Fórum Debian

Versão Completa: Para o Wheezy, UEFI ativado mas SECURE BOOT desativado?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bom dia!

Gostaria de instalar o Debian em uma máquina que veio com o W8 pré-instalado.

Andei lendo bastante sobre o assunto e percebi que não há uma solução prática e definitiva para manter uma ditro Linux em dual boot com o W8.

Ontem, dei uma olhada numa palestra que o professor Eriberto Mota fez, na Campus Party, sobre o UEFI e o sistema de particionamento GPT. Estou convencido de que trata-se de um avanço.

Vislumbro a possibilidade de deixar, neste note, apenas o Debian ou quem sabe alguma outra distro Linux - remover o Windows.

No entanto, não entendi bem a relação entre o secure boot e o UEFI.

Posso desativar apenas o secure boot?
(Não quero mexer no UEFI nem usar antiga BIOS)

Outras dicas sobre a versão do Debian Wheezy a escolher, para instalação com UEFI são bem vindas...

Grato!
Olá. Pessoas irão aparecer para ajuda-lo no que for possível, mas deixo registrado em seu tópico que a recomendação de muitos sites é ficar longe do w8 simplesmente não comprando justamente para evitar esta complicação. Abraços.
Achei este artigo, que me pareceu esclarecedor:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/UEFI...s?pagina=3

Em suma o boot seguro é uma característica de uma versão, digamos, mais atualizada do UEFI.

Acho que não posso só desativar o boot seguro, então.
eu montei um desktop com uma placa mãe asus que tem usb3 (m5a78l) instalei para testar o W8 e depois como de costume o Debian squeeze, o boot funciona numa boa, tanto pelo w8 como debian, os meus problemas começaram quando fui instalar algumas coisa que requeriam drivers de terceiros, ao tentar instalar ocorria o erro: “Este INF de terceiros não contém informações sobre assinatura digital”. pronto! começou a merxx aí fui descobrir que o w8 não deixa instalar drivers sem assinatura. Pesquisei e descobri que era possivel desativar isso no boot mas infelizmente me deparei com a não existencia desta opção no w8 o que depois de pesquisar bastante deduzo que seja por causa do grub na mbr, o problema é que hj não consigo inicializar o dvd de instalação do w8 pelo boot, acho que por causa desse uefi, com isso não consigo tb habilitar o virtual pc. Ainda estou estudando como vou fazer para reparar a mbr removendo o grub para quem sabe ter a opção de desativar a assinatura de driver para sim depois poder colocar o grub novamente. Com essa instalação em dual boot notei tb que o w8 não desliga pelos modos normais, apenas faz logoff... aff mas felizmente encontrei um gadget ( que tb num é recomendado utilizar) que faz as funções de desligamente corretamente.
Bom por enquanto são esses problemas que enfrento.
Pelo que muitos dizem, se quiser usar só o Debian, basta desativar a UEFI e o secure boot.

Mas acho impossível que ninguém esteja usando o UEFI com o Debian.

Hoje botei o Ubuntu 12.04.2, sem desligar nada - rodou porque a Canonical pagou USD 90,00 para a Microsoft, sem crise de consciência.

Em dado momento também a BIOS / UEFI ficou sem a opção de bootar pelo CD. Fui mexendo no próprio Windows, até que voltou.

Vamos aguardar novos e bons relatos sobre este problema, seja com alguma solução da Free Software Foundation ou com nossas pesquisas, especialmente agora com o Debian 7 estável.

Até lá, vou usando no Virtual Box.

Gratíssimo, de qualquer modo.
No caso da maquineta onde eu desejava fazer subir o Debian 7 com o UEFI - um Lenovo G480 - felizmente tudo está à mão. Opção de ativar e desativar o secure boot e o UEFI, independentemente.

O W8 e o Ubuntu 12.04.2 tem funcionado no UEFI com ou sem o secure boot ativado.

Creio que este tópico não deva ser negligenciado por mim nem pelos demais companheiros.

Ou seja, não nos esqueçamos da pendência e busquemos a solução!
Pelo que li nas notas de lançamento do Wheezy ele suporta UEFI, aqui uso somente o Debian de SO porém não tive ainda como testar.
Caro Spikey,

Ontem deu uma olhadinha num vídeo gringo... era uma tentativa de explicação, mas o cara não foca na instalação do UEFI. Passa minutos e minutos na instalação do Debian.
http://www.youtube.com/watch?v=mnTj6_kDIeg

De todo modo, percebi que, no momento da instalação, que ele não fez pelo modo gráfico, é preciso fazer o particionamento no modo GPT. E depois algo como configurar o iniciador pelo UEFI.

Pela explicação do professor Eriberto Mota, no Campus Party, o UEFI é maluco mesmo!!!
http://live.campus-party.org/player/load...3b497f7954

Na minha maquineta (Lenovo G480), é super prático desativar o "secure boot" e deixar só o UEFI ligado (sem o Legacy)

Ainda vamos ter aqui o passo a passo.
O caminho é mais ou menos este: http://womble.decadent.org.uk/blog/insta...-uefi.html
(notar que a postagem é de janeiro de 2012 - em 2013, com o Wheezy, algo deve ter ficado um pouco diferente e, quem sabe, até mais fácil!)

Abraço!
URL de Referência