Fórum Debian

Versão Completa: Squid corrompendo
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Blz galera. Estou com o seguinte problema. Instalei um proxy/firewall debian 5. Ele funciona bem durante uns 5 dias. Depois apresenta aquela tela na inicialização pedindo para passar o fsck (digite password para executar a manutenção ou control +D para continuar). As vezes corrompe o Squid. Tipo, não acessa nenhuma página. Eu tenho que parar o squid, excluir o cache. E sempre dá erro na exclusão do swap.state (acho que é isso). Acusa um erro de NFS corrompido. Já formatei e reinstalei tudo. Troquei o HD achando que poderia ser físico. Mas o problema persiste. Se alguém puder me dar uma luz eu pago uma coca.
Olá Rodrigo,

Qual é a versão do Squid? Só existe o proxy instalado ou este servidor é utilizado para algum outro serviço?

Att

André Luiz
André Luiz, o Squid é versão 2.7 stable3. Não é usado prá nada além de proxy/firewall
Olá,

Veja o arquivo /var/log/squid/cache.log, ele pode conter algumas infos importantes, mas um dos principais fatores pode ser configuração incorreta, veja se existe o parâmetro visible_hostname e como está setado.
Vou verificar spikey e posto na segunda feira
spikey, o cache.log é gigante. nem sabia o que procurar. mas no dia em que ele corrompeu tem assim:

Fatal: storageUfsDirDirOpenSwapLog: failed to open swap log.
Squid Cache )Version 2.7.STABLES3): terminated abnormaly.
CPU Usage: 0.168 seconds = 0.124 user + 0.044 sys
Maximum Resident Size: 0 KB

E tem sim a seguinte linha:
visible_hostname proxy

Pq vc perguntou dessa linha spikey?
Certo, para facilitar o monitoramento, você pode usar o comando tail com a opção -f, agora sobre estar ocorrendo isso, tente limpar o cache e depois recriar:

Código:
/etc/init.d/squid stop

rm -rf /var/spool/squid/*

squid -z

/etc/init.d/squid start
pois é spikey, quando eu limpo o cache e recrio ele funciona mais uns 4, 5 dias. Depos corrompe de novo. Ouvi dizer que se passar o fsck naquela manutenção solicitada no boot ele corrompe/altera os diretórios. Tem como desativar aquela tela de solicitação?
Então, creio que não seja isso, mas essa manutençãose não me engano é e feita pelo pacote initscripts, porém não recomendo remover. Agora uma outra questão a ser vista, é o tamanho do arquivo store.log, se não me engano ele não pode ter mais de 2GB , é uma limitação do Squid.
O que devo fazer então spikey? Um script para limpar o cache automaticamente?
Um script seria uma solução para tentar solucionar o problema provisoriamente. Está ocorrendo do arquivo store.log ficar muito grande?
procurei o store.log, não achei. Nem o meu squid.conf faz referencia ao store.log. Mas o cache.log e e swap.state estão bem grandes
Ele deveria ficar em /var/log/squid, por desencargo utilize o locate ou find:

Código:
updatedb

locate store.log
URL de Referência