Fórum Debian

Versão Completa: Como monitorar Serviço do Windows com Nagios
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá pessoal, blz?

Meu nagios está funcionando blzinha (Debian Etch).

Estou monitorando disco, memória tudo ok nos Windows 2k Server porém, eu preciso urgente monitorar alguns processos, como é o procedimento?

Por ex. o nome do processo é SUV_SRV.exe, tentei com o check_nt mas não consegui.

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigado!
Bom, já que ninguém respondeu eu vou colocar a resposta que encontrei sozinho lendo o maldito manual RTFM! rs..

Para monitor o estado de um serviço

## Monitora o serviço IISADMIN
define service{
use generic-service
host_name hostname
service_description IIS Admin
check_command check_nt!SERVICESTATE!-d SHOWALL -l IISADMIN
}

## Para monitorar um processo específico (que não tenha serviço por ex.)

define service{
use generic-service
host_name hostname
service_description SQL_p
check_command check_nt!PROCSTATE!-d SHOWALL -l sqlservr.exe
}

Onde sqlservr.exe é o nome do processo que aparece no gerenciador de tarefas.

Fácil fácil Piscada
Isso pode ser resolvido também com o check_snmp_process

check_snmp_process -H host -C community -n serviço.

Att,

Gustavo Oliveira
Oi gente,
Sou nova tanto no forum quanto na utilização do Nagios e estou com algumas dúvidas que tem a ver com a duvida desse topico.
Vamos lá... estou com o Nagios-myslq versao 2.3 instalado numa maquina virtual (VMWare) que está rodando o Debian(o Debian roda na maquina virtual, pq o servidor está com win 2003 server =D). Toda a parte de instalação (tanto do Nagios, quanto do apache e do MySQL) já está feita e concluida, já cadastrei os hosts juntamente com seus grupos, etc. Já consigo visualizar um mapa gráfico da rede que cadastrei, mas minha dúvida é: como eu faço para adicionar serviços em cada host? Por enquanto só consegui por o PING (que já vai por default), mas gostaria de monitorar serviços especificos do host (tentei encontrar um modo de por os comandos acima descritos mas não consegui, já que toda a linha de comando do Debian esta pela maquina virtual). Ah e ainda mais, em todos os hosts está instalado o win 2000 e o 2003 server (é a rede da empresa que trabalho =)) e gostaria de monitorar os serviços que rodam automaticamente em cada um desses hosts para que quando um desses serviços parasse eu fosse avisada.

Alguem pode me ajudar plissss? xD
Obrigada desde já=)
URL de Referência