Fórum Debian

Versão Completa: Dual boot com Mandriva
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá!
Este é meu primeiro post no fórum. Vamos lá!
Tenho o Mandriva instalado no computador. Meu hd estava dividido assim:
sda1 (/ ), sda5 (swap) e sda6 (/home).
Fui instalar o Debian e, durante a instalação, redimensionei a partição sda6 liberando 20 GB, de forma que nesse espaço instalei o sistema (deixei ele fazer a tabela de partições no espaço livre criado. Ele criou uma swap, uma / e uma /home. Fiquei com duas swap no disco, mas tudo bem...). Bom, depois da instalação tive que resolver o problema do grub no Debian, porque ele não configurou o Mandriva corretamente. Resolvido isso surgiu um outro problema. O computador inicializa o Debian normalmente, reconhece as partições, tudo bonitinho. Meus arquivos estão todos lá, não perdi nada. Porém, quando vou inicializar o Mandriva acusa erro. Não consegue montar a partição sda6. Tanto no boot do Mandriva como rodando pelo Debian o comando fsck na partição recebo a seguinte mensagem:

The filesystem size (according to the superblock) is 26236145 blocks
The physical size of the device is 21362425 blocks
Either the superblock or the partition table is likely to be corrupt!

Como posso corrigir isso? Como reparo a partição?
Pesquisei um tanto, mas não consegui solucionar.
Alguém pode me ajudar?
Desde já agradeço!
Um abraço,
Geraldo
o que aconteceu é que tu modificou as partiçoes que o mandriva acha que é algum erro, pois não está mais configurado o fstab corretamente.

é bem provável que a partição esteja configurada para ser reconhecida pelo UUID

poste aqui os dados do arquivo /etc/fstab
Oi Caveira!

Obrigado pela ajuda. Desculpe por ter sumido, eu comecei num trabalho novo e fiquei sem tempo...

Bom, de qq forma resolvi o problema do jeito mais tosco: perdi tudo tentando arrumar (sim, fiz backup de tudo antes!) e reinstalei o Debian e o Mandriva. Antes eu fiz as partições com o livecd do Gparted. Aí foi tudo bem!

Obrigado, um abraço,

Geraldo
Oi Caveira!

Obrigado pela ajuda. Desculpe por ter sumido, eu comecei num trabalho novo e fiquei sem tempo...

Bom, de qq forma resolvi o problema do jeito mais tosco: perdi tudo tentando arrumar (sim, fiz backup de tudo antes!) e reinstalei o Debian e o Mandriva. Antes eu fiz as partições com o livecd do Gparted. Aí foi tudo bem!

Obrigado, um abraço,

Geraldo
URL de Referência