Fórum Debian

Versão Completa: como fazer checagem do sistema no boot?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Antigamente eu recebia a mensagem:

Root has been mounted 32 times without checking. Check forced

Resolvi desabilitar isso porque estava incomodando.

O problema é que agora eu não sei como eu desabilitei isso, e também não estou conseguindo reabilitar.

Tentei o comando sudo tune2fs -c 1 -i 0 /dev/sda1 e tune2fs -c1 /dev/sda1 mas nada acontece...

Como eu faço pra reabilitar essa opção?
verifique se o linux está realmente em sda1 com fdisk -l e depois como está configurado o tune2fs com:
tune2fs -l /dev/sda1

verifique como está configurada a linha onde dá informações sobre a checagem:
.....
Mount count: 5
Maximum mount count: 20
.....
Mount count: 658
Maximum mount count: 1
deve estar desativado o intervalo, verifique como está configurado a linha que aparece escrito:
.....
Check interval: 15552000 (6 months)
.....

esse é o padrão, na linha acima desta informação tem a data da ultima vez que verificou, então veja se reconfigurando o intervalo resolve:
tune2fs -i6m /dev/sda1

aí reinicie e veja se ele já faz pois acredito que esteja com data da ultima verificação mais que 6 meses sem fazer ou não? Se fazer corretamente a verificação então o contador pode ser definido um pouco maior do que 1.
tune2fs -c 30 /dev/sda1
tava em none (0)

Dei o comando mas ele não fez o check forced.

agora tá assim:

Last checked: Mon Apr 2 17:22:32 2012
Next check after: Sat Sep 29 17:22:32 2012
Mount count: 660
Maximum mount count: 1

Será que eu comentei alguma linha ou desabilitei algo?
é tava desativado pela data mas tá estranho a data da proxima verificação em 2012? o sistema está com data certa?
tentemos modificar o contador para deixar proximo da quantidade de montagens ou seja, se atual contador estiver em 662 por exemplo, então defina para algumas montagens acima:
tune2fs -c 664 /dev/sda1
então reinicie a quantidade de vezes faltantes e assim veja se ele começa a fazer porque pelo que podemos ver a rotina está sendo executada pelo sistema pois alguns posts atrás estava em 658 e agora já mudou para 660. Se der certo ele deve zerar o contador ( Mount count) e quem sabe atualizar as datas.
nada Hein

#tune2fs -l /dev/sda1

Last mount time: Thu May 9 10:06:21 2013
Last write time: Thu May 9 09:55:07 2013
Mount count: 665
Maximum mount count: 664
Last checked: Mon Apr 2 17:22:32 2012
Next check after: Sat Sep 29 17:22:32 2012
caramba....vamos tentar atualizar a data de verificação para mais atual com o comando:
tune2fs -T now /dev/sda1
e tente novamente agendar o contador para o mais proxima verificação.
Last mount time: Thu May 9 16:30:10 2013
Last write time: Thu May 9 16:21:25 2013
Mount count: 668
Maximum mount count: 667
Last checked: Thu May 9 16:20:06 2013
Next check after: Tue Nov 5 16:20:06 2013

Ele tá afirmando que a última checagem foi em 9 de maio às 16:20, mas no boot ele não fez nada (a checagem pelo que eu sei demora um bom tempo, e tem um asterisco correndo enquanto a checagem progride).

Não entendo, será que eu comentei alguma linha em algum arquivo ou botei em algum blacklist algum arquivo?
tá dificil, mas vamos tentar mais uma coisa, vá terminal e como root e no diretório raiz (/) digite:
# cd /
# touch forcefsck

feito isso reinicie o pc e observe se ele faz.
Cara...vc acredita se eu te disser que não funcionou?
ok, e o diretório foi removido automaticamente ou permanece lá na raíz? por acaso existe um diretório no raiz do sistema com nome: fastboot ?
tente reconfigurar os pacotes:
dpkg-reconfigure util-linux
dpkg-reconfigure e2fsprogs

num tenho certeza de que isso vá resolver mas desconfio que algo foi desativado no init.d
tente novamente configurar o tune2fs para verificar em todo boot e veja muda algo com os comandos:
tune2fs -c 1 /dev/sda1
tune2fs -i 1 /dev/sda1
Isso é encosto.
Só pode.
URL de Referência