Fórum Debian

Versão Completa: ACPI Power Button
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Viva,

Fiz recentemente uma instalação nova do Debian Testing, e uma coisa que não está a funcionar é o Power Button.
Antes, quando carregava no botão, aparecei uma janela a perguntar se queria, hibernar, suspender, reiniciar, desligar, cancelar... Agora não aparece nada....

Encontrei isto ( http://www.linuxquestions.org/questions/...ost4132967 )
Código:
Replacing the line "action=/etc/acpi/powerbtn.sh" with "action=/sbin/poweroff" in /etc/acpi/events/powerbtn is a successfully workaround.

ao carregar no 'Power Button' desliga o computador....

Como posso colocar o evento ACPI do 'Power Button' a mostrar novamente o menu com as opções que disse acima? Hein

cumps Piscada
Centro de Controle (gnome-control-center) > Gerenciamento de energia > Geral/Ações e no "drop-down" selecione "Perguntar".
(13/09/2011 21:59)JoseMelo Escreveu: [ -> ]Centro de Controle (gnome-control-center) > Gerenciamento de energia > Geral/Ações e no "drop-down" selecione "Perguntar".

Já tinha essa opção seleccionada, mas continua igual... Hein

cumps Piscada
E penso que o problema no módulo ACPI não esteja a funcionar correctamente, isto porque, de vez em quando as teclas de controlo do brilho do ecrã deixam de funcionar.... Hein

Como posso fazer "debug" ao ACPI do sistema? ou rastear as teclas que são pressionadas? (qualquer coisa)

cumps Piscada
Olá zeca, a função de "desligar" e "reiniciar" funcionam a partir do menu normal do gnome? Se estiverem funcionando, provavelmente não é problema de ACPI, mas sim de configuração do gnome mesmo.
(16/09/2011 11:30)renatov Escreveu: [ -> ]Olá zeca, a função de "desligar" e "reiniciar" funcionam a partir do menu normal do gnome? Se estiverem funcionando, provavelmente não é problema de ACPI, mas sim de configuração do gnome mesmo.

Eu não estou a usar Gnome! Estou a usar OpenBox... Alegre

O que agora tenho feito para desligar o PC é fazer logout do OpenBox e depois desligar/reiniciar o PC através do GDM....

Alguma ideia?

cumps Piscada
Código:
$ acpi_listen
button/power PBTN 00000080 00000000

Parece que o acpi está a detectar perfeitamente o botão de power, mas porque será que ainda não aparece a janela com as hibernar, suspender, reiniciar, desligar, cancelar? Hein

cumps Piscada
Citar:$cat /etc/acpi/powerbtn-acpi-support.sh

#!/bin/sh

# This script initiates a shutdown when the power putton has been
# pressed. Loosely based on the sample that ships with the acpid package.
# If the acpid sample is present as a real config file (as it was in earlier
# versions of acpid), we skip this script. (Purging and reinstalling acpid
# resolves this situation, or simply deleting /etc/acpi/events/powerbtn.)

if [ -f /etc/acpi/events/powerbtn -o -f /etc/acpi/events/powerbtn.dpkg-bak ] ; then
logger Acpi-support not handling power button, acpid handler exists at /etc/acpi/events/powerbtn or /etc/acpi/events/powerbtn.dpkg-bak.
exit 0
fi

[ -e /usr/share/acpi-support/policy-funcs ] || exit 0

. /usr/share/acpi-support/policy-funcs

if CheckPolicy; then
exit 0
fi

if [ -x /etc/acpi/powerbtn.sh ] ; then
# Compatibility with old config script from acpid package
/etc/acpi/powerbtn.sh
elif [ -x /etc/acpi/powerbtn.sh.dpkg-bak ] ; then
# Compatibility with old config script from acpid package
# which is still around because it was changed by the admin
/etc/acpi/powerbtn.sh.dpkg-bak
else
# Normal handling.
/sbin/shutdown -h -P now "Power button pressed"
fi

Depois de analisar este ficheiro consegui verificar que o script termina no if assinalado a vermelho.... Porque? Hein
Se remover essas linhas, o script executa a linha:
Citar:/sbin/shutdown -h -P now "Power button pressed"

Nem pergunta se quero reiniciar, hibernar, etc... Confuso

cumps Piscada
Você está bulando seu arquivo, dando up no tópico e tentando resolver da forma mais emocionanteAlegre

if [ `CheckPolicy` = 0 ] ; then # Aqui teria de existir o colcheteLingua
exit 0
fi

if [ -x /etc/acpi/powerbtn.sh ] ; then....
(18/09/2011 09:58)GNU matador de leoes Escreveu: [ -> ]Você está bulando seu arquivo, dando up no tópico e tentando resolver da forma mais emocionanteAlegre

if [ `CheckPolicy` = 0 ] ; then # Aqui teria de existir o colcheteLingua
exit 0
fi

if [ -x /etc/acpi/powerbtn.sh ] ; then....

Thanks...

O que acontece agora é que o PC desliga-se logo que pressiono o PowerButton, sem perguntar nada.... Acho que está a faltar a ligação entre gnome-power-manager e o acpi, algures alguma configuração....

cumps Piscada
Abra o terminal e comande
Código:
gnome-power-preferences

Quando o botão liga-desliga for pressionado mande perguntar
https://lh4.googleusercontent.com/-39wwH...e_tela.png
(18/09/2011 20:51)GNU matador de leoes Escreveu: [ -> ]Abra o terminal e comande
Código:
gnome-power-preferences

Quando o botão liga-desliga for pressionado mande perguntar
https://lh4.googleusercontent.com/-39wwH...e_tela.png

Sim, tenho exactamente como mostra a imagem.... Indeciso
Particularmente não acredito que o problema é acpi. Em função do arquivo ter sido alterado penso que houve alguma disfunção no gnome e ficou desconfigurado. Seria interessante reinstalar o gnome.
(19/09/2011 08:53)GNU matador de leoes Escreveu: [ -> ]Particularmente não acredito que o problema é acpi. Em função do arquivo ter sido alterado penso que houve alguma disfunção no gnome e ficou desconfigurado. Seria interessante reinstalar o gnome.

Código:
aptitude reinstall gnome gnome-core gnome-desktop-environment
?!
URL de Referência