Fórum Debian

Versão Completa: Opções de boot - arquivo /boot/grub/menu.lst [Resolvido]
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Outro dia compilei uma versão nova do Debian e, a parti deste dia, a opção primária de boot é a mais antiga, o que me atrapalha (pois nesta está sem algumas coisas configuradas no sistema), e quero excluir esta opção e remanejar o boot.

Tentie achar algo na internet mas todos falam sobre o arquivo /boot/grub/menu.lst , um arquivo que não existe e, se a resolução do problema passar por este arquivo, queria algum exemplo dele para eu entender como mudo isto.
O menu.lst é o arquivo de configuração do grub legacy, que foi utilizado até o Debian Lenny. A partir do Debian Squeeze está sendo utilizado o grub2, seu sucessor. Nele não existe mais o menu.lst, as configurações devem ser feitas em /etc/default/grub e em arquivos de /etc/grub.d

Há duas maneiras de se fazer isso, uma em modo texto e outra em modo gráfico. Em modo gráfico, instale o startupmanager e não são necessárias maiores instruções, tudo será intuitivo. Em modo texto, você precisa alterar o arquivo /etc/default/grub:

Código:
GRUB_DEFAULT=X

Substitua o X pela posição no menu, levando em consideração que a primeira posição é 0, a segunda é 1, a terceria é 2 e assim por diante. Se quiser, dá pra você configurar uma outra coisa interessante também. Em vez de colocar um número, você pode colocar o parâmetro "saved" junto com o parâmetro "true" em GRUB_SAVEDEFAULT. Ficaria assim:

Código:
GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_SAVEDEFAULT=true

Isso faz com que a opção padrão seja sempre a última escolhida. Se optar pela solução em modo texto, não esqueça de rodar esse comando após as alterações, para elas fazerem efeito:

Código:
# update-grub
Eu queria 'ajeitar' o boot, pra quando alguém que não for eu ligar o pc ele liga de boa, porque a opção atual certa é a terceira, ao invés da primeira. Só pra vocês entenderem, olha quais são as opções de boot:

1 - "GNU/Linux, with Linux 2.6.32-bpo.5-686"
2 - "GNU/Linux, with Linux 2.6.32-bpo.5-686 (recovery mode)"
3 - "GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686"
4 - "GNU/Linux, with Linux 2.6.32-5-686 (recovery mode)"

E quero apagar as opções 1 e 2 (não preciso delas) e deixar a '3' em primeiro lugar.
faz como renatov falou acima para apagar as 2 primeiras opções vai no arquivo /boot/grub/grub.cfg procura por elas e apaga. e o resto vais exatamente como esta acima
Olá. Pode também usar o synaptic e procura na busca por 2.6.32-bpo das opções que vai aparecer veja qual está instalada e é só desinstalar. reinicie e já deverá estar tudo normalizado.
Dúvida resolvida, se quiserem fecha o tópico, sintam-se à vontade.
Olá mais uma vez. Só você pode dar o tópico como "Resolvido" editando sua primeira postagem adicionando no título do tópico o famoso [Resolvido]Piscada
O que acontece se eu retirar o "quiet" e colocar rw init=/bin/bash.
A minha intenção é corrigir o boot na inicialização do PC. Eu fiz a instalação do debian e depois disso não consegui visualizar os outros S.O no boot.
Como esta:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet"
Como ficará:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= rw init=/bin/bash

Ate mais e obrigado pessoal
Se você fizer essa alteração, o sistema não será inicialiazado e, em vez disso, será aberto um terminal bash. Nesse terminal você poderá fazer todo tipo de procedimento administrativo, contanto que saiba o que está fazendo. Por exemplo, você poderia montar a partição do Debian e, com um chroot, trocar a senha do root.

Se sua intenção é reparar o grub2 para que ele veja os outros OS, esse não é o procedimento mais adequado. Há várias soluções, procure por "recuperação do grub", mas a mais automática e fácil e utilizar o cd do Super Grub2 Disk ou do Rescatux:

http://www.supergrubdisk.org/rescatux/

edit: só um comentário para quem estiver passando pela mesma coisa, o usuário marcou ontem o tópico como resolvido, então provavelmente o cd do Super Grub2 Disk ou do Rescatux solucionou o problema.
URL de Referência