Fórum Debian

Versão Completa: Problemas no servidor. Vamos discutir.
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2
O Fórum Debian desde sua criação já foi parar no Favoritos de muitas pessoas, porém como vocês devem ter notado ele está tendo problemas técnicos ficando fora do ar diversas vezes. Acho que já passou da hora de discutirmos o que podemos fazer em relação a isso.

1º Passo - Entendendo o motivo pelo qual o Fórum está caindo

O principal motivo de queda do fórum é falta de energia. Atualmente não se tem um gerador ou algo que mantenha ele funcionando.

2º Passo - O que fazer?

O Fórum Debian é sustentado pelo meu próprio bolso Lingua e no momento meu bolso não aguenta pagar uma hospedagem ao nível do fórum e muito menos um servidor dedicado (que sairia em torno de R$ 300.00 por mês).

Precisamos então discutir alguma forma de contornar essa situação, espero a opinião de todos e que cheguemos a uma solução.
Andei vendo uns servidores razoáveis, fora do país. A relação custo-benefício costuma ser bem maior do que hospedagem aqui (que, no fim das contas, na maioria das vezes é revenda de hospedagem fora, quase o dobro do preço). Tem coisa de 5 dólares/mês, pagando um ano adiantado.
Além disso, acho que deveríamos arrumar algum jeito de ajudar a financiar o serviço de hospedagem. Não sei exatamente como fazer... mas eu ficaria feliz em poder ajudar. Tava pensando nisso ontem mesmo. Vamos ver o que o pessoal acha. Quando eu estiver em casa, te passo a lista de servidores, posso até entrar no irc para discutirmos requisitos.
Manifestem-se!
Concordo com o conall, acho que poderiamos ajudar a contribuir financeiramente com o forum eu tambem ficaria feliz em ajudar, inclusive já conversei sobre isso no canal com o Fernando, acho que devemos talvez priorizar algumas coisa na hora de ver o host, talvez não devessemos ter tantos serviços, nao estou dizendo para cortar isso ou aquilo só acho que deve ser feito uma analise dos serviços que realmente dão publico e os que estão com pouca frequencia cortarmos eles e quem sabe no futuro voltar com eles conforme a demanda.
Podem contar comigo, no que eu puder eu estarei ajudando.
boa noite.

esse forum cresceu incrivelmente num curto periodo de tempo. muitas pessoas usam-no diariamente, eu sou um exemplo Alegre, como já foi dito os usuarios poderiam ajudar financeiramente, mas axo que a saida é buscar saida em outros lugares, como publicidade, já que o forum tem uma média de visitação muito boa.

Esse forum nao pode parar!!!
Concordo com eliasdiniz. Liberar publicidade no fórum é uma saída muito boa. Conforme o fórum crescer, mais interesse anunciantes terão, principalmente os da área de tecnologia.

Abraço,
Adriano
ljulio,

Acho que o que precisariamos, se optarmos por transferir para outro lugar, seria um servidor dedicado pois, por exemplo, dois novos serviços do fórum (que vão ser lançados) irão utilizar a shell para gerar o contéudo. Em uma empresa de hospedagem não conseguiriamos fazer isso, já em um servidor dedicado sim.

eliasdiniz e apscherbach,

Antigamente o Fórum exibia anúncios do Adsense. Nos 3 meses que exibimos ele gerou apenas U$10,00. O que não daria para pagar praticamente nada. Então não sei se publicidade poderia ser uma saída.

Ontem a noite estava pensando, o que seria preciso para que hoje o fórum ficasse estável sem ter que transferir ele de lugar. Percebi que a única coisa que realmente atrapalha é a questão da queda de energia (que pode ser resolvida com no-break?) pois atualmente o link é bastante estável (não tive problema ainda) e a partir da semana que vem (espero) todos os serviços estarão trabalhando em redundância (apesar de não ter tido problema com isso, é sempre bom prevenir).

Então por que não utilizar o paypal (ou serviço parecido) para recolher doações e resolvermos esse problema comprando no-break, já que seria a solução mais barata (pelo menos até agora). Hoje temos 685 usuários, se 500 desses usuários doarem R$ 3,00, teriamos uma quantia de R$ 1.500,00.

Bom o que acham?
Acho a idéia fantástica. Boa mesmo, alias, BBB heheheh. Entretanto continuo acreditando que a publicidade poderia gerar uma renda contínua, garantindo assim o crescimento do site sem que seja necessário apoio financeiro dos usuários de tempos em tempos, pois essa receita será incerta, sempre.

Eu vou procurar, se essa idéia for aceita pelo moderador/administrador, sites/empresas que tenham interesse em anunciar aqui. A exemplo do vivaolinux, que exibe uma propaganda a cada hora e ainda tem patrocinadores. O patrocínio para o site seria ideal, sendo ele de uma distribuição tão antiga e famosa quanto o Debian, acredito que podemos conseguir apoio de empresas da área da tecnologia que têm interesse em divulgar seu nome junto com o do debian.

Plageando o filme de terror, suspense, sei lá:
"A HORA DO SPAM TO"

Proponho também que outros usuários sejam incentivados a fazer o mesmo. A cara do fórum precisaria mudar um pouco, talvez dois ou três espaços para propaganda fossem suficientes, mais a opção de mostrar um "banner" gigante na tela a cada hora, sempre na primeira utilização do usuário.

Abraço,
Adriano
Ai fernando concordo com vc, se diz que o maior problema é a falta de energia então um no-break resolveria, mas acho melhor se possivel depositar em conta se vc tiver, ai fica a criterio da pessoa se paypal ou deposito, outra coisa não acredito que todo mundo vá contribuir, e vou dar uma ideia se for absurda me desculpem, que tal fazer umas camisetas do forum pra vender??
ljulio, acho legal a ídeia da camisa... Acho que já é uma maneira do fórum arrecadar mais dinheiro.

Levando em conta que dos quase 700 usuários, apenas 10% irão doar acho que devia ter sim um Paypal ou a conta para os interessados ajudarem.
Bom, desculpem o atraso para responder esse tópico, andei um pouco ocupado ultimamente.

Já comecei a fazer uma pequena "loja" para o Fórum Debian (deixando mais organizado) e também as camisetas já devem ficar prontas.

Em breve também colocarei um ícone do paypal e o número de uma conta que pretendo fazer especialmente para o Fórum Debian (assim não vou misturar finanças pessoais com o dinheiro do Fórum).

A respeito da publicidade, tentarei manter o Fórum sem anúncios por enquanto para vermos se o retorno com camisetas e doações vai dar certo.
Veja: dreamhost.com

Muito bom e ao mesmo tempo muito mais barato do que o resto.
Da para o fórum auto se manter até com pequenas doa¢ões dos users.

Outra é colocar um google ads. Mesmo sendo muito pouco o retorno. É um retorno. E não come "espa¢o" no fórum.
umgeher,

Já foi falado anteriormente sobre hospedagem mas existe o problema de que alguns serviços do Fórum precisam de acesso a shell, o que geralmente essas empresas não oferecem (a não ser em planos de servidores dedicados).
Então... A Dream Host oferece. Se não, não falava.
Tá certo, não tinha visto a opção de acesso completo a shell unix. O problema é, teremos renda suficiente para manter isso mensalmente?

Nos primeiros meses tenho quase certeza, mas com o passar do tempo pode ser que "percamos o fôlego".
acredito que nao ficaria viavel a mudança do forum para o exterior, poderia ficar pelo fato de que o link é mto bom, mas hosteado no Brasil é mto rápido.
Páginas: 1 2
URL de Referência