adilson/Desktop/RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0/Module/
$ cp *.bin /etc/Wireless/RT61STA/
$ pc rt61sta.dat /etc/Wireless/RT61STA/
$ cd /etc/Wireless/RT61STA
isso peguei nu outro tópico:
Edite o arquivo /etc/Wireless/RT61STA/rt61sta.dat como sendo binário. Recomendo usar o vi mesmo:

$ cd /etc/Wireless/RT61STA
$ sudo vi -b rt61sta.dat
mas deu error: vi -b , esse -b num tem e aparece dentro do parentese (eRrSs...)
entõa o que fiz: dei $ mv rt61sta.dat rt61sta.bin
e deu certo.
depois voltando ao REDME fiz:
$ /sbin/insmod rt61.ko
$ /sbin/ifconfig ra0 inet 192.168.4.29 up
pronto a luz amarela da placa está piscando, mas a verde não
$ ifconfig ra0
aparece os dados da rede, mas num tem como configurar? minha net a radio tem que ter ESSID que é o nome da rede, e tem senha, foi me passada pelo dono, e DNS também sei, mas como configurar isso?
Também outro problema e que qdo desligo o pc a placa não ativa sozinha tem que dar os comando /sbin de novo.
Me ajudo pois,
LINUX PRA MIM É UM SEGREDO A SER DESVENDADO, ME FASCINA!!!
Ah!!! mesmo quando eu ligo o pc e dou o comando lsmod vejo que está carregado rt61 e 0 user, quer dizer ela carrega e sem uso, mas depois que dou /sbin/ifconfig ra0 inet 192.168.... up aí sim mostra no lsmod rt61 e 1 user, e a luz amarela da plcada fica piscando, só a verde que não e qdo vou abrir o mozilla diz pra verificar se o endeço está digitado corretamente.
At+
instale o pacote:
# aptitude install gnome-system-tools
veja tb se está instalado o pacote:
# aptitude install wireless-tools
depois digite num terminal:
$ network-admin
e configure a rede.
Fiz o que vc me pediu deu blz, porém qdo dei o network-admin abriu o janela de configuração de rede gnome, então lá fui em Wireless e achei ra0, ma só que só tem as configurações de nome da rede (ssid), IP, submasc, gatsway, e DNS, mas num tem a tal encrypter=WEP, Key= xxxxxxxx, channel= 1. Então o que acontece é que o pc está conectado só pra mandar pacotes e não recebe, pois a luz verde está apagada. Como Fazer? deve ter alguma coisa faltando, muito pouco por sinal.
Ah! Mesmo quando desligo e ligo novamente a maquina verifico que a placa esta carregada normalmente ifconfig, porem na hora da inicialização do pc qdo che a linha MTA ....... fica bem lento até aparecer IP.....
At+
use esse comandos para configurar sua rede:
# iwconfig ra0 mode managed
# iwconfig ra0 essid casa
# iwconfig ra0 channel 8
# iwconfig ra0 key restricted 123456789A
# ifconfig ra0 10.0.0.1 up

é possivel tb configurar numa linha de comando só:
# iwconfig ra0 essid "netfast" mode managed channel 11

depois vejo como inserir essas as opçoes no interfaces.
E ae blz, já vi que vc é um Mestre mesmo hein, mas pelo jeito tá meio difícil, espero que vc tenha um pouco de paciência comigo ok? Bem fiz os seguintes pasos que peguei em um outro forum, mas acho que era de outro tipo de placa ou dist, então fiz assim:
# iwlist ra0 scan
Cell 01 - Address: 00:6F:43:87:5A
ESSID: "3cinfo"
Mode: Managed
Channel: 1
Encrypter key: on
Bit Rate: 132 Mb/s

depois fiz isso:
# wiconfig ra0 AP 00:6F:43:87:5A
# wiconfig ra0 mode managed
# wiconfig ra0 channel 1
# wiconfig ra0 key s:2107100315 (exemplo)

depois fiz assim:
# iwconfig
ra0 RT61 Wireless ESSID: "3cinfo"
Mode: Managed Frquency: 2,412 GHz Access Point 00:02:6F:43:87:5A
Bit Rate: 11 Mb/s
RTS thr: off Fragment thr: off
Encryption key: 2107.1003.15
Link Quality=68/100 Signal level:-69 dBm Noise level:-103 dBm
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0

# route
Tabela de Roteamento IP Kernel
Destino Roteador Masc.Gen. Opções Métrica Ref UsoIface
192.168.4.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 ra0
default 192.168.4.29 0.0.0.0 UG 0 0 0 ra0

# cat /etc/resolv.conf
nameserver 201.10.120.2

# ping 192.168.4.254
From 192.168.4.29 icmp_seq1 Destination Host Unreachable

# ping 201.10.120.2
aconteceu a mesma coisa e naum navega apesar de ter aceso a luz verde então resolvi dar um:
# ifconfig
ra0 Encapsulamento de Link: Ethernet Endereço de HW 00:0E:2E:82:2A:1C
inet end: 192.168.4.29 Bcast: 192.168.4.255 Masc: 255.255.255.0
endereço inet6: Fe80::20e:2eff:fe82:2a1c/64 Escopo: Link
UP BROADCASTRUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
Rx packets:15770 errors:0 droped:0 overruns:0 frame:0
Tx pachets:5842 errors:0 droped:0 overruns:0 carrier:0
colisões:144 txqueuelen:1000
Rx bytes:1152305 (1.0 MiB) Tx bytes:74795 (73.0 KiB)
Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

ah! Também percebi que quando reinicio o pc tuda essa configuração iwconfig que eu fiz fica zerada, tendo que fazer tudo de novo, pois só a placa carrega mas tenho que colocar a senha e canal para ter a conexão do com a rede (luz verde) de novo.
Cara!!! estamos quase lá, e espero ainda contar com sua ajudar, pois vc é Fera no linux, ok?
At+
tá certo que tá postando um monte de configuração ficticia, mas há um incoerência no que postou, tipo o endereço ip e o mesmo do gateway, isso não funciona, ou vc errou ao digitar. Esse ping que deu para o 254 seria o quê ?
Como lhe disse essa configuração deve ficar registrada uma parte no /etc/network/interfaces não sei se é possível colocar toda ela (wep nunca precisei usar) mas acredito que seja possível inserir boa parte delas. Já vi que está querendo acessar a net logo, então faça o seguinte tente instalar esse utilitário gráfico para configurar a rede wireless, o wifi-radar, ainda não identifiquei onde ele registra as configurações, baixe ele e instale creio que via aptitude não tem:
# aptitude install wifi-radar
o site deste programa é esse: http://wifi-radar.systemimager.org/
poderá baixar o pacote e tentar instalar : http://packages.debian.org/cgi-bin/down ... &type=main
Para instalar pacotes .deb utilize o comando:
# dpkg -i <pacote>
Páginas: 1 2 3
URL de Referência