Fórum Debian

Versão Completa: Grub lento: Filesystem is NOT clean
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2
Toda vez que dou boot no meu debian ele está bem lento, fica carregando o grub lentamente e durante as mensagens de boot diz filesystem is NOT clean e aparece um monte de linhas. Como se eu estivesse desligado o pc errado. Já reiniciei o pc com outra partição linux (no Mandriva) e dei o comando reiserfsck --check na partição que está o debian, depois reniciei e não apareceu o problema, mas logo em seguinda desliguei e liguei novamente e tava o problema tudo de novo.
O que pode ser?
tem coisa muito importante nesta partição? se tiver faça um backup e execute o fsck:
# fsck -y /dev/sda1
dmatrix Escreveu:tem coisa muito importante nesta partição? se tiver faça um backup e execute o fsck:
# fsck -y /dev/sda1

É onde está instalado o meu XP. O que ocorre se eu der esse comando?
Veja como está minhas partições.
Código:
Xblade:/home/adilson# fdisk -l

Disk /dev/hda: 122.9 GB, 122942324736 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14946 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x000a935e

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1        2616    21012988+   7  HPFS ou NTFS
/dev/hda2            2617       14946    99040725    f  W95 Ext'd (LBA)
/dev/hda5            2617        7838    41945683+   b  W95 FAT32
/dev/hda6            9146       10451    10490413+  83  Linux
/dev/hda7           10452       10583     1060258+  82  Linux swap / Solaris
/dev/hda8           10584       13195    20980858+  83  Linux
/dev/hda9           13196       14071     7036438+  83  Linux
/dev/hda10          14072       14946     7028406   83  Linux
/dev/hda11           7839        8491     5245191   83  Linux
/dev/hda12           8492        9145     5253223+  83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco

Onde o hda1 win xp - hda5 fat32 - hda6 / do debian - hda7 swap - hda8 home debian - hda9 / do mandriva - hda10 home mandriva - hda11 / do kuruminNG - hda12 home KuruminNG.
vc deve dar esse comando na partição que está apresentando essa mensagem, veja no dmesg qual é ela. Se for a da partição do xp então vc deve abrir o windows e executar o chkdsk. Esse comando não deveria danificar a partição mas nunca se sabe o que ele pode encontrar. O comando que passei é um exemplo, não que vc tenha que dar ele nesta partição.
Seria isto aqui nessa linha:
Código:
27.333742] ReiserFS: hda6: replayed 131 transactions in 20 seconds
Esta partição hda6 é onde está instalado o meu debian, por disse que tive que ir numa outra dist (mandriva) para aplicar o comando reiserfsck --check /dev/hda6, como disse acima, e depois a primeira vez que liguei o debian após esse comando o filesystem estava limpo, mas depois que reiniciei novamente o pc e tava com o mesmo problema de novo. Me ocorreu aqui: será que não seria pelos problemas de dependência no gnome no qual pus num outro tópico?
Veja o arquivo gerado completo:
Xblade:/home/adilson# dmesg > dmesg.out && gedit dmesg.out
Arquivo anexado.
vc tem no fstab a montagem automática outras partições? tipo ntfs ou fat? tente desabilitar essas linhas e faça os testes de boot depois de corrigir a hda6.
dmatrix Escreveu:vc tem no fstab a montagem automática outras partições? tipo ntfs ou fat? tente desabilitar essas linhas e faça os testes de boot depois de corrigir a hda6.
Sem sucesso, fez da mesma maneira que anteriormente, depois do reiserfsck --check /hda6 na primeira vez que entra no debian esta tudo ok, mas depois de reiniciar e entrar novamente esta com o mesmo erro. Então habilitei a única partição windows que tinha no fstab o hda5 com fat32 que não é onde está instalado o xp, ele está em hda1 com ntfs, pois o problema certamente não é esse.
Agora estive pensando comigo e não me lembro bem, então num tenho certeza mais me parece que esse problema começou depois que tentei instalar um tal texasflood na esperança que melhorasse ainda mais o tempo de boot, mas não tive sucesso na instalação porque num conseguia logar com usuário nenhum, aliás só exite o meu, digitava a senha e só dava senha incorreta, tentei entrar por modo texto mas não entrava, ficava com a tela preta, nem com ctrl+alt+F2. Então tive a idéia de entrar no Mandriva que também é 64 bits e dar um chrrot em hda6 onde está o debian e dar o comando de deistalação do programa. Feito isso o sistema caiu automaticamente como se tivesse reiniciado, daí em diante me parece que ficou como está agora.
humm...esse caiu sei não...será que num marcou o hd e agora ele tem blocos com defeito nesta partição? pode ser que o sistema está gravando dados em cima destes blocos. Talvez tenha que executar alguma ferramenta de disco que marque esses blocos como bad.
dmatrix Escreveu:humm...esse caiu sei não...será que num marcou o hd e agora ele tem blocos com defeito nesta partição? pode ser que o sistema está gravando dados em cima destes blocos. Talvez tenha que executar alguma ferramenta de disco que marque esses blocos como bad.
Qual seria essa ferramenta?
do reiserfs mesmo, não tenho mais utilizado esse tipo de formato por causa desses problemas mesmo, mas tente ver se esse comando funciona e resolve o problema aí:
# fsck.reiserfs /dev/hda6 --rebuild-tree
dmatrix Escreveu:do reiserfs mesmo, não tenho mais utilizado esse tipo de formato por causa desses problemas mesmo, mas tente ver se esse comando funciona e resolve o problema aí:
# fsck.reiserfs /dev/hda6 --rebuild-tree
Então, tive que reinstalar o debian por causa de um problema de blocos defeitusos na partição em que o debian estava instalado, depois de rodar uns comando de badblocks e reiserfsck não tive mais acesso a essa partição, tendo portanto de formatá-la e reinstalar o lenny novamente. Obrigado pela ajuda.
OBSERVAÇÃO: QUAL O FORMATO VC ACHA MELHOR USAR - EXT2, EXT3, RESERFS, ETC...
pela mor de dios não foi por causa do comando que passei que vc perdeu tudo né??
Bom eu ainda utilizo o EXT3 por causa da sua compatilibilidade com os demais sistemas, programas e a facilidade de recuperação de dados, mas já existe o EXT4 só que ainda não tive a oportunidade de conhece-lo.
dmatrix Escreveu:pela mor de dios não foi por causa do comando que passei que vc perdeu tudo né??
Bom eu ainda utilizo o EXT3 por causa da sua compatilibilidade com os demais sistemas, programas e a facilidade de recuperação de dados, mas já existe o EXT4 só que ainda não tive a oportunidade de conhece-lo.
Não já tinha antes de ler essa mensagem já feito esse comando e outros como badblock bla bla bla e algo deu errado.
Já ouvi falar deste ext4 pela net, mas quando será incorporado ao debian? será que já exite alguma distro usando esse sistema de arquivos?
Veja aqui tem uma matéria sobre o EXT4 e até ensina com compilar um kernel (novo) com suporte ext4. --> http://www.guiadohardware.net/artigos/ext4/
Páginas: 1 2
URL de Referência