Fórum Debian

Versão Completa: Reinstalando xp sem detonar o linux
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2
Eu tenho um pc com 3 partições(1 pro winXp sp2, outra pro Debian e outra pra dados). Acontece que da noite pro dia meu xp deu pau, depois de selecionar ele na tela do Grub o sistema entra numa tela preta e a luz do hd fica piscando sem parar.

Já tentei dar boot com o cd de instalação do xp e rodar o scandisk, mas não deu certo. O linux debian ta funcionando normal, ele até enxerga as outras partições.

Eu já estou desistindo de tentar recuperar o o xp, acho que vou ter mesmo que fazer o backup dos dados e formatar a partição do windows, a pergunta que fica eh: Como reinstalar o Xp sem prejudicar o linux?

Ouvi falar que se for reinstalar o Xp ele vai apagar a MBR e o linux vai ficar flutuando no espaço sideral, o que fazer ? Posso fazer o backup dos dados que estão na partição do xp na partição que eu uso pra dados ?
Olá amigo, estes dias tive um problema parecido, o problema não é o Windows apagar o MBR e sim o Grub todo.
Aonde esta o grub em sua máquina?
Em uma partição própria?
Na partição do Windows ou na do Linux?
Faz um tempo que não mecho no linux, não me lembro onde instalei o grub, como faço pra saber? Só me lembro de ter instalado primeiro o xp, depois o linux. Ai instalei o grub.
Ah ta, se instalou o linux depois provavelmente o grub esta na partição do Windows.

Formatando você perderá o grub, mas sem problemas.

Você terá que fazer o seguinte:
Pelo Linux fazer um backup do grub.
Formatar o Windows, instala-lo novamente e após finalizar o linux não será mais visualizado, nem o Grub.
Ai você da um boot pelo live cd e restaura o grub.

Você pode seguir este tutorial:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verD ... odigo=9458

Falou T +
Blz fiz o backup do Grub, só mais uma dúvida, eu fiz o backup de alguns arquivos que estavam na partição do windows para outra partição que eu uso só para dados, fiz isso no linux. Será que todos os arquivos foram copiados corretamente, quero dizer, o linux não corrompeu nenhum arquivo ? Eram muitos arquivos, os que eu abri estavam OK, mas alguns poucos não puderam ser copiados.

Outra coisa, aqui em casa tem 2 pcs, acontece que o outro só tem o windows, tem como eu compartilhar uma pasta no linux pra o outro pc enxergar essa pasta e copiar os arquivos de backup ? os dois pcs estão conectados, mas eu só conseguia compartilhar dados de windows para windows.
JohnMirolha Escreveu:Blz fiz o backup do Grub, só mais uma dúvida, eu fiz o backup de alguns arquivos que estavam na partição do windows para outra partição que eu uso só para dados, fiz isso no linux. Será que todos os arquivos foram copiados corretamente, quero dizer, o linux não corrompeu nenhum arquivo ? Eram muitos arquivos, os que eu abri estavam OK, mas alguns poucos não puderam ser copiados.

Outra coisa, aqui em casa tem 2 pcs, acontece que o outro só tem o windows, tem como eu compartilhar uma pasta no linux pra o outro pc enxergar essa pasta e copiar os arquivos de backup ? os dois pcs estão conectados, mas eu só conseguia compartilhar dados de windows para windows.

Como você mesmo disse os únicos arquivos que deram problemas foram os que não puderam ser copiados.

Não conheço nenhum caso do linux corrompendo arquivos, mesmo que sua partição seja NTFS, mas neste caso você tem que ter o ntfs org instalado ai.

Agora para você colocar o Linux e o Windows na rede, você precisará instalar o Samba no Linux.
Veja este Tutorial:
http://www.guiadohardware.net/artigos/s ... licativos/
Acabei de formatar a partição do windows, deu uma trabalheira pra instalar ele denovo, ele não estava conseguindo ser instalado numa partição fat32, então eu tive que formatar usando NTFS.

Agora eu estou na dúvida se aquele backup que eu fiz da MBR vai funcionar, já que eu mudei o formato da partição do windows de fat32 pra ntfs.

Usei aquele tutorial que tu me mandou, fiz o backup num disquete com o comando:

dd if=/dev/hda of=/floppy/mbr bs=512 count=1

Eai, posso restaurar a MBR sem medo de ser feliz?

vou usar o comando pra restaurar:

dd if=/floppy/mbr of=/dev/hda bs=446 count=1

posso?
Eu acho que vou usar os comandos que vi num tópico do forum que ensinam como recuperar o grub:

mount /dev/hdaX /mnt
chroot /mnt
grub-install /dev/hda

só uma dúvida, o cara diz que vc tem que dar boot pelo cd de instalação do linux e rodar esses comandos, como eu vou digitar esses comandos se o cd de instalação fica rodando um monte de coisa e nem me da chance de escrever essas paradas?
Cara, peguei um exemplo em um tópico e ferrei com meu linux.

Ele dizia para dar um boot com o live cd, ai fiquei esperando aonde eu ia digitar isso, e reinstalo o linux.

Ai pensei em uma forma de nunca mais passar por este problema, fiz o seguinte:

fiz uma partição para o bot /boot
uma pro linux e por último instalei o windows.

Então se der pau no Linux ou Windows não precisarei mais mecher no grub.

OBS: Quando vc instala o Windows por último ele apaga a MBR, ai vc tem que recuperar usando o Super Grub.
Putz, deve haver uma solução mais fácil, eu já tenho todas as partições formadas, não da pra criar mais partições como vc fez.

Hehehe, ao contrário de vc, eu não esperei pra ver o que ia acontecer quando todas aquelas paradas do cd estavam carregando, meti o dedo no botão do reset e rezei pro windows estar no lugar certo, tomara que o linux antigo tmb esteja bem.

Alguém aí que já usou o cd de instalação do linux pra recuperar o Grub, por favor, dê uma luz, o que agente precisa selecionar no cd de instalação do linux pra rodar os comandos ? sem precisar reinstalar o linux, é claro!

Quando agente perde o Grub os caras dizem pra gente rodar o cd de instalação, como se fosse a coisa mais normal do mundo, e nem explicam o que agente precisa fazer direito, por pouco eu não instalei o linux denovo!
JohnMirolha Escreveu:Ouvi falar que se for reinstalar o Xp ele vai apagar a MBR e o linux vai ficar flutuando no espaço sideral, o que fazer ? Posso fazer o backup dos dados que estão na partição do xp na partição que eu uso pra dados ?

Sim, ele apaga a MBR.
Sim, você pode fazer um backup dos dados que estão na partição do XP, pra partição de Dados.

Após reinstalar o XP, ele vai entrar direto.. antes dele entrar, vc tem que colocar um Live CD de Linux, como o Kurumin, Ubuntu ou Slax, por exemplo..
após carregar o Live CD, você tem q rodar os comandos no terminal, pra recuperar o GRUB.

No nosso wiki tem:
http://wiki.forumdebian.com.br/index.ph ... om_Live_cd

Após executar esses passos, quando vc reiniciar o PC, vai aparecer o GRUB. Se aparecer só o Linux pra selecionar, aí é só vc entrar no Linux, e editar o arquivo menu.lst, adicionando a linha pra chamar o Windows no GRUB.
Meu amigo, os comandos eu já conheço, o problema é O QUE eu devo selecionar no cd de instalação do linux pra poder digitar os comandos.

Porque da outra vez que eu tentei dar boot pelo cd de instalação, uma tela ficou carregando um monte de dados, pediu informação de idioma, do teclado, o nome do computador, informações da rede.

Eu quero o prompt pra digitar os comandos, se eu deixar o cd de instalação rodar até o fim ele vai instalar o linux denovo, ou não ? Eu quero o prompt, só isso. O que eu tenho que selecionar no cd pra aparecer o prompt, pra eu digitar os comandos e recuperar o Grub ?

Só pra auxiliar, eu tenho o cd de instalação do Debian, é por ele que eu quero recuperar o Grub.
J0N47H45 Escreveu:Após reinstalar o XP, ele vai entrar direto.. antes dele entrar, vc tem que colocar um Live CD de Linux, como o Kurumin, Ubuntu ou Slax, por exemplo..
após carregar o Live CD, você tem q rodar os comandos no terminal, pra recuperar o GRUB.

No nosso wiki tem:
http://wiki.forumdebian.com.br/index.ph ... om_Live_cd

LIVE CD, conhece?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_CD

Um LIVE CD, roda sem a necessidade de instalação..
Não falei pra usar o CD de instalação, e sim um LIVE CD.
Quando vc coloca um LIVE CD, vc não tem q selecionar nada.. ele entra e carrega o sistema a partir do CD!
Após carregar o sistema com um ambiente gráfico.. GNOME ou KDE provavelmente, você abre um terminal e dá os comandos
Perdão, eu pensava que era a mesma coisa (live cd e cd de instalação), pelo jeito vou ter que gastar outro cd virgem pra poder gravar esse live cd, mas só uma dúvida, depois que o live cd carrega, vai aparecer o prompt pra eu digitar os comandos ? não precisa selecionar nada de especial pra aparecer o prompt ?

Da outra vez que eu mandei o cd de instalação do linux pensando que era o live cd, será que ele danificou o linux, eu me lembro de ter ido até a etapa que ele pede detalhes da rede, daí eu falei, não é possível ele vai instalar o linux denovo, então eu mandei um reset. Será que até esse ponto não rolou nada ?
hmm..
vai carregar um ambiente gráfico normalmente, como o que carrega quando vc entra no Linux instalado aí.
Aí só vc ir no menu dele, procurar pelo terminal e abrir..
Páginas: 1 2
URL de Referência