Fórum Debian

Versão Completa: Como Salvar/Recuperar o Grub? (RESOLVIDO)
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá amigos,

Tenho uma dúvida quanto à um procedimento, tenho 2 HD's em meu computador, um hd com Debian e outro com windows XP, sempre realizei o seguinte procedimento, instalo o windows e depois o Linux e instalando o GRUB na MBR.

Vou migrar meu windowsXP para windows 7, ou seja, vou formatar o hd onde está o windowsXP e instalar o win7.

Minha dúvida é, como fazer isso da maneira correta sem denificar o grub, como salvá-lo da morte?

Obrigado!

1. Boot por um LiveCD ou LiveUSB qualquer.
  2. mount -t ext3 /dev/sda2 /mnt
  3. grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Assumindo que use o sistema de arquivos ext3, seu disco seja SATA, e a instalação do seu Linux esteja na segunda partição do primeiro disco.

Um abraço.
sistematico Escreveu:
  2. mount -t ext3 /dev/sda2 /mnt
  3. grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Assumindo que use o sistema de arquivos ext3, seu disco seja SATA, e a instalação do seu Linux esteja na segunda partição do primeiro disco.

Um abraço.

Obrigado pela ajuda, no caso são dois hds mesmo, não particionados, um hd inteiro para cada sistema, o que está o windows é hda1 e o que está o debian hdb1 se não me falha a memória.
Os dois são ide, então os passos ficariam assim:

2. mount -t ext3 /dev/hdb1 /mnt
3. grub-install --root-directory=/mnt /dev/hda[/list]

Estou certo? errei alguma coisa? comi bola...rs
Vou fazer isso então, vou deixar o tópico aberto caso alguém tenha mais sugestões, mas vou usar sua dica, se der este final de semna mesmo, depois posto o resultado aqui e se correr tudo bem fecho o tópico.

Abraços!
Mais simples ainda, nem precisa de LiveCD, instale o grub no 2º(Linux) disco ao invés do 1º(Windows), instale o Windows normalmente no 1º disco, depois altere a ordem de boot pela BIOS(dar boot pelo hdb), entendeu?

Cuidado com jumpeamento e ordem de boot na BIOS, porque as letras hda e hdb podem mudar.

Abraço.
Boa idéia, assim que eu fizer o procedimento posto aqui os resultados.

Obrigado!
Primeiro faça um backup da MBR:

Código:
dd if=/dev/sda bs=448 count=1 of=/path/to/backup.mbr

Instale o windows em sua devida partição e depois restaure o GRUB

Código:
dd if=/path/to/backup.mbr of=/dev/sda
Se algo acontecer com a ajuda do amigo sistemático, voce pode procurar o Super Grub para restaurar o Grub na MBR.

http://www.supergrubdisk.org/
Olá amigos,

Agradeço a ajuda e as dicas, está mensagem é só para informar que ainda não realizei o procedimento (falta de tempo), ainda não instalei o windows 7, e tbm não estou com muita pressa para fazê-lo pq utilizo muito mais o Debian, o windows xp em meu computador pessoal está praticamente esquecido, entre outros motivos que me desmotivam a instalar o windows 7 pelomenos por enquanto, mas assim que eu tiver tempo e coragem posto os resultados aqui neste tópico mesmo.

Agradeço aos amigos mais uma vez pelo interesse e ajuda, abraços!
Pode não ser a melhor opção, mas com certeza é a mais fácil. Eu sou um dos desenvolvedores do Epidemic GNU\Linux e criamos um script para recuperar o grub. Voce baixa o Epidemic 3.1 (atenção somente a partir desta versão) roda o live cd e no modo texto faz o comando:

Código:
# egrub /dev/hdx

Sendo "hdx" sua partição. É só isto e ele vai recuperar o grub do Debian. Fiz o isto este final de semana e recuperei o grub do Debian.
Boa noite amigos!
Primeiramente quero agradecer a ajuda de todos!

Quero dizer que tomei coragem e formatei o Windows XP, migrei para Windows 7 e tive que reinstalar o GRUB.
Quero também deixar aqui minha experiência, com a intenção de poder ajudar aqueles que tenham a mesma dúvida que eu tive, o procedimento que realizei foi bem simples.

1- Dei boot pelo DVD de instalação do Debian
2- No "Installer Boot Menu", escolhi "Advanced Options" [Enter], selecionei "Modo Grafico de Recuperação" [Enter]
3- Fui seguindo adiante, selecionei o hd onde estava o diretório raiz, [avançar], até aparecer uma tela com varias opções dentre elas "reinstalar/restaurar GRUB" uma coisa assim.
4- Escolhi onde seria instalado o GRUB, no meu caso hd0, [confirmar]
5- Pronto, instalado, só reiniciar a maquina.

Quanto ao Windows 7, instalei em meu computador, um P4 3.0HT com 1GB de ram e acreditem se quiser, ficou mais rápido que o XP, mas não tão rápido quanto o Debian claro...kkkk

Abraços!
URL de Referência