Fórum Debian

Versão Completa: dual boot XP e Ubuntu
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Galera, eu to precisando de ajuda, eu tenho o xp professional no pc, mas decidi instalar o linux pra fazer melhor uns trabalhos da facul, instalei o ubuntu 10.4 com o wubi, dai quando ele pediu para fazer a atualizaçao baixou juntu uma atualizaçao do grub, e a partir dai o meu pc nao entrava mais nem no windows nem no ubuntu( do wubi). Dai eu peguei o cd do meu amigo e instalei o Ubuntu, sem o wubi, separado do windows.
Agora esse ubuntu q eu instalei por ultimo entra normalmente, e eu consigo acessar tds os arquivos do pc por ele, mas o windows ainda nao entra, sendo q o ubuntu q eu instalei com o wubi no windows ta entrando.... =/
Como q eu faço pra recuperar o windows? o grub nao consegue dar boot nele??? ele meio q entra, pergunta se eu quero entrar normalmente, usando a ultima configuraçao valida ou no modo de segurança, mas nao importa qual eu escolho, ele reinicia....
e como estão as partições? é possivel que esta ultima instalação tenha sido encima do windows
Sempre que você for atualizar ou mexer em alguma coisa relacionada ao grub, é bom fazer um backup do arquivo menu.lst

Código:
# cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst.bk

Se sua última instalação não tiver alterado as partições pré-existentes (redimensionando, formatando ou instalando por cima), então você consegue resolver tudo simplesmente editando o menu.lst citado acima. Siga um tutorial do grub, como por exemplo, esse que foi feito pelo próprio Morimoto:

http://www.guiadohardware.net/dicas/con ... -grub.html

Se você ficar com alguma dúvida depois de ler o artigo, posta aí. Abraços
Bom, quanto as partiçoes, o meu pc tem 4, quando tava instalando o Ubuntu com o CD ele aparece tipo uma telinha pra separar o espaço q eu quero dar pro linux(ou algo do tipo), tirando isso, se teve alguma outra separaçao entre o windows e o linux foi automatica =/
E quanto ao menu.lst, eu nao achei o arquivo só o arquivo grub.cfg q na internet eu li q nao tem esse menu.lst pro ubuntu 10.4 só o grub.cfg mesmo... mas nesse arquivo ta dizendo "DO NOT EDIT THIS FILE" Confuso
o grub consegue, digamos, reconhecer o windows xp, só nao entra... sera q ja era?? Oo'
valeu pela ajuda
abraços
Ah sim, eu havia entendido que você estava utilizando debian. Essas recomendações que te passei funcionam no debian com o grub que vem instalado por default. Eu fico com receio de te passar alguma instrução para você fazer, pois não uso ubuntu e, embora ele provenha do debian, provavelmente tem suas particularidades. Talvez você consiga uma ajuda mais rápida e mais específica postando na parte do fórum reservada para o ubuntu, ou em fóruns do próprio ubuntu, pois mais usuários dele irão ler seu tópico.
Eu tenhu bastante certeza q a merda foi com a atualizaçao pelo ubuntu com o wubi, essa mexeu com o grub... ninguem sabe o q pode ter acontecido q n me deixa inicializar o XP??
".
O jeito seria tentar reconfigurar o grub para que ele reconhecça os dois sistemas, porém também é necessário se certificar que ele não sobreescreveu a instalação do windows...
E como eu faço isso??
Pra ver se a partição do windows ainda está íntegra, simplesmente monte ela e verifique como estão os arquivos. Com relação ao boot, você está usando o grub2, certo? Aquele grub gráfico, com as figuras que se mexem no início etc. Você terá que editar os arquivos de configuração dele e especificar o local de boot para o winXP. Aqui tem um tutorial muito bom sobre como configurar o grub2:

https://wiki.ubuntu.com/Grub2

Qualquer coisa, posta suas dúvidas aí que tento dar uma ajuda.
URL de Referência