Fórum Debian

Versão Completa: RESOLVIDO Problemão no kde!
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bom galera, fiz uma burrada das feias aki:

Deixei o programa de captura de imagem das minhas cameras de segurança aqui gravando direto, e encheu o HD!

Assim que isso aconteceu, começou a dar erro no computador, mas de inicio eu não havia percebido porque....

quando reiniciei que começaram os problemas!

Antes de entrar o kde, aparece o splash da nvidia, e quando vai entrar na seção, ele vai pra tela de login do kde (a minha seção está programada para entrar direto, sem senha nem nada!)

Quando eu coloco a senha do user, ele pisca a tela e volta pra tela de login!!!

Já deletei um monte de giga do hd, mas o problema insiste...

Se eu tento logar por meio de console (usando o comando startx), ele quase entra no meu login...ao menos o ponteiro do mouse da minha seção normal do kde chega a aparecer, mas a tela fica toda preta e não acontece nada...

Já tentei logar no console como root, dá o mesmo erro!

peguei alguns erros da tela do console:

"error: server is already active for display 0...if this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock and start again"

Outros erros:

xkbcomp reports: bad lenght in CompatMap Output file /var/tmp/server-0.xkm removed...waiting for X server to shutdown FreeFontPath: FPE /usr/share/fonts/X11/misc refcount is 2 should be 1: fixing

Alguma dica?
Citar:"error: server is already active for display 0...if this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock and start again"

isso quer dizer que ja tem um X rodando, que provavelmente é o KDM.
Você deve pará-lo antes de executar startx.

tente o comando
Código:
invoke-rc.d kdm stop

e depois tente startx no console novamente. Caso o erro persista,
Código:
rm -rf /tmp/.X*
aconselho vc entrar na home de seu user, executar
Código:
ls -la
encontre todas as pastas relacionadas ao KDE e remova-as.

Provavelmente você conseguirá entrar no X.
Você pode também executar
Código:
dpkg-reconfigure kdm
Bom, o comando invoke não foi reconhecido, então usei kdm stop...

Deu aquele erro que eu reportei, então fiz o comando indicado:

rm -rf /tmp/.X*

E dei um startx de novo:

Aconteceu a mesma coisa (ficou com o ponteiro do mouse da minha seção, mas tela preta).

dei um ctrl+alt+f2 e consegui encontrar dois erros diferentes:

(EE) Screen Screen1, doesn't exists: deleting placemento
(EE) failed to load module V4L2 (module does not exists, 0)

O que devo fazer?
Oi,
Parece que esse tal de V4L2 é relativo à webcam.
Sobre o Screen Screen1, vi num outro forum que poderia ser problema do xorg.conf ou driver do video. O cara recompilou o driver e tudo voltou ao normal. Se der, tenta trocar o driver do video pra vesa e veja o que acontece.
Você já tentou criar um novo usuário e entrar no ambiente gráfico com ele?
startx -- :2
Um abraço,
sassa
Bom galera, parece q a coisa tá pegando...

apagar os arquivos .kde da pasta home/supercharger, tirar a seção screen1 do xorg, trocar o driver pra vesa e tentar se logar com startx -- :2 não resolveram o problema...

engraçado que nem o vesa e nem tentar se logar com startx -- :2 resolveram o problema...

será q terei que reinstalar o driver da placa de video???
Mas você tentou criar um novo usuário (adduser teste)?. Como você disse que o seu login é automático, a única forma seria criar um novo usuário, dar um ctrl+alt+f2, por exemplo, logar com o novo usuário(teste) e tentar o startx --: 2.
Com isso, você teria certeza de que o problema não é na sua conta e sim algo bem mais complicado.
Consegui criar outra conta...criou (obviamente) um ambiente padrão do kde...

O problema está mesmo é na minha conta principal...

Alguma dica?
Então, não tá tudo perdido.
Acho que o melhor a fazer seria copiar o conteúdo da sua sua conta para outra área, por exemplo cp /home/minha_conta /home/minha_conta_org, obviamente fazendo isso como root. Apagar o conteúdo da conta original, deixando apenas o diretório /home/minha_conta e tentar logar novamente. Isso faria com que o kde achasse que você está se logando pela primeira vez e irá criar um ambiente default. Aí, seria ir copiando o que interessa do backup.
DRAGSTERTUNER

Pelo visto vc conseguiu logar com o usuário recém criado, então receio que você nao tenha deletado todas as confs de ambiente do kde do usuário principal.

Crie um usuário e antes de logar no kde verifique o conteúdo da home deste user usando ls -la.
Logue no kde com este usuário (pela primeira vez) e em seguida encerre a sessão.
Volte ao terminal, verifique os diretórios criados pelo kde e remova-os da sua conta com problema.
Pessoal, resolvido!

Valeu pela ajuda!
dragster

qual foi o método utilizado para se chegar à solução?
fiquei curioso.
Foi assim:

Fiz um backup da minha pasta /supercharger (da home/supercharger). Depois, apaguei todo o conteúdo dessa pasta e joguei lá todo o conteúdo de um user que eu criei. Depois, colei o conteúdo da pasta /supercharger pra lá e ele acessou o kde...

Por esse método, eu perdi todas as confs do kde (com exceção dos ícones da área de trabalho). Mas o kde foi rápido de reconfigurar...

Quanto ao problema de vídeo, eu descobri que não havia nada de errado...o kde estava trabalhando por padrão com a resolução máxima permitida pelo monitor...então, quando eu diminuia a resolução, dava erro em alguns jogos...daí eu configurei as fontes do kde para ficarem um pouco maiores e continuei trabalhando com a resolução máximo do monitor...daí os jogos que não estavam funcionando voltaram a pegar!

:wink:
URL de Referência