Fórum Debian

Versão Completa: Boot gráfico com o debian 4.0 lenny
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
estou com o debian 4.0 lenny para instalar em um notebook mas queria saber como instalo o boot gráfico nele pois está com o kernel 2.6.25
dá um olhada no wiki do forum sobre splashy

http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Splashy
olá gente!

eu já instalei e desinstalei várias vezes, fiz várias alterações que encontrei na net e não consigo fazer o splashy funcionar.

quando dá o boot, a mensagem diz algo do tipo para usar o splashy em "multi-user runlevel" é preciso adicionar "splash" e um válido framebuffer no "kernel command line" (algo do tipo hehe)

quando eu uso o comando "splashy test" a tela fica escura como se fosse entrar o teste mas volta e dá a mensagem:
"Splashy ERROR: Couldn't splashy_start_splashy(). Error -3"

o que posso dizer é que tentei várias coisas que encontrei para tentar resolver e nada funcionou. estou meio cansado e não lembro exatamente tudo que fiz hehehe

se alguém tiver idéia do que pode ser isto, e como tentar resolver...
agradeço!!!

tô usando o lenny, kernel 2.6.24, intalei o splashy pelo apt-get.
também tentei instalar pelo repositório unstable, mas ele fica todo escuro e não mostra a imagem do tema.

abraço.
Você não leu o link que o dmatrix postou.
sistematico Escreveu:Você não leu o link que o dmatrix postou.

Amigo!
Eu li vários links, que muitos colaboradores postaram.
Seu comentário iria ajudar se você colocasse qual o link exato está sugerindo, ou se soubesse como ajudar na dificuldade.

Digo novamente que tentei instalar e reinstalar algumas vezes e fiz muitas configurações que foram sugeridas em vários posts nacionais e internacionais. Fiquei cansado e já não sabia mais o histórico que tinha feito Alegre

Agradeço a preocupação!!
Abraço.
Amigo, esse tópico só tem um link, siga ele e poste sua dúvida em caso de erro.
Tá!
sistematico,

Deixa eu explicar direito porque percebo que você não entendeu.

Quando eu disse que tentei vários links e li vários posts e tentei várias configurações até gastar várias horas e ficar cansado, significa que eu já olhei o wiki, já segui os passos, já tive erros e já postei minha dúvida.
Ah! E além do wiki, já procurei outros posts tentando localizar algum relativo ao erro!!

Bom! Agora penso que ficou claro que eu não estou apenas pedindo que alguém venha aqui e faça as configurações para mim.

Se alguém tiver alguma idéia positiva, ou contribuição em relação ao erro que postei...
Agradeço.

Abraço!!!
olha, vou lhe dar uma sugestão para instalar o splashy, só que utilizarei uma imagem que sei que funciona, vamos lá:
Primeiramente adicionamos no sources.list do sistema o repositório do novo Debian-cdd, o BRDesktop:
# echo "deb http://brdesktop.org/debian snapshots main" >> /etc/apt/sources.list
feito isso faça o update da lista de pacotes:
# aptitude update
e instale os pacotes:
# aptitude install brdesktop-artwork-gnome brdesktop-artwork-grub brdesktop-artwork-splashy

obs: esteja certo de que num possue nenhum pacote de outro boot gráfico instalado senão vai dar problema.

Mude a janela de inicio, para isso acesse o menu Sistemas > Administração > Janela de inicio de sessão e marque o do BRdesktop por exemplo, existem vários interessantes, mas escolha esse primeiramente.
[attachment=2]
Agora vamos mudar a janela de boot na inicialização para um com barra progressiva (splashy)
[attachment=1]
Para que isso ocorra vc precisa editar o menu.lst do grub adicionando na linha do kernel as opções "quiet splash vga=791"
[attachment=0]
Feito!
dmatrix obrigado pela ajuda!
só tem um detalhe que fiquei devendo ali acima (completamente culpado)
esqueci de mencionar que uso lilo e não grub.
e também uso driver da nvidia e não vesa (lembrei agora)

não sei se esta tentativa se encaixa no meu caso, se sim posso tentar.
e também não sei se o driver está influenciando (alguma coisa relacionado ao framebuffer)

só me diz se posso tentar isso com o lilo sem prejudicar nada que eu faço.

obrigado!
eu usei isso em uma máquina com nvidia (driver proprietário) e grub, não sei dizer se vai funcionar com lilo.
Cara, realmente, acho que seu problema esta relacionado ao lilo, em relação ao Grub depois que a gente instala o splashy, basta inserir um comando no menu.lst do Grub, mas no Lilo não sei como se faz, acho que vc deve alterar alguma coisa no Lilo.
obrigado tcribeiro pelo toque, eu acredito também que possa ser relacionado com o lilo.
ainda não estou na fase do desistir do splashy, mas já pensei nisso hehe

mas fiz o seguinte...

baixei a última versão stable (lenny 5.0) com data de janeiro e reinstalei o debian (não só por causa do splashy hehe)

reinstalei o sistema todo e instalei o splashy pelo apt, mas dessa vez deixei apenas com um usuário no sistema (não sei se isso tem relação ainda) pois eu utilizo no mínimo dois usuários, um meu e outro geral para outros usarem o pc

aparentemente funcionou.
feitas as configurações no lilo agora aparece a imagem do boot da seguinte maneira:
primeiro aparece a imagem default e em seguida aparece a imagem que eu troquei (não sei pq ainda aparece a default do pinguim se eu mandei substituir, mas td bem!)
só que aparece a imagem mas não sai mais disso. não inicia o debian, fica travado na imagem. a barra de progresso não modifica e fica congelado.
percebi que depois de algum tempo esperando para ver se vai iniciar ou não eu aperto o botão de desligar no gabinete e o sistema desliga.

não sei o que acontece ali pois a imagem esconde se há alguma mensagem.

talvez não seja para eu usar o bootsplash mesmo hehehe.

para eu conseguir voltar a usar o debian (já que não passa da imagem) eu dou boot com o kurumin, edito o lilo para comentar a linha do append, e ao dar o comando lilo aparece o erro:
FATAL: raid-setup: Stat("/dev/hda")

não faço idéia do que é isso e não tive muito sucesso pesquisando na net, então para gravar o lilo na mbr eu entro com o cd de instalação do debian (netinst) escolho o modo de recuperação e consigo gravar o lilo e voltar para o debian (ufa!!)

digitando "splashy test" em um terminal eu consigo ver a imagem e a barra de progresso, mas daí... congela tudo, não consigo ou não sei como voltar, daí... reset na máquina!!

levei bastante tempo e tentativas para descobrir isso tudo e conseguir voltar a usar sem precisar perder o que já estava feito. quando a gente encontra problemas o pensamento começa a ficar pesado Alegre
mas agora consigo testar possibilidades e continuar trabalhando sem ter que instalar tudo de novo.

se alguém tiver alguma dica, ou souber o que está acontencendo agradeço...

abraço!
URL de Referência