Fórum Debian

Versão Completa: Tem como instalar GRUB sem o Debian instalado?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá.
O notebook da minha mãe deu problema na inicialização do sistema operacional dela (windows 7) e eu estava pensando em tentar resolver isso instalando o GRUB. Geralmente o GRUB recupera a inicialização de tudo.

Porém, o notebook dela não tem Debian instalado. Só windows.
Dá pra eu instalar o GRUB pelo CD do Debian mesmo assim? Como?
Cara não seria mais fácil rodar um comando de recuperação de boot do próprio Windows ?

Dê o boot pelo DVD do Windows 7 e entre na opção Reparar Computador:

Abra o Prompt de Comando e digite os comandos:
Citar:bootrec.exe /fixboot
e em seguida
Citar:bootrec.exe /fixmbr
Obrigado pelo retorno. Eu estou atrás dessa solução "mais difícil" porque tentei a mais fácil e não funcionou. Só não postei isso aqui. Para te esclarecer, vou postar aqui o que eu pus em outro forum (que não é de linux obviamente).

Citar:Olá.
O notebook da minha mãe amanheceu mostrando a mensagem: Missing Operating System., após ser ligado. É um windows 7 ultimate.

Após vasculhar alternativas fiz o seguinte:
1) Iniciei pelo CD, recuperação, e mandei ele tentar reparar a inicialização. Sem sucesso.
2) Segui as instruções aqui do Forum pro mesmo problema iniciando pelo CD, recuperação, prompt, e digitando os comandos:
- bootrec.exe /fixmbr
- bootrec.exe /fixboot
- bootrec.exe /rebuildbcd

Como resposta para a segunda alternativa tive:
- instalações do windows examinadas com sucesso
- total de instalações identificadas do windows: 1
- [1] E:\windows
- Adicionar instalação à lista de inicialização? Escolhi resposta: TODAS
- O aarquivo ou pasta está corrompido ou ilegível

Então, como podem ver esta opção também falhou.
3) No prompt: bootsect /nt60 ALL /force /mbr e dê Enter. O programa bootsect.exe forçará (/force) uma sobrescrita do MBR (/mbr) de todas as partições (ALL) com um código compatível com o Windows 7 (/nt60).

Esta opção também não funcionou.
Acredito que o grub faz uso de arquivos de configuração contidos na pasta /boot, apesar de estar parcialmente instalado na mbr também. Se eu estiver certo, então não seria possível instalar o grub sem que exista uma distribuição linux para armazenar a pasta /boot.

Há diversos procedimentos para recuperação do boot loader pelo linux, mas eles funcionam para o linux. Pra reconstruir o boot do windows em um computador que só tem windows instalado, acredito que você terá que usar ferramentas do próprio windows. No entanto, se as ferramentas da microsfot não prestam, acho que você vai ter que fazer o procedimento mais rotineiro de todo usuário de windows... vai ter que formatar! hehehh
Pessoal do forum linuxquestion me passaram várias soluções para instalar o grub sem linux. Existe o grub2dos, super grub disk, etc. Estou vendo se consigo aprender como usar estas soluções.

Se não der certo, eles sugeriram criar uma partição mínima, porém, para isso eu precisaria redimensionar minhas partições para criar este espaço, porém, eu não sei fazer isso que não seja em modo gráfico com alguma ferramenta gráfica que faz tudo pra mim.

Se quiser ler as sugestões o link é: http://www.linuxquestions.org/questions/...86055-new/
O pessoal do linuxquestion na verdade confirmou que não é possível instalar o grub sem um diretório /boot para armazenar os arquivos de configuração. Se você for redimensionar o windows para criar uma partição mínima, você corre sérios riscos de corromper o sistema, dado que o filesystem do windows é NTFS e fragmenta consideravelmente seus arquivos (ao contrário do ext4 no linux).

E a solução que apontaram pra você com o grub4dos não é viável, pois ela necessita de uma partição windows funcionado pra você fazer a instalação e a configuração do programa.

---

EDIT: cara, agora que me ocorreu!! Não adianta nada você instalar o grub para dar boot no windows se o windows, por si só, não está sendo capaz de se inicializar. Digo isso porque durante o processo de inicialização o grub apenas faz uma chamada para que determinado OS inicialize. O grub não é responsável por de fato inicializar o OS. Isso significa que se o windows está quebrado e não consegue se inicializar, o grub apenas fará a chamada para um OS quebrado, o qual também não conseguirá se inicializar. Vai acontecer assim, o computador vai ligar e vai chamar o grub - até aqui tudo ok. Daí o grub vai chamar o windows mas, como ele não está sendo capaz de carregar o próprio sistema, você vai receber o erro novamente. Tanto faz a presença do grub ou não nesse processo, ele será apenas um intermediário desnecessário, percebe?

Minha recomendação, novamente, é que você tente usar ferramentas da microsoft pra reparar o boot do seu windows, pois ele está danificado e as ferramentas do linux não serão capazes de consertar seu windows. Se nada prestar (como é de se esperar), então grave um LiveCD (pode ser qualquer um) e faça backup de tudo que for importante. Em seguida, aceite seu destino inevitável como usuário de windows e formate o HD. Será a primeira vez de muitas, então é melhor ir se acostumando hehehh... abraços!
Infelizamente também não vejo solução, se o console de recupereção não funcionar somente reinstalando ou:

Código:
C:\Users\user>format C:
Citar:Minha recomendação, novamente, é que você tente usar ferramentas da microsoft pra reparar o boot do seu windows
Então amigo, como eu citei lá em cima, não sei se leu, eu fiz diversos procedimentos de reparo com as ferramentas do windows. Como citei lá em cima, nenhuma funcionou.

Quanto ao GRUB, as vezes o que está com problema e não consegue ser arrumado pelo windows é justamente a chamada do S.O. Instalar o GRUB poderia concertar o note se este fosse o problema.

De todo jeito, eu redimensionei uma partição de dados, após fazer o backup, instalei o Debian no espaço livre, porém, o windows não foi nem citado na tela de seleção de sistema operacional. Não sei se isso aconteceu porque as ferramentas de manutenção do CD do windows zuaram de mais a MBR, mas enfim, o GRUB também não resolveu. Aí eu tive de proceder com o backup, instalar tudo de novo, etc.

De todo jeito agradeço a ajuda. Valeu!
(15/06/2011 13:10)doraimom Escreveu: [ -> ]Então amigo, como eu citei lá em cima, não sei se leu, eu fiz diversos procedimentos de reparo com as ferramentas do windows. Como citei lá em cima, nenhuma funcionou.

Então, eu li sim, mas achei que você não tinha esgotado todas as ferramentas possíveis para reparação do boot e imaginei que você continuaria tentando com outras disponíveis. Desculpe se pareceu que eu não li sua resposta.

(15/06/2011 13:10)doraimom Escreveu: [ -> ]Quanto ao GRUB, as vezes o que está com problema e não consegue ser arrumado pelo windows é justamente a chamada do S.O. Instalar o GRUB poderia concertar o note se este fosse o problema.

Se a chamada ao SO estivesse defeituosa, não haveria qualquer mensagem de erro do windows. Se há mensagem de erro do windows, isso significa que o windows está sendo chamado sim. Se não estivesse, apareceria uma tela preta sem nada escrito ou, dependendo da placa-mãe, uma mensagem reclamando que nenhum OS foi encontrado. Mas no seu caso, colocar o grub pra chamar um SO defeituoso só iria adiar em alguns segundos a mensagem de erro que estava aparecendo.

(15/06/2011 13:10)doraimom Escreveu: [ -> ]De todo jeito, eu redimensionei uma partição de dados, após fazer o backup, instalei o Debian no espaço livre, porém, o windows não foi nem citado na tela de seleção de sistema operacional. Não sei se isso aconteceu porque as ferramentas de manutenção do CD do windows zuaram de mais a MBR, mas enfim, o GRUB também não resolveu.

Se o Debian estava instalado, você poderia ter feito dois procedimentos pro grub reconhecer o windows. O primeiro é automático, bastaria um único comando:

Código:
# update-grub

Se não funcionasse, você poderia tentar manualmente especificar a partição em que se encontrava o windows.

(15/06/2011 13:10)doraimom Escreveu: [ -> ]Aí eu tive de proceder com o backup, instalar tudo de novo, etc.

De todo jeito agradeço a ajuda. Valeu!

De nada! Sempre que precisar, passa aí! Abraços
URL de Referência