Fórum Debian

Versão Completa: Finalmente a usar debian!
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá a todos por aqui.

Após várias tentativas num passado recente (desde o meio do ano passado sensivelmente), finalmente consegui checar uma tela de login no sistema debian! Acredito que este feito não signifique nada para quem já por aqui ande há imenso tempo, mas para mim conseguir isso reperesenta uma vitória há muito almejada e não antingida antes por algo (talvez) agora considerado banal e até ridículo!

Já andei por outros sistemas, ainda que na sua maior parte não tivesse passado da experiência inicial tais como Mandriva; PCLinuxOs; Linux Mint. Mais recentemente e por um tempo considerável usei o Ubuntu, no fundo permanecia neste devido ao insucesso na entrada em outros, inclusive no debian. Entretanto venho agora do Manjaro, que considero um projecto interessante e que me motivou até então, mas que devido a um insucesso no pós-reinstalação que curiosamente antes não se verificou, fez-me pensar numa alternativa, pensei e decidi mergulhar numa renovada tentativa em usar o debian.
Antes não o tinha conseguido devido a unicamente não ter descuberto os passos necessários para configurar correctamente os drivers gráficos nvidia, foi penoso este processo pois não conseguia lidar com aquilo após várias ajudas.
Desta vez, pesquisando aqui e ali, consegui reunir os passos dessa configuração, que de momento acho terem um grau de dificuldade "ridícula", ou seja, nenhuma!

Enquanto escrevo estas linhas no Iceweasel, o meu inicial receio de um certo desconhecimento em coisas novas, questiono-me se esta renovada tentativa terá pernas para andar, desejo seinceramente que sim, que consiga seguir com o uso do debian para a frente e que vingue as anteriores tentativas de uso!

Com algum conhecimento (na minha óptica) de Ubuntu, certamente irei lidar com alguma (penso que talvez não muita...) familiaridade no uso do debian, de qualquer forma não desejo ubuntizar o meu debian, erro que com frequência cometia anteriormente, daí que espro contar com a ajuda de quem aqui tem mais experiência.

Praticamente ainda estou no pós-instalação, a sources list ainda contém apenas a base, mas muito provavelmente terei que incrementá-la para obter coisas para mim essenciais e depois passar à instalação de alguns programas que fazem parte da minha lista de preferências.

Para já é tudo, obrigado por me adicionarem a este fórum e até já!
"Finalmente a usar o debian..."

Se existissem apenas duas formas de conseguir chegar até aqui, ou seja, através da ajuda obtida deste fórum ou através de pesquisa própria em motores de busca, diria que ao apenas ter conseguido com a 2ª hipótese, atingi este patamar por mérito próprio!
Diante deste facto chego à firme conclusão que registar-me neste fórum, foi uma autêntica perda de tempo, uma acto inútil. Uma dúvida me surgiu: terá este fórum um carácter mais elitista do ponto de vista técnico ou outro semelhante? Se sim, vim parar ao sítio errado!
Por isso, não me resta alternativa se não sair, visto que dialogar com fantasmas não é de todo o meu interesse. Quiçá uma dia volte e note mudanças neste sentido. Obrigado pelo único acto de simpatia que obtive deste fórum que foi a aceitação do meu registo.

jose jota
Pois é, jose jota.

Entro aqui de tempos em tempos e tenho a mesma impressão que você teve.

Falta interação.

Se a distro dependesse do incentivo obtido neste fórum, acho que já estaria morta.
E o mesmo ocorre com o Slackware (fórum Brasil), pouquíssimas postagens, respostas em número inacreditavelmente ainda muito menor.

Se o problema foi resolvido, ok.
Se não, problema seu!

Pena me faltar conhecimento técnico e condição para auxiliar.
(Talvez não fomentado pela própria comunidade)

Abraço!
Bom, uma resposta que seja é motivo para que voltasse aqui e pelo menos agradecer o seu feedback, alevian.

Realmente daqui não surge incentivo e o debian não é propriamente um sistema pronto para uso acessível aos novatos, devia-se ter mais atenção a esse factor, mas quem sou eu?! Ninguém, e ainda agora cheguei, não fosse a enorme vontade de usar o debian em detrimento de outros e ter tido sucesso na instalação e pós-instalação, ignorar o sistema seria o mais provável!

Obrigado mais uma vez alevian.
Amigo,

Uso Debian já há algum tempo no desktop como distro principal.
Configurada a source.list, metade dos problemas se vão.

O sistema é redondo.Talvez exija um pouco mais de passagens para acesso a arquivos... até um copiar e colar uma imagem da área de transferência pode ser menos automático.

Mas a coisa pega mesmo quando você precisa de suporte.

Por exemplo, neste ano, ao declarar Imposto de Renda, a receita não reconhecia o java instalado na minha máquina Debian, no caso, um open jdk, o mesmo que tenho no Ubuntu e que foi reconhecido pela Receita. Resultado: declarei pelo Ubuntu.

Veja como o suporte do fórum é importante. Tivesse aqui meia dúzia de companheiros ponta firme dispostos a ajudar prontamente, eu não estaria diante de uma dificuldade, mas de uma oportunidade, para aprender com o sistema e ele (comunidade) comigo.

No entanto como costumam deixar o povo no vácuo (ver quantidade de tópicos não resolvidos), optei pela pior solução - não aprender e não ensinar sobre minha dificuldade.

Quantos podem ter tido a mesma visão na mesma situação ou em situação similar?

Claro que o suporte - bom rápido e assertivo - em fóruns não é o único diferencial de uma distro.

Mas por certo o Debian seria muito mais difundido se as coisas melhorassem por aqui.

Abraços .
Sim, parece que ficamos isolados; mas na mira de quem sabe se partilhar-mos o que vamos fazendo com vista a uma solução. Se eventualmente essa é uma prática comum por aqui, não alinho! Numa página "pública" do facebook que por acaso encontrei, ainda estou à espera que respondam ao meu pedido de integração no grupo desde há dias! Não recordo que antes uma coisas destas demorasse tanto..., mas pronto, vou vendo onde posso pedir ajuda, ajudar, partilhar, etc. Em último caso, fico-me pela pesquisa mesmo.

O primeiro patamar importante está superado, que é usar o sistema, o resto vai com o tempo, ainda que não seja mais rápido, o que interessa é chegar lá, porque se esperei tanto tempo para poder usar este sistema, a forte vontade associada ao seu uso supera perfeitamente este tipo de coisas. Obrigado.
Parabéns pela iniciativa!!
URL de Referência