Fórum Debian

Versão Completa: Operações durante o boot
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Preciso efetuar as operações abaixo durante o boot mas não estou conseguindo. Gostaria da ajuda dos amigos:

*desabilitar verbose de boot/reboot/shutdown
*habilitar o comando halt para o usuário X (sem tornar o usuario em *administrador)
Você vai usar display manager? Se sim, pode configurar o auto-login nele mesmo. Caso não, poderá fazer um login automático em tty usando o mingetty:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Login-...ay-manager

Para habilitar o comando halt para algum usuário, você pode adicionar o usuário no grupo powerdev e acrescentar uma entrada no arquivo sudoers especificando que o grupo poderá usar esse comando.
Desculpa não informa com detalhes o que preciso, falha minha. Não tenho grandes conhecimentos em ambiente Linux, estou melhorando isso.

Estou utilizando um Debian squeeze (6.0) somente modo texto. Gostaria de fazer todo o processo sem ter que instalar nada.

Consegui resolver está questão (*habilitar o login automático durante o boot para o usuario X)
Instruções desta etapa:
Primeiramente, é necessário instalarmos o mingetty. Procure-o no repositório de pacotes de sua distribuição. Em sistemas Debian execute:
Código:
# apt-get install mingetty
Depois de instalado, é necessário editarmos o arquivo /etc/inittab . Para isso, no console, logado como root, digite:
# nano /etc/inittab
Quando o editor for aberto, procure pela linha:
Código:
1:2345:respawn:/sbin/getty 38400 tty1
E modifique-a para que ela fique desse jeito:
Código:
1:2345:respawn:/sbin/mingetty --autologin <user-name> tty1
Legal que o tutorial já resolveu um de seus problemas. Com relação ao sudoers, passo a passo seria o seguinte. Abra-o utilizando o visudo:

Código:
# visudo

E acrescente essa linha nele:

%powerdev ALL=NOPASSWD: /sbin/shutdown,/sbin/reboot,/sbin/halt

Ctrl+X para sair e especifique que SIM para salvar as alterações. Em seguida, adicione o usuarioX ao grupo powerdev:

Código:
# usermod --append --groups powerdev usuarioX

E pronto, ao usuarioX foram conferidas permissões para usar os comandos shutdown, reboot e halt (remova os outros 2 se quiser só o halt). Para que ele consiga fazer isso, ele terá que executar o comando usando o sudo, mas nenhum outro comando funcionará com esse sudo, somente esses 3 comandos que você especificou no sudoers. Não será pedido que o usuarioX digite senha. E isso servirá para todos os usuários que forem adicionados ao grupo powerdev.

Aliás, eu esqueci de dizer na minha primeira mensagem, para não aparecer o verbose no terminal, basta redirecionar stdout. Você pode redirecionar para algum arquivo ou simplesmente para /dev/null pra jogar a informação fora. O comando ficaria assim, quando executado somente pelo usuarioX e demais usuários em powerdev:

Código:
$ sudo halt > /dev/null

Se você quiser que o usuarioX digite apenas halt para desligar, em vez de digitar tudo isso, você pode criar um alias. Pra isso, edite o arquivo /home/usuarioX/.bashrc e acrescente essa linha:

alias halt='sudo halt > /dev/null'

Você terá que fazer isso para todos os usuários que estiverem em powerdev. Se forem muitos usuários, daria pra colocar uma condicional em /etc/profile que verifica se o usuário está no powerdev e, caso sim, ele ativa a alias, mas acho que você não precisa disso.
O visudo não funciona.

Como deixar uma imagem de fundo durante todo o boot. Só consegui inserir uma imagem de fundo no grub.
A imagem que você conseguiu inserir de grub está no /usr/share/desktop-base/images. Seu nome é space-grub.png
Para manter esta imagem na tela de login, neste mesmo diretório, modifique a imagem login-background.svg por por ela com dimensões diferentes ou outra imagem de sua preferencia.
Antes de qualquer coisa salve essas imagens com outro nome. Por exemplo "login-background.old.svg para salvaguardar a integridade do boot, em caso de algo dar errado, inicializando na recuperação.
Para transformar uma imagem em svg use este link http://www.enetzwerk.de/svg/index2.html
Atente para as dimensões da imagem 1024x768 pixels.

/usr/share/images/spacefun-grub.png 640x480 login-background.svg 1024x768
Estou conseguindo gerar uma criptografia com grub-mkpasswd-pbkdf2 mas não consigo redirecionar a saída para dentro de um arquivo. Como o fazer?
As regras do fórum sugerem que não se mude o assunto inicial do tópico ao longo dele. Por isso, se surgir uma nova dúvida ou problema, finalize o primeiro tópico relatando se o problema foi resolvido e, caso sim, coloque um [RESOLVIDO] no título. O intuito de existir um fórum como esse é criar um banco de dados de problemas resolvidos para servir de consulta para muitos usuários futuramente, e não apenas um. Se você observar durante o período da tarde, o fórum chega a mais de 200 visitantes (usuários não registrados) consultando os tópicos daqui. Isso significa que quando ajudamos 1 pessoa, na verdade muitas outras também se beneficiam, se o tópico estiver bem estruturado. Por isso é importante manter a organização.

Retomando o assunto inicial desse tópico, as instruções que passei são suficientes para implementar as 3 funcionalidades que você mencionou. O problema do visudo se resolve instalando ele com um gerenciador de pacotes (use o google). Tente seguir o que foi dito e poste um feedback, para finalizar o tópico.
URL de Referência