Fórum Debian

Versão Completa: Link simbolico para o xine (resolvido)
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
E ai galera. estou tentando criar um link simbolico para o xine para abri-lo usando uma configuração personalizada. Por exemplo: abrir no canto direito da tela com a largura X e altura Y, alem de ser sem bordas.
O comando eu já consegui criar:
#!/bin/bash
xine -B -g 550x450+1368+0

Criei o link simbolico para /usr/bin/xinec com as devidas permissões de execução. E ao executar o comando xinec arquivo.avi o xine abre nas configurações q desejei, mas parece que o arquivo não roda, pois o som não toca e nem o video aparece.

Alguma sugestão de como criar esse link simbolico?
Abraço.
Você podia ter criado um alias, pra não ficar mexendo nos binários do sistema:

http://en.wikipedia.org/wiki/Alias_%28command%29

E além de tudo, o alias aproveitaria automaticamente os parâmetros de entrada adicionais, como por exemplo, outras opções e/ou o endereço do arquivo a ser aberto.

Com relação ao seu script, talvez o que esteja acontecendo seja o seguinte. Você executa o comando especificando o arquivo a ser aberto, como por exemplo, digitando "xinec arquivo" no terminal, certo? Até aí ok. Mas repare que o seu script não faz uso desse parâmetro de entrada. Para qualquer parâmetro que você execute o script, ele sempre emitirá a mesma saída: "xine -B -g 550x450+1368+0". Se você está atualmente abrindo o xine pelo terminal com o comando "xinec arquivo", então provavelmente basta acrescentar a variável que guarda o primeiro parâmetro de entrada na execução do script:

Código:
#!/bin/bash
xine -B -g 550x450+1368+0 $1
Perfeito, renatov. Até que eu tinha tentado colocar essa "variavel", mas fiz besteira, pois tinha colocado $0, então removi. Fiz a alteração e já testei. Deu tudo certo. Vou investir um pouco na criação de aliases, que pelo visto para esse meu problema é muito mais simples de criar.
Abraço. Vlw, parceiro.
Opa, legal que deu certo! Não esqueça de colocar um [RESOLVIDO] no título do tópico alterando seu primeiro post.

Então, a variável $0 pega o ponto de partida do comando de execução script. No seu caso estava retornado "xinec" e por isso não deu certo. Uma coisa bacana de se fazer quando você ficar em dúvida ao programar algum script é usar "echo" nas variáveis pra fazer debug.

Só um último comentário, uma saída alternativa usando alias seria simplesmente executar esse comando (uma única vez):

Código:
$ echo 'alias xinec=xine -B -g 550x450+1368+0' >> ~/.bashrc

Abraços!
URL de Referência