Fórum Debian

Versão Completa: Vamos falar de criptografia
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá a todos.

Bem, lendo um pouco sobre OpenPGP, SHA1, SHA6, SHA-512, md5, e afins, me surgiu algumas dúvidas, mas em um primeiro momento, gosteria de tirar uma que me deixou encucado Piscada.

É o seguinte!
Tem alguma maneira de usar o SHA-256 para criptografar uma mensagem (texto puro) e a mesma ser descriptografada pelo receptor? E o mesmo vale para SHA-1 e MD5.
Mas vocês devem estar se pergntando:

"Mas o que ese cara tá falando?".

Bem, é que não sei onde eu vi, que era "possível" criptografar uma mensagem usando MD5, SHA1 e SHA256.

Eu sei que vai ser criado um arquivo que irá conter uma sequência de conferência com base no tamanho do arquivo de texto, e que poderá existir uma sequência igual (mas que não tenha o mesmo conteúdo da mensagem) chamada de conflitante.

Seria possível fazer algo assim?

Agradeço desde já pela ajuda.

T+
(27/10/2014 21:15)Freud tux Escreveu: [ -> ]Olá a todos.

Bem, lendo um pouco sobre OpenPGP, SHA1, SHA6, SHA-512, md5, e afins, me surgiu algumas dúvidas, mas em um primeiro momento, gosteria de tirar uma que me deixou encucado Piscada.

É o seguinte!
Tem alguma maneira de usar o SHA-256 para criptografar uma mensagem (texto puro) e a mesma ser descriptografada pelo receptor? E o mesmo vale para SHA-1 e MD5.

Bem, é que não sei onde eu vi, que era "possível" criptografar uma mensagem usando MD5, SHA1 e SHA256.

Eu sei que vai ser criado um arquivo que irá conter uma sequência de conferência com base no tamanho do arquivo de texto, e que poderá existir uma sequência igual (mas que não tenha o mesmo conteúdo da mensagem) chamada de conflitante.

T+

Acredito que se utilizar o conceito de chave assimétrica não terá problemas.
(28/10/2014 12:24)spikey Escreveu: [ -> ]
(27/10/2014 21:15)Freud tux Escreveu: [ -> ]Olá a todos.

É o seguinte!

T+

Acredito que se utilizar o conceito de chave assimétrica não terá problemas.

Tem como fazer isso com MD5, SHA1, SHA256 e SHA512?
Eu sei que os sistemas usam para proteção das senhas, mas para fazer isso em um texto simples eu nem sabia que dava.

Tem algum link, ou algo do tipo? Sorrisão.

T+ e valeus
Então,

Se não me engano tem como fazer isso com o openssl, por exemplo:

Código:
openssl enc -e -aes256 -in teste.txt -out teste-crypt.txt
(29/10/2014 12:02)spikey Escreveu: [ -> ]Então,

Se não me engano tem como fazer isso com o openssl, por exemplo:

Código:
openssl enc -e -aes256 -in teste.txt -out teste-crypt.txt

Obrigado Spyke Piscada
Eu vou ver isso com calma no final de semana.
Não é querendo abusar, mas já abusando (rsrsr) e para descriptografar, como seria?

Eu vou ver se acho algumas coisas pesquisando.

T+ e obrigado
Seria da mesma forma, porém com a opção -d.
(03/11/2014 15:06)spikey Escreveu: [ -> ]Seria da mesma forma, porém com a opção -d.

Obrigado Piscada.

Eu vou dar umas fuçadas a mais na rede pra buscar material.

T+ e valeus
Olá, bom dia!

Até onde sei e até mesmo li pela internet afora e em alguns livros, algoritmos como MD5, SHA1 e SHA256 são de mão única, ou como gostam de chamar

dispersão criptográfica. Geralmente usadas para verificação de integridade o que funcionaria bem para o que vc está precisando é o OpenPgp em que vc

gera duas chaves uma privada e uma publica!

abs.
URL de Referência