Fórum Debian

Versão Completa: boot pelo XP
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
e ai gelera, blza.

- Seguinte estou com notebook (ACER Aspire 3100), sem drive disquete e quero:

- Instalar XP, Instalar Debian, Outra distro Linux

- Contudo quero que o XP gerencie o boot

- Motivo: caso tenha que reisntalar o XP ele vai matar a MBR, ai perco acesso pros linux, ai da trabalho ter que entrar com disco e gravar de novo na MBR.

- E possivel usar o boot.ini pra gerenciar iss no Debian, eu vi um amigo fazendo isso com Kurumin, (LILO), mas com Debian (GRUB) nao consegui de jeito nenhum.

Alguem tem alguma ideia ?
minha sugestão pode não ajudar mto MaS é simples, é mto simples

não reinstale o XP.
Eu concordo com o kayo, mas como não foi isso que vc pediu, eu fiz uma busca e achei isso:

http://www.guiadohardware.net/dicas/usa ... linux.html

Parece meio treta mas como nunca testei não posso garantir, mas se isso funcionar e for esse o geito mesmo acho que seria melhor vc usar o grub mesmo e ntes de formatar o windows (o que não deve ser muito raro) vc faz um disquete de boot e pronto, vai ser mais rapido e facil eu acho, pois quando vc re-instalar o windows ele deve perder as configurações do mesmo jeito.

Mas ai, se der certo posta ai o resultado.
Amigo, nem li a resposta do ljulio acima... se estiver chovendo no molhado desculpa...

mas tem como fazer sim... eu já fiz...
no meu caso, o Windows estava no disco hda e o linux no disco hdb... entao no boot do hda eu editei o boot.ini e inclui uma referencia para o hdb... lá eu deixei o grub na MBR e ele dava o start no linux...

se for ter os dois na mesma HD eu acho que não dá pra fazer não...

mas eu concordo com o ljulio, é muito mais facil deixar o grub mesmo gerenciar.... após reinstalar o WinXP, basta dar boot em um liveCD, entrar e reinstalar o grub... isso nao leva nem cinco minutos...
Pode serguir os passos do artigo acima que funciona sem problemas pois já usei o boot do windows a muito tempo e não tive problema nenhum em partir tanto o LINUX como o rwindows !
URL de Referência