Fórum Debian

Versão Completa: Comportamento estranho do samba (ou do linux)
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Não sei se estou na párte certa do fórum, mas vamos lá.

Gente, eu criei uma partição de backup e a mapeei pelo samba.
Só que, para melhorar a segurança eu mapeei a partição como somente leitura.
Eu tinha feito isso antes de configurar o samba e quando eu resolvi configurar o samba eu tinha me esquecido desse detalhe.

Bom, ontem eu fui fazer o backup das minhas fotos e a copia ocorreu sem problemas nenhum. Quando fui guardar o meu diretório de músicas, me foi retornado uma mensagem de falta de espaço.

Ok, mas eu tenho 180G para backup e a pasta de fotos tem 12G e de música 15G.

Quando fui ver no linux o que tinha acontecido, descobri a minha partição root estava lotada. Mas eu estava usando apenas 6,8G dessa partição. Ainda tinha muito espaço. Por que ela estava lotada?

Fui checar a minha partição de backup para ver se estava tudo ok com os arquivos e para minha surpresa, ela estava vazia!

Outro comportamento estranho foi que quando apareceu a mensagem de disco cheito, eu copiei as fotos para a partição de dados (+ de 500G de espaço). Depois, no linux, via terminal, eu copiei a pasta música de Dados para Backup. E o linux copiou !

Mas a partição de backup ficou vazia e a de root lotada.

com isso, eu cheguei a conclusão que o Samba ou o prórpio linux, ao perceber que a partição estava setada para apenas leitura, ele copiou os dados para a partição root.

Se for isso mesmo, aonde o linux guarda esses dados?

Na partição root, eu fui pasta por pasta e somei os seus tamanhos, e tudo totalizou 6.827 MB. Ou seja, eu não achei onde foi parar esses arquivos que estão lotando a minha partição.

Alguém tem alguma suspeita do que seja isso?

Bom, eu uso no desk um ubuntu 8.10 e o notbook é um MacBook!

Como eu posso achar o que deve está lotando o meu hd?
Descobri. Como eu suspeitava, o samba escreveu na partição root o que deveria ter escrito na partição de backup porque não conseguiu mapear essa partição.

Agora, a dúvidda é: o que eu faço para o samba não escrever na partição raiz?
Esse é um problema que eu tenho em outro lugar. Quando o mapeamento cai, o samba escreve no diretório onde foi mapeado ao invéns de lançar um erro. Existe alguma forma de resolver isso?
URL de Referência