Fórum Debian

Versão Completa: Depois de atualizar imagem do kernel, não dá boot.
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá pessoal...

Estava disponível uma atualização da imagem do kernel. Executei a atualização e depois que reiniciei o pc, dá um erro no boot, onde não acha a partição com a imagem do kernel. O erro é mais ou menos assim:

Check root= bootarg cat /proc/cmdline
or missing modules, devices: cat /proc/modules ls /dev

ALERT! /dev/sda1 does not exist. Dropping to a shell!

BusyBox v1.1.3 (Debian 1:1.1.3-4) Built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

/bin/sh: can't access tty: job control turned off
(initramfs)_"

Já verifiquei no menu.lst e as configurações estão corretas. Já pesquisei em tudo que foi canto e não achei nada coerente. Então gostaria que alguém pudesse me ajudar.

E isso não é a primeira vez que acontece... a um mes atrás aconteceu a mesma coisa... e eu achei que tinha dado pau e formatei o pc. Agora eu vi que não é pau naum, talvez seja um bug mesmo ou sei lá o q...

Eu uso lenny, e a versão do kernel é 2.6.26-1-amd64
Meu hd é sata...

Alguém me ajude... Obrigado!!!
Pesquisei mto no google e tentei um monte de alternativas que encontrei, mas nehuma foi útil...
E isso parece ser mesmo um bug do kernel... quando eu usava o etch não dava problema... os kernel's mais novos parecem estar indo na contra mão do progresso do linux, ou então seja uma falha dos próprios desenvolvedores do debian, pois pelo que pesquisei, a maior frequência de relatos desse problema é com o debian e mais ainda com o ubuntu(talvez por ele ser mais usado)...

Espero que ainda possa aparecer alguém com uma solução... vou fazer um reparação da minha instalação, pois preciso usar o pc... mas pelo jeito isso vai ocorrer de novo assim que eu atualizar a imagem do kernel... então uma solução ainda vai ser bem vinda...

Abraço!!!!
parrudo não imagino o que pode estar acontecendo com vc mas sempre fiz atualizações do kernel e nunca tive problemas, inclusive já fiz ate atualização do sistema inteiro o que é mais critico e tambem não tive problemas, o que eu faria se fosse vc é ter instalado pelo menos 2 kernels vc pode ter um basico tipo um 386 e usar um outro como padrão e ir atualizando ele, se tiver problema na atualização vc poderá usar o outro enquanto procura a solução para o seu problema, aproveitando deixa eu te fazer uma pergunta, o seu disco é SATA? pois parece que ele não esta achando o /dev/sda1.
sim, o disco é SATA...

Já verifiquei no grub e no fstab, e ambos estão configurados para buscar por sda1, que é a minha partição do sistema...
parrudo, ha varios relatos na net sobre problemas com o SATA, talvez vc precise habilitar algum modo no seu kernel para que funcione, mas é estranho que funciona em um e não na atualização, mas como eu disse eu deixaria 2 kernels assim se o problema acontecer novamente pelo menos vc não fica na mão e ainda pode testar alguma outra versão para ver se o problema se resolve.

Só uma experiência, tente colocar hda1 quem sabe ele reconhece e funciona, eu já tive instalações que reconheceram como hda no Debian e como sda no Ubuntu, acho que testar não custa nada.
bom... acho que vou voltar a utilizar o etch... é mais seguro, apesar de já estar bem desatualizada as versões de muitos pacotes.
Apesar do lenny ser até mais estável que muitos estáveis de outras distribuições, acho melhor esperar mais um pouco... pois não dá pra ficar com o sistema "quebrando" a cada nova atualização... não vou arriscar de novo...
Instalei outra distribuição(opensuse) para fazer uma investigação do meu problema. Observei que dentro da pasta /dev existe uns arquivos sda, sda1, sda2 e sda3, que são referentes às minhas partições. Também observei que o link /bin/sh aponta para o arquivo /bin/bash...
No meu debian, apoś dar o problema de boot, subi o cd do ubuntu e verifiquei que não existia os sda, sda1, sda2 e sda3 que falei acima, e creio que era por isso que não achava a partição para montá-la. E o link /bin/bash apontava para /media/disk...
Creio que quando fiz a atualização da imagem, estes arquivos sda foram apagados, e provavelmente o link /bin/sh foi modificado... acho que seja isso, não sei, estou apenas indo pela lógica...
Também vale lembrar que, quando fiz a atualização, outros vários pacotes também foram atualizados, e me lembro que o instalador me fez algumas perguntas sobre alguns arquivos de configuração, como smb.conf e mais uns dois que não me lembro o nome, pergunatando se eu queria manter a versão atual destes ou se queria instalar a versão do mantenedor do pacote. Eu escolhi a versão do mantenedor para todos... aí eu pergunto: será possível que estas versões do mantenedor tenha feito essas modificações no meu sistema??????

Estou achando que isto é que me causou o problema!!!

O que é mais aconselhável nestes casos de escolher manter a versão atual de um arquivo de configuração ou instalar a versão do mantenedor????????

Aguardo mais comentários e esclarecimentos dos amigos do fórum...

Abraço!!!
Se vc for só atualizar o kernel num vale a pena, + se vc estiver pensando em reinstalar, vc pode usar uma versão testing com o último kernel disponível:

http://www.debian.org/devel/debian-installer/

Abraços!
Parrudo, a solução eu não tenho pra te dar, mas quero aproveitar o tópico para dizer que há algum tempo tive problemas com um HD SATA da Seagate (barracuda) e acabei devolvendo na loja e pegando um Samsung porque o debian etch (qdo ainda era testing) não reconhecia a barracuda.
Não cheguei a pesquisar solução para isso, mas na época lembro de ter visto algumas opções pra colocar na linha de boot do menu.lst para reconhecer as barracudas... não deram certo comigo...

Com relação a atualização, hoje (com HD Samsung) atualizo tudo que sai pra atualizar, inclusive kernel, e nuna tenho problema... tenho Ubuntu no desktop e Debian Lenny em alguns servidores.
Então... o meu hd também é samsung.

Como eu disse no meu último post, acho que o problema não é de reconhecimento de hd, pois instala e funciona normalmente. O problema pode estar na hora de atualizar, estão sendo modificadas algumas configurações do meu sistema que na hora do boot, não acha o caminho da partição...
Instalei ontem o lenny novamente, e logo que comecei a usar já apareceu uma atualização da imagem do kernel. Eu fiz a atualização e não teve problema nenhum... reiniciei e tudo normal.
Vou ficar de olho nas próximas atualizações quanto àquelas perguntas que falei: "instalar a versão do mantenedor ou manter a que está instalada...", pois acho que o problema está é ai!!!
URL de Referência