Fórum Debian

Versão Completa: Lenny não inicializa após atualização do sistema [RESOLVIDO]
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá amigos!
Estou com um problema sério aqui, mas espero que não seja difícil resolver.
É o seguinte, sempre atualizei meu sistema pelos comandos apt-get.
Ontém a noite, tentando resolver problemas de outra natureza, sob orientação do amigo dmatrix, que tem sido muito atencioso (viewtopic.php?f=7&t=14077&start=75), acabei atualizando o sistema pelo aptitude, achando que não haveria problema. Na verdade agora vi que fiz uma besteira, e que aparentemente faz diferença sim que comando vc usa.
Hoje de manhã, descobri que o sistema não está inicializando, não reconhece mais a partição.
Recebo a mensagem:
Código:
Booting 'Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-686'
root (hd0,6)
Error 22 no such partition
Press any key to continue
Estou noutro computador, mas preciso corrigir isso o quanto antes. Preciso do meu Lenny para trabalhar.
Grato pela atenção!
Zac.

OBS: Tenho o Squeeze noutra partição. Consigo acessar o sistema e entrar no terminal, com Alt+F2. Será que dá pra corrigir por aí?
Esse Squeeze está com um problema, nem tenho usado. O gráfico carrega, mas quando o KDE inicia, a tela fica toda preta, e não dá pra sair disso. Enfim, isso não é prioridade agora. Se der pra resolver pelo terminal, melhor.
Se não for possível, tenho um live cd do squeeze também.
Grato.
Ok, consegui resolver o problema.
Vejam que coisa estranha.
Ao atualizar o sistema, por alguma razão obscura o aptitude alterou a configuração do arquivo /boot/grub/menu.lst
Eu suspeitei disso por já ter tido um problema semelhante uma vez, quando instalei o Squeeze noutra partição. O grub estava funcionando, afinal o menu aparecia, e eu consegui carregar o Squeeze normalmente.
Então entrei no Squeeze e verifiquei o menu.lst do Lenny. O nome das partições estavam alterados e havia uma repetição de seções completamente desnecessária:
Código:
## ## End Default Options ##

title           Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-686
root            (hd0,2)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda3 ro quiet
initrd          /boot/initrd.img-2.6.26-2-686

title           Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-686 (single-user mode)
root            (hd0,2)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda3 ro single
initrd          /boot/initrd.img-2.6.26-2-686

# title         Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-1-686
# root          (hd0,6)
# kernel                /boot/vmlinuz-2.6.26-1-686 root=/dev/hda7 ro quiet
# initrd                /boot/initrd.img-2.6.26-1-686

# title         Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-1-686 (single-user mode)
# root          (hd0,6)
# kernel                /boot/vmlinuz-2.6.26-1-686 root=/dev/hda7 ro single
# initrd                /boot/initrd.img-2.6.26-1-686
Essas duas últimas seções que estão comentadas são desnecessárias. Fora isso, as duas de cima, que já foram corrigidas, estavam como as debaixo. Notem as diferenças no nome das partições (hd0,2 estava como hd06; sda3 estava como hda7).
Isso é realmente estranho, e não deveria ter acontecido com uma simples atualização.
Depois de corrigido o arquivo, reiniciei o sistema, mas o Lenny ainda não inicializou. Então pressionei a tecla 'e' no menu do grub, e vi que os nomes não estavam corrigidos no grub. Editei-os ali mesmo, como já havia feito uma vez, e mandei 'bootar'.
O problema foi resolvido.

A sorte é que eu encontrei um velho tópico meu no Debian User Forum (http://forums.debian.net/viewtopic.php? ... 37#p288137), e ali eu tinha certinho os nomes das partições. Senão teria demorado ainda mais.
Enfim, perdi minha manhã, mas está resolvido.
Abraços,
Zac.
Quando há atualização de pacotes, geralmente os arquivos de configuração são alterados mesmo. Às vezes pergunta-se se preferimos manter a original, mas nem sempre.
Puxa! Sério? Estranho...
Isso nunca havia me acontecido numa atualização de pacotes.
Vc acha que tem relação com o fato de eu ter sempre usado o apt-get e agora ter usado o aptitude?
Fiz uma breve pesquisa e vi que a maioria considera o aptitude mais eficiente.
Qual sua opinião?
Grato,
Zac
Pois é, eu tenho a mesma dúvida sobre o aptitude x apt. Para o Etch e para o Lenny, sei que a recomendação oficial era usar o aptitude em substituição ao apt, no entanto para o upgrade do Lenny pro Squeeze a recomendação era apt em vez de aptitude.

Atualmente, pra uso diário no Squeeze, eu ainda não encontrei nenhum posicionamento definitivo, li apenas que ambos utilizam a mesma lista de dependência e agora não faz mal ficar alternando a utilização entre eles. Ou seja, você pode instalar um pacote com apt e removê-lo com o aptitude sem medo dos conflitos de dependências que ocorriam no Lenny.
Olá renatov,
Agradeço os esclarecimentos!
Como uso Lenny, vou experimentar o aptitude daqui pra frente.
Só não consigo achar natural que uma atualização de pacotes altere as configurações de arquivos de sistema. Isso me parece problemático, e bem inconveniente.
Abraços,
z.
prezado amigo zac acho que na atualização de seu sistema voce atualizou o source e ou headers e ou o proprio kernel, por isso foi gerado uma nova configuração do grub-legancy lá no menu.lst.
URL de Referência