Fórum Debian

Versão Completa: GNU/LInux Debian + Compiz + Mac OS X
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Ola galera do forum debian e com grande prazer que venho por meio deste relato informar que eu fiz a proesa de conseguir emular o Mac OS X 10.4 em cima de um VMware Player 3.1 free como o compiz em fullscreen, com rede e teclado ABNT2 português e tudo mais usando o Debian Lenny.

Vamos a minha historia.

Sou tecnico em redes de uma empresa em itatiba e um belo dia um cliente me ligou querendo tirar duvidas sobre umas configurações de uma switch 3com para fazer load balance, o cliente não estava conseguindo e me pediu para eu acessar remotamente a maquina dele, ate ai nada de novo, contava que eu iria acessar um Windows na vida, e qual a minha surpresa, era um Mac OSX. Fiquei surpreso e fiz o que tinha que fazer, resolvi o problema do cliente.
Mas fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi saber mais, pois não é muito comum as pessoas usarem Mac OS, e perguntei se era só aquele micro ou se tinha mais. O cliente me falou que toda a empresa só usava Mac OS, com o servidores e tudo mais. Fiquei mais admirado ainda quando ele me falou que apenas os servidores eram originais, mas todas as outras maquinas eram PC comuns usando processadores Intel.

O cliente me passou uns links do projeto e fiz aquela pergunta que toda mundo faz.

http://orgulhogeek.net/2009/04/09/tutori...em-vmware/

http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Vmware

"Roda em Linux" usando um o VMware?

Ele me falou que não sabia e nunca tinha ouvido falar de alguém que consegui-se.

Na época eu fiz varias tentativas tanto com o Linux BigLinux 4.2 como o próprio XP. E não obtive sucesso. Mas ai minha placa mãe queimou e tive que trocar. Minha placa de som na minha placa mãe nova não funcionou no Big, decidi trocar de linux e fazer uns teste com o Debian Squeeze, funcionou bem durante um tempo, mas não completamente pois faltava minha placa de video uma ATI RADEON X300 que nunca funcionou como deveria. Mas levei em banho maria trabalhando em casa e fazendo minhas coisas na faculdade.

Eu usava... mais nunca estava feliz pois me faltava o cubo do compiz, sei lá eu não estava completo. Pois não podia mais ficar mostrando o Linux para os meus amigos sem o cubo.
(Ja fiz muitas pessoas usarem o Linux só por causa do compiz Sorrisão). Eu iria tirar ferias tanto da faculdade como do trabalho e estava decidido que eu iria colocar o Debian Lenny na minha casa, já que no meu trabalho só uso o Debian Lenny, porque teria de ser diferente em casa?

Primeiro dia de ferias só dormi e descansei Anjo. Segundo dia comecei a brincadeira instalei normalmente tudo o que queria, lembra a minha placa de vídeo, funcionou uma maravinha Sorrisão, Mais ai... como não podia deixar de ter um problema a infeliz da placa de som on-bord não funcionava nem com reza brava Nervoso. Tentei o Debian BrDesktop e nada da placa de som funcionar, acabei ficando no Debian Lenny mesmo. Usando o CD do Boot Hiren 11 que vem com um live CD do slackware (Vulgo "Mini Linux") funcionava perfeitamente ou seja era problema de configuração mesmo. Depois de 3 dias em cima e quase ficando louco Nervoso, resolvi desencanar e comprei uma placa de som off-bord da Leadership que resolveu meu problema de som na hora. Fiquei muito feliz pois tinha resolvido o problema e estava com o meu compiz funcionado.
Configurei tudo o que queria a resolvi instalar minha VMware do Server2003. Pois o uso como desktop do windows e para aprender mais sobre servidores windows.

Começaram novos problemas. Instalei a ultima versão do VMplayer e ficou muito muito lento e travou minha vmware, não tive duvida voltei para a mesma versão que uso na empresa e melhorou a performance mais ainda continua travando a vmware, comecei a analisar o Linux e notei que o nfts-3g só ficava em 100%, e pensei porque estou tendo problemas de performance se no meu trabalho eu não tenho! E a resposta veio... E porque no meu trabalho todas as vmware são nativas não estou usando nenhum hd separado para fazer isto. Solução encontrada: Formatar o HD que tenho as VMwares e trocar de ntfs para ext3 e habilitar no fstab para montar automatico. E funcionou perfeito.

Ficou tão bom que me lembrei de tentar fazer funcionar Mac OS no Debian. E foi o que fiz na primeira vez que testei funcionou, mais ficou dando muitos erros e ficou instavel. Pois fiz tudo exatamente com o tutorial da internet que peguei. Como abriu e deu para mexer um pouco.
Fiz uma grande descoberta para mim. O tal Mac OS X que do mundo fala e nativo do BSD. Foi ai que me senti em casa, pois como ja conhecia Linux e a maioria de comando de terminal fiquei em casa.
Reinstalei o Mac OS X para usar em vez do MSDOS usar o FreeBSD na sua configuração base da VMware e esta funcionando Show na minha maquina.

Fui dar uma olhada do youtube para ver se tinha muita gente que fez rodar o Mac OS. E qual foi minha surpresa não tinha nenhum brasileiro, so gringo que consegui a proesa (EU DISSE... TINHA... POIS AGORA TEM E RODANDO EM CIMA DO DEBIAN) a maioria mostra rodando em cima do Windows 7 ou XP.

OBS: as pessoas que conseguem, usam a versão paga do VMware Workstation 6.5 no Windows e algums gringos no Ubuntu, eu consegui na versão free VMware VMplayer 3.1 usando Debian.

Quem quiser ver o vídeo e só acessar :

http://www.youtube.com/watch?v=arASRdWPnf4

Atenciosamente
VenomLinux
Que bacana, cara! Emular Mac ou até instalar ele em um PC costuma ter problemas, é difícil acertar os kexts... é uma pena que o wiki daqui do fórum está com problema de login, senão você poderia colocar um tutorial por lá.

Legal você ter compartilhado com a gente Sorrisão
URL de Referência