Fórum Debian

Versão Completa: Microfone interno do Eee PC 1000HA
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
O Eee PC 1000HA que uso veio originalmente com WindowsXP e o usei nessa configuração por cerca de uma ano. Na época, lembro que testei tudo, inclusive o microfone embutido e o microfone externo, conectado pelo entrada rosa e vi que funcionava.

Em 2010 excluí a tabela de partições existente e instalei nele somente o ubuntu 10.04LTS, pois estava começando no Linux. Fiquei com essa versão até o começo do ano, quando formatei e instalei o 11.10, para experimentar o unity.

Nessa mesma época, depois de tanto tempo, precisei usar o microfone interno para uma gravação e verifiquei que, embora o mesmo estivesse com seu volume de entrada definido em 100%, não havia captação de som.

Pesquisei e li que isso poderia ter alguma relação a um conflito do unity com o pulseaudio, tentei inúmeras configurações de arquivos /etc/modprobe.d/alsa-base.conf /etc/asound.conf mas não consegui fazer esse microfone funcionar.

Então, atualizei para o ubuntu 12.04LTS, mas o problema continua. Resolvi tentar com o ubuntu 10.04LTS de novo, por live-usb, mas também não funcionou.

A verdade é que não lembro de ter usado esse microfone desde a época em que usava o windows e no momento ele seria bem útil.

Considerando o fato de que o unity tem se mostrado pesado para esse Eee PC, estou pensando seriamente em passar para o debian. Já baixei e testei o debian live feito para eeepc http://people.debian.org/~synrg/debian-e...hybrid.iso

Fora a questão de adaptação ao ambiente gráfico e das configurações, tenho uma dúvida: esse microfone interno funciona no debian?

Esse Eee PC é um tanto problemático, tanto que para wireless sou obrigado a usar o drive do windows XP e não teria muito sentido formatar e configurar tudo para ficar na mesma em que estou.
Tentou isso?
As configurações pelo alsamixer eu tentei e não funcionou. Aliás, esse problema é reportado como bug no ubuntu https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sourc...ug/1001554

Nesse bug a descrição sugere que o problema seja um conflito entre o controle de volume e unity, que poderia ser contornado usando o controle de volume do pulseaudio. No entanto, no meu caso, usando o pavucontrol e configurando as entradas de som conforme o especificado, o microfone simplesmente não capta nada.

Diante disso, tentei pelo live-usb, usando o debian squeeze EeePC e o Ubuntu 10.04LTS. Nos dois casos, o problema persiste.

Minha dúvida é se alguém já conseguiu fazer o microfone desse modelo funcionar no debian instalado, pois então seria uma questão de configuração.
Uso um Acer Aspire One D257-1879 e ou Acer Aspire One 1410, posso te dizer que em ambos configurar o Microfone Interno não foi muito fácil, porem esse Hack de diminuir o volume de um lado, aparentemente funcionou, só que eu ainda tenho que testar direito.
(02/12/2012 12:16)sistematico Escreveu: [ -> ]Uso um Acer Aspire One D257-1879 e ou Acer Aspire One 1410, posso te dizer que em ambos configurar o Microfone Interno não foi muito fácil, porem esse Hack de diminuir o volume de um lado, aparentemente funcionou, só que eu ainda tenho que testar direito.
Tentei isso também, mas no Eee PC 1000HA não funcionou.
Complementando a informação, na wiki eee pc https://help.ubuntu.com/community/EeePC/Fixes existe a referência desse bug para várias versões do aparelho.
Tentei as configurações citadas, mas não funcionaram. O estranho é que não consegui compilar o drive alsa. Segui os procedimentos, mas, no carregamento, após sudo m-a a-i alsa, aparece uma mensagem de erro que diz que não foi possível construir.
URL de Referência