Fórum Debian

Versão Completa: Boot do Windows no login do Linux
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bom, to com um pipino aqui no trampo.
Tenho um computador com o Windows instalado e com 2 ou até 3 terminais, ou seja, 1 torre pra 3 monitores e assim, com 3 usuários.
Porém, é obrigatório ter um dualboot do linux com winxp.
Só que, só aparece alguma coisa na tela dos terminais, quando aparece a tela de login.
Ou seja, até lá, nada de imagem na tela.
Minha idéia intão, seria adicionar na tela de login do linux, uma opção de reiniciar o PC e entrar no XP automaticamente.

Alguma outra sugestão referente a essa é bem vinda.
Qualquer dúvida, a vontade . . .
num sei se entendi direito mas se vc mandar reiniciar o sistema através de um dos terminais os demais terminais tb reiniciam?? Essa torre tem 3 placas de video e na bios da máquina qual delas está definida como primária? nesta primária num aparece o menu do grub?
Quase isso.
Ele tem na verdade 3 saídas de vídeo, porém Ñ necessáriamente 3 placas.
Uma onboard e uma off com 2 saídas.

Porém, quando boota o sistema, o video da onboard é desabilitado, e fica somente as 2 dos terminais.
Como tem a obrigação de se ter um dualboot com XP e Linux, e só aparece imagem na tela quando aprece a tela de login, estava pensando em colocar uma espécie de atalho no menu de login do linux, pro PC reiniciar e bootar pelo XP.
Visto que a tela de escolha do boot ñ apareceria pra escolher qual sistema usar.

É aquele esquema de multiterminal que a M$ lançou
e na bios chegou a verificar quem dispositivo de video está definido como primário? se existe essa opção de escolha, é nele quem o menu do grub vai aparecer, já verificou quanto de timeout está definido para a aparição do menu do grub? vc consegue ver as linhas de mensagens do carregamento do kernel ou só vê direto a tela de login?
No PC ja foi td verificado.
Procuro uma opção via software pelo fato de ñ poder abrir o PC pra qualquer alteração
acho que via software vai ser dificil pois quem gerencia a exibição do menu não gráfico é a bios e depois de carregado o kernel, num tem como chamar o grub novamente sem ser reiniciando.
Ñ é chamar grub, mas sim colocar na tela de login a opção de reiniciar o PC e entrar no windows automaticamente
talvez o pacote grub-choose-default ajude a fazer isso, para colocar essa opção no gdm teria que ser chamada através de uma das teclas Fx. Aqui num deu pra testar esse pacote pois estou com o grub2 no qual é incompatível com esse pacote.
Ummmmm.....interessante.
Ele bootaria direto pro linux e na tela de login eu teria uma opção de reiniciar o micro direto no Win?
Ou durente o boot no grub eu celecionaria uma tecla pra ser a opção de cada OS?

Tipo:

F4 pra Linux e F9 pra Win.

Isso?
No caso, seria tipo uma alternativa ao bootcamp da Apple qnd se tem o Win instalado num Apple.
não, a alteração seria processada no gdm ou kdm ( janela de login). Mas o ideal mesmo seria visualizar a tela do grub mesmo, talvez vc deveria tentar instalar o lilo e ver se ocorre o mesmo problema.
Com certeza vai, pelo fato de só aparecer imagem nas estações qnd aparece a tela de login, mas se nesse caso ele aparece alteração no boot, já é um grande adianto
parece que num dá pra chamar uma rotina com Fx, vc está usando o gdm ou kdm?
se for o gdm, localize o /etc/gdm/gdm.conf edite ele e localize se possue a linha:
[daemon]
RebootCommand=/sbin/shutdown -r now

faz um teste substituindo pelo
grub-choose-default
assim teste se na janela de login ao chamar o reboot se aparece algo para redefinir o grub.

outra dúvida, o linux é ubuntu?
se for dá uma olhada no arquivos de configuração do grub /boot/grub/menu.lst
se num tem umas linhas com:
## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
hiddenmenu

se existir então comente essa linha hiddenmenu.
O ubuntu define o boot para ele como padrão e ele só aparece se vc teclar ESC dentro dos 3 primeiros segundos na inicialização.
Linux educacional, parece muito o kurumin
É Debiano de qlq manera
Mas acho q o pessoal da positivo, que fornece a máquina, já descobriu um mini sistema pra dar o boot antes do Win e Linux, e por ele escolher qual sistema usar.

SEria algo +o- assim que eu estava procurando
URL de Referência