Fórum Debian

Versão Completa: Debian Não Funciona com XP Dual Boot
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá pessoal, estou com um problema aqui e queria saber se alguém aí pode me ajudar. É o seguinte ;
Eu tinha instalado em minha máquina o Windows XP e Ubuntu 9.10, e aí resolvi testar o Debian 5.0.4.
Só que durante a instalação deu um problema e não consegui terminar de instalar, reiniciei o PC e o gerenciador de inicialização "Grub" que tinha sido instaldo junto com ubuntu 9.10 estava certo, com todos os caminhos dos S.O. intalados, e como a instalação do Debian foi mal sucedida não tinha caminho pra ele e nem foi instalado o gerenciador de inicialização dele. Então testei o ubuntu e tudo certo, só que quando tentei iniciar o XP, tive um problema, durante o carregamento do S.O. ele deu tela azul pedindo para fazer CHKDSK /F que o HD poderia estar corrompido, só que não dar pra fazer CHKDSK /F, pois eu descobri que o problema é que o Windows XP não reconhece mais o HD, fala que a unidade não estar formatada, sendo que no Linux Ubuntu estar tudo normal. Fiz o teste com um HD que eu usava neste mesmo PC com Windows XP e coloquei os dois HDs juntos, então tento acessar os arquivos do outro e fala que a unidade não estar formatada.
Queria saber se alguem aí saberia me explicar o que aconteceu e como eu faço para o XP voltar a reconhecer meu HD de novo, pois eu ainda quero instalar o Debian, mais preciso saber o que aconteceu e como resolver.
Muito Obrigado...
Olá, algumas coisas ficaram confusas mas vamos tentar ajudar, vc diz que agora ao selecionar a opção de iniciar o windows xp no grub dá tela azul certo? e que se selecionar a opção do ubuntu entrar normal certo? então vc deve tentar dentro do ubuntu montar a partição do windows ( tem wiki no forum que ensina) e aí vc vê se os arquivos estão todos lá nesta partição do windows, se estiver, vc vai precisar arranjar um cd de instalação do Windows XP para poder entrar na console de recuperação e assim digitar o chkdsk /p nesta unidade. Existe alguns cdlive com o Windows XP Pe já instalado que possibilita tb dar boot e fazer essa e outras correções. Agora tenha cuidado ao instalar qualquer sistema operacional em hd que já possuem outros sistemas instalados, muitas vezes é recomendável que se tenha antes, reservado a partição não alocada para o mesmo. Se conseguir visualizar os arquivos através do ubuntu e não conseguir reparar a instalação, então talvez vc terá que copiar os arquivos e instalar o xp novamente.
se fez uma nova partição do windos para o debian... use a dica do dmatrix.

se não... pelo que eu entendi, teve problema ao iniciar o debian, veja abaixo.

o ubuntu usa o GRUB 2, e o debian ainda usa o GRUB legacy, então ao instalar o debian ele não reconhece o grub2, fazendo mer**

o certo seria instalar o Debian normalmente, mas ao instalar o boot, salvar na própria partição e não no MBR do hd.

e iniciar o ubuntu normalmente.

e pelo console.

Código:
#update-grub

ele vai vasculhar novos sistema e adiciona uma nova entrada que sera o Debian.

foi dessa maneira q instalei o Mandriva (q usa o grub legacy) junto com o Mint (grub2) que já estava instalado. e fucionou bem.
Olá pessoal, muito obrigado aí pelas respostas mas eu vou explicar melhor.
Eu não tenho como instalar mais o windows xp nesse HD, pois o HD é de 400 GB e contém várias parições NTFS, EXT3, SWAP, sendo que qualquer Distribuição Linux Recente, reconhece o HD e as Pastições numa boa, mas agora o Windows XP não reconhece nada, Por Exemplo;

Se eu tentar um Live CD com XP ou instalar ele novamente, eu simplesmsnte vou ter que formatar o HD inteiro, pois ele consta que o HD não estar formatado, simplesmente não reconhece nada, como se o HD estivesse novo, sem sistema de arquivo, sem tabela de partição, sem nada mesmo e sendo que no UBUNTU e em outros S.O. Linux Live CD estar tudo normal.

Então eu não posso formatar o HD inteiro, e os arquivos do windows estão todos lá na partição dele instalados nomalmente e eu já tinha atuazidado o GRUB 2 do UBUNTU e então ele criou um caminho para o DEBIAN, mais o DEBIAN não inicia mesmo pois deu problema durante a instalação, e foi exatamente depois que eu instalei o DEBIAN que deu esse problema.

Como o amigo aí em cima disse para min entrar no console de recuperação do windows e fazer chkdsk /p, é como eu eu falei, ele não reconhece o HD, não tem como fazer nada com o WINDOWS XP, a não ser se eu quiser formatar o HD inteiro, mas eu não posso fazer isto, pois tenho muitos arquivos espalhas nas partições, e eu preciso usar de vez em quando Delphi, DreamWeaver, CorelDraw etc... Devido a um Curso que eu faço, senão nem estaria preocupado.

A impressão que eu tenho é que o DEBIAN escreveu alguma coisa na tabela de partição do HD que o windows XP não reconhece mais, se for isso, eu que saber o que é para tentar desfazer isso,
pois a única coisa que ele fez foi redimencionar ou criar uma nova partição para ele ser instalado.

Muito obrigado aí pela compreensão e espero ter esclarecido melhor o meu problema, mais sinceramente já estou ficando preocupado, pois parece que isso não é comum.

Valeu aí pessoal...
Obrigado...
Libere uma partição, redimensione se preciso e copie todos os arquivos importantes para ela.
Use o gParted, redimensione seu HD a fim de deixar uma pequena partição no começo do disco e instale o Windows lá.

Ou use a que já existe, você pode alterar o sistema de arquivos com o gPerted, aí o Windows vai ler.
Formate como FAT32 ou NTFS, ou nem formate, só altere o sistema de arquivos, e pronto.

Fiz isso centenas de vezes aqui.

Um abraço.
leocombo Escreveu:Olá pessoal, muito obrigado aí pelas respostas mas eu vou explicar melhor.
Eu não tenho como instalar mais o windows xp nesse HD, pois o HD é de 400 GB e contém várias parições NTFS, EXT3, SWAP, sendo que qualquer Distribuição Linux Recente, reconhece o HD e as Pastições numa boa, mas agora o Windows XP não reconhece nada, Por Exemplo;
explica melhor o que é não reconhecer nada, aparece hd desconhecido ou nada?

Citar:Como o amigo aí em cima disse para min entrar no console de recuperação do windows e fazer chkdsk /p, é como eu eu falei, ele não reconhece o HD, não tem como fazer nada com o WINDOWS XP, a não ser se eu quiser formatar o HD inteiro, mas eu não posso fazer isto, pois tenho muitos arquivos espalhas nas partições, e eu preciso usar de vez em quando Delphi, DreamWeaver, CorelDraw etc... Devido a um Curso que eu faço, senão nem estaria preocupado.
o problema me parece ser os arquivos de boot do windows que estão ausente ou corrompidos e aí o instalador num consegue detectar o windows instalado. Vc vai precisar reparar os arquivos, na console seria fixboot c: mas da forma que está dizendo, se num conseguir com um programa reparar a partição, tipo o Acronis, creio que vai precisar fazer um backup da partição do windows e instala-lo novamente, aí vc vai dizer, o instalador quer formatar, sim, mas não sabemos o que ocorre se vc limpar essa partição se o instalador vai detectar corretamente a partição vazia.

Citar:A impressão que eu tenho é que o DEBIAN escreveu alguma coisa na tabela de partição do HD que o windows XP não reconhece mais, se for isso, eu que saber o que é para tentar desfazer isso,
pois a única coisa que ele fez foi redimencionar ou criar uma nova partição para ele ser instalado.
desconheço que o instalador do debian possue essa caracteristica de redimencionar, criar partição nova só se for em partição não alocada.então pergunto, antes de iniciar a instalação do debian, chegou a criar um partição não alocada?
URL de Referência