Fórum Debian

Versão Completa: Compilar ZoneMinder
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá a todos,
Estou com o Lenny 5.01 instalado e tenho agora a árdua missão de configurar o ZoneMinder.
Estou esbarrando na compilação. Baixei os pacotes das versões 1.23.2, 1.23.3 e 1.24.2, nesta última dá o erro que se segue quando rodo o make:
celeron-srv:/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2# make
make all-recursive
make[1]: Entrando no diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2'
Making all in src
make[2]: Entrando no diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2/src'
if g++ -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -I/usr/include -I/usr/include -Wall -Wno-sign-compare -fno-inline -I/usr/include -frepo -g -O2 -MT zm_ffmpeg_camera.o -MD -MP -MF ".deps/zm_ffmpeg_camera.Tpo" -c -o zm_ffmpeg_camera.o zm_ffmpeg_camera.cpp; \
then mv -f ".deps/zm_ffmpeg_camera.Tpo" ".deps/zm_ffmpeg_camera.Po"; else rm -f ".deps/zm_ffmpeg_camera.Tpo"; exit 1; fi
zm_ffmpeg_camera.cpp: In member function âvirtual int FfmpegCamera::PrimeCapture()â:
zm_ffmpeg_camera.cpp:84: error: âerrnoâ was not declared in this scope
zm_ffmpeg_camera.cpp:88: error: âerrnoâ was not declared in this scope
make[2]: ** [zm_ffmpeg_camera.o] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2'
make: ** [all] Erro 2
celeron-srv:/NT_Download/ZoneMinder-1.24.2#

Toda ajuda será extremamente bemvinda.

Grato,
Já a versão 1.23.3 dá o erro que se segue durante o make:

celeron-srv:/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3# make
make all-recursive
make[1]: Entrando no diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3'
Making all in src
make[2]: Entrando no diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3/src'
g++ -DHAVE_CONFIG_H -I. -I.. -I/usr/include -I/usr/include -Wall -Wno-sign-compare -g -O2 -MT zm_mpeg.o -MD -MP -MF .deps/zm_mpeg.Tpo -c -o zm_mpeg.o zm_mpeg.cpp
zm_mpeg.cpp: In destructor âVideoStream::~VideoStream()â:
zm_mpeg.cpp:283: error: cannot convert âByteIOContext**â to âByteIOContext*â for argument â1â to âint url_fclose(ByteIOContext*)â
zm_mpeg.cpp: In member function âdouble VideoStream::EncodeFrame(uint8_t*, int, bool, unsigned int)â:
zm_mpeg.cpp:325: warning: âint img_convert(AVPicture*, int, const AVPicture*, int, int, int)â is deprecated (declared at /usr/include/ffmpeg/avcodec.h:2463)
zm_mpeg.cpp:325: warning: âint img_convert(AVPicture*, int, const AVPicture*, int, int, int)â is deprecated (declared at /usr/include/ffmpeg/avcodec.h:2463)
make[2]: ** [zm_mpeg.o] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3'
make: ** [all] Erro 2
celeron-srv:/NT_Download/ZoneMinder-1.23.3#
A versão 1.24 realmente eu nao consegui fazer funcionar também...

A versão 1.23, sugiro que vc faça o que eu fiz:

baixe da net (não consigo colocar aqui o link do arquivo .deb pq o servidor aqui do trabalho bloqueia um monte de páginas...) um arquivo .deb do zoneminder 1.23 e instale...

Depois de instalar esse .deb, você pega o outro arquivo que vc tem aí (aquele .tar.gz) e compila ele, atentando para algumas peculiadridades:

1º >> em primeiro lugar, quando vc for compilar, não esqueça de configurar ele com a opção --with-ffmpeg, porque o .deb que vc instalou não configurou essa opção por padrão.

2º Eu bati muita cabeça com o ZM...no fórum do ZM, eu reportei um bug (pra achar meus posts lá, procure por dois usuários: DRAGSTER_TUNER e securstore) que acontece se vc estiver usando o V4L2.

Se vc estiver usando o V4L2, você terá que fazer o seguinte para o zm funcionar:

1º pare o serviço (se vc instalou tudo direitinho, ele vai estar programado para arrancar no boot!) não estou em casa, então não lembro do comando certo...era algo do tipo /etc/init.d zoneminder stop ou algo do gênero.

2º Abra o xawtv (se vc não tiver, terá que instalar). No xawtv, clique com o botão direito e mude o formato de vídeo de PAL para ntsc. depois clique com o direito de novo e mude o composite para alguma câmera tua que esteja funcionando (composite 0, 1 ou qq outra). Assim que vc vir que a tua câmera tá colorida no xawtv, feche o programa, e reinicie o serviço do zoneminder.

3} agora abra o browser e configure o zm....lembre-se que infelizmente vc terá que fazer esses 3 passos toda vez que reiniciar o computador....se vc ler meus post no forum do zm, verá que isso tudo que eu to te falando que precisa fazer se dá devido a uma incompatibilidade do programa com o v4l2, segundo um usuário de lá me reportou...

4) por último e o mais principal...depois de instalar o zm, não faça a mesma cagada que eu:

viewtopic.php?f=3&t=10399

Preste atenção para ele não encher seu hd, se vc for deixar ele gravando direto...

Abraços!
Já baixei estes pacotes e também dão erro na instalação por não encontrarem alguns pacotes de que dependem. No 1.23.3, por exemplo, não acha uma série de pacotes. Um deles é libavformat1d e também libavcodec1d.
Saí catando estes pacotes e quase consegui, porém chegou num ponto que as dependências ficaram impossíveis de serem sanadas.
Sim, estes pacotes .deb que consegui são destinados ao Ubuntu, que acredito que não deveria dar problema.
Por acaso você está usando o Lenny, ou alguma versão anterior? Pois com o Etch eu havia conseguido compilar. Só tenho os CDs NetInst do 4.0 e não instala mais porque trava na busca pelos mirrors.
No momento vou tentar instalar o Ubuntu 9.04 e ver se tenho mais sorte. Depois avalio a possibilidade de voltar pro Debian. Apesar de que o ideal é que esta máquina fique apenas como servidor do CFTV.
Vou dar notícias assim que avançar no processo.
Como dizia nosso amigo jack, vamos por partes:

1º Eu tinha aqui 2 .debs, um do ubuntu e outro do amd64...tanto faz usar um quanto outro...

2º Estou usando a versão testing.

3º Se vc está com muitos problemas de dependências, verifique no teu sources.list se tua lista de repositorios não está misturada...nada de misturar stable/testing/unstable e/ou lenny/squeeze/sid
Não. Minha lista não é híbrida. Aponta apenas para stable.
Mas como disse anteriormente, instalei o Ubuntu 9.04 e com o pacote 1.24.1.deb do ZM consegui resolver todas as dependências e tá funcionando que é uma beleza!
Vou ficar com este Ubuntu e num release posterior do Lenny volto a experimentar, até a 5.0.2 nada feito.
Ah! Sim, obrigado pela ajuda.
URL de Referência