Fórum Debian

Versão Completa: Configurar GRUB triple boot Debian, Vista e Mac OS X86
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Buenas!

Primeiramente, para evitar possíveis problemas, gostaria de deixar bem claro que não estou fazendo apologia ao uso do Mac em PCs e não irei satisfazer a curiosidade de ninguém sobre como instalá-lo. E como diz no InsanelyMac, usa-se esta versão somente para testes domésticos que após serem feitos, deve-se desinstalar o Mac.

Venho por este tópico tentar resolver um problema. Tenho instalado em um hd sata o Vista. Em um outro hd pata tenho instalado em uma partição o Debian Etch e na outra o Mac. Nesse caso hdb1 swap, hdb2 / e na próxima partição o Mac.
Deixei para instalar o Debian por último. Durante a instalação do GRUB, que está instalado no MBR do hd pata, reconheceu somente o Vista e automaticamente criou a entreda no menu.lst. Mas disso todo mundo sabe.
O problema é fazer bootar a partição do Mac.
Já tentei adicionar uma entrada no menu.lst como abaixo:

title MAC
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

No mesmo menu.lst, a partição do linux está como: root (hd0,2).

Já tentei trocar o 0 por 1, por 2, por 3.. mas nada dá certo...

Alguma sugestão?

Abraços
posta a saída do comando no hd que tem o mac:
# fdisk -l
A partição onde está o MAC é a /dev/hdb2.

Disk /dev/hdb: 81.9 GB, 81964302336 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9964 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x5e3ac299

Dispositivo Boot Start End Blocks Id System
/dev/hdb1 1 124 995998+ 82 Linux swap / Solaris
/dev/hdb2 * 2795 4112 10582708+ af Desconhecido
/dev/hdb3 125 1340 9767520 83 Linux
/dev/hdb4 1341 2794 11679255 83 Linux
ixi...acho que vai ter que adicionar o suporte para essa partição no kernel e recompilar. Tá usando o kernel 2.6.18 né?
Não. Estou usando o kernel 2.6.25-2 que vem junto com o testing do Debian Lenny de semana passada (25/08/08 ).

Então é preciso instalar um módulo para reconhecimento do sistema de arquivos do MAC? Eu achei que precisasse somente indicar a partição bootável no GRUB e ele lançaria sem problemas...

Se tu souberes como fazer, me ajudaria por favor?!

Obrigado!
ah kernel bom, então tenta modificar o grub, parece que vc apontou para a partição errada muda para :
title Mac OS
root (hd1,1)
makeactive
chainloader +1

porque a partição está no segundo hd e não no primeiro como colocou (hd0,1). Não está utilizando o grub 2 né?
Estão assim as configurações atuais do meu grub, que é versão 1.5:

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.25-2-686
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.25-2-686 root=/dev/hdb3 ro quiet
initrd /boot/initrd.img-2.6.25-2-686

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.25-2-686 (single-user mode)
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.25-2-686 root=/dev/hdb3 ro single

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Windows Vista Home Premium
root (hd1,0)
savedefault
makeactive
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
chainloader +1

Veja que a parte que lança o Debian o root está como hd0,2. A partição do MAC está no mesmo HD... Por isso que acho deva ser hd0,0 ou hd0,1 ou hd0,3 para o MAC... Já que estão no mesmo HD...
HD1, como tu podes ver mais abaixo, está o Vista. Em outro HD que só tem partição win...

Vou fazer uns testes aqui alterando o grub e posto os resultados.

Obrigado!
Bah tchê... nem sei o que dizer...

Mas agora funcionou!

Deixe-me explicar como aconteceu:

Quando criei esse tópico estava com tudo instalado já, Vista, Mac e por último Debian. Essa semana tive um problema em um dos hds onde estavam instalados o Mac e o Debian. Excluí todas as partições, zerei o hd e reinstalei -mais precisamente ontem- primeiro o Mac e depois o Debian novamente no mesmo hd. E voltei a tratar do assunto aqui no fórum. Agora quando fui refazer a configuração do GRUB, conforme havia dito na mensagem anterior, setei o root do Mac como (hd0,0) e deu erro. Voltei ao Debian e reconfigurei o GRUB agora com o root do Mac como (hd0,1) e FUNCIONOU!
Muito estranho... já que da primeira vez havia feito isso e as confiruações de partição no hd foram as mesmas comparando com agora. Talvez porque o hd estava com problema, sei lá.

O importante é que agora está funcionando o TRIPLE BOOT! Vou colocar abaixo meu menu.lst:

## ## End Default Options ##

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.25-2-686
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.25-2-686 root=/dev/hdb3 ro quiet

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.25-2-686 (single-user mode)
root (hd0,2)

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Windows Vista Home Premium
root (hd1,0)
savedefault
makeactive
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
chainloader +1

title MAC OS X86 10.4.8
root (hd0,1)
makeactive
chainloader +1

Claro que estas configurações estão definidas de acordo com a tabela de partições da minha máquina. Mas dependendo de cada caso, é só mudar o root indicando para outra partição até dar certo, já que está comprovado que funciona!

Desculpem o encomodo e obrigado pela atenção dmatrix!
mesmo assim tá confuso isso aí, talvez os flats dos hds estejam invertidos na placa mãe, aí o master pode estar na ide2 pois veja:
root (hd0,2)

aqui existem 2 definições o root apontando para o hda partição 2 e o kernel está apontando para o hdb partição 3, por isso depende muito de onde está o bootloader do mac e do debian.
É que não tenho hda... O primeiro HD MASTER no IDE0 da minha placa mãe é onde está instalado o Linux e o Mac, ou seja, no caso do grub, hdb = hd0.
Tenho sim o sda que é meu HD SATA. Talvez o linux teha feito confusão nisso... não quis colocar junto sda e hda, por isso colocou sda e hdb. Então a indicação por números aponta o hd0 para o hdb que realmente é o primeiro master no IDE0... Que está bastante particionado (4).
O bootloader do Mac está na partição do Mac, no mesmo hd em que está instalado o Linux em cujo bootloader está no MBR. E o do Win no sata sda...

Mas agora está tudo resolvido e funcionando, que é o mais importante!

Valew a força mais uma vez!
por curiosidade como está configurado o arquivo:
cat /boot/grub/device.map
Bem como eu havia dito:

debian:/home/felipe# cat /boot/grub/device.map
(hd0) /dev/hdb
(hd1) /dev/sda

Abraço
Isso aconteceu pq vc estava colocando o MAC na partição errada... lembre-se que podemos criar somente 4 partições primárias e várias lógicas (sem limite). Basta seguir o mapinha no próximo grub:

Código:
Padrão    GRUB
/dev/hda1     (hd0,0)
/dev/hda2     (hd0,1)
/dev/hdb1     (hd1,0)
/dev/hdb2     (hd1,1)
URL de Referência