Fórum Debian

Versão Completa: como realizr boot com tfp e restaurar uma imagem com dd
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Primeiramente esse é o primeiro tópico que abro aqui na comunidade, se estou postando no lugar errado me desculpem. Bem o meu problema é o seguinte:
- Peguei um trabalho em um desses telecentros de inclusão digital. nesse telecentro possui 1 servidor linux, com alguns clientes que também são linux.

- deverei criar com o DD um arquivo de imagem do HD de uma das máquinas cliente e do servidor ambos os arquivos de imagem ficarão armazenados no servidor. Essa imagem será usada no caso de alguma máquina "dar pau" e a agente não vai precisar instalar tudo de novo e o mesmo vale para o servidor.

- Acontece que essas máquinas clientes, cujo o hardware são identicos, não possuem drivers de disquetes e nem de CDs. É aí que o meu problema começa.

- o rapaz que coordena o telecentro quer que eu configure as máquinas clientes para darem boot via rede com o tftp e então pegar a imagem do servidor e instalar nos clientes.

- A minha duvida é:
1 - como criar um kernel para que as máquinas possam dar boot via rede com o tftp?
2 - o arquivo com a imagem do hd já será passado para as máquinas via TFTP ou após o boot as máquinas terão que pegar o arquivo de imagem via NFS ou SSH? ou o proprio dd possui um comando para pegar arquivos de imagem armazenados remotamente e instalar no hd local?
ex: dd if= ip_da_maquina_remota/dir/arq_imagem.img of=/dev/hda_local ?. Bem não sei, por isso peço a ajuda de vcs. isso é URGENTE!!!! pois tenho que entregar esse servidor pronto nesse sábado. Por favor me ajudem. Obrigado
Rapaz.. que problemão.... o tempo.. vamos por partes...

Primeiro você tem uma configuração no servidor e outra nas estações certo?

No servidor você vai ter que ativa o serviço de DHCP e também o de BOOTP (procure mais sobre isso)

Nas estações vai ficar +- assim:

Linux instalado no HD com praticamente todas as partições montadas como somente leitura, assim a probabilidade de dar par é drasticamente reduzida, deixando apenas o /home, /tmp, /var e swap como leitura e escrita e o primeiro boot pelo disco rígido na bios... e configure na bios a placa de rede para dar boot pela rede usando uma imagem bootp, assim quando der pau no hd entre na bios e deixe o primeiro boot para rede, o servidor irá fornecer o ip para a estação e carregará na RAM o kernel e aplicativos mínimos, assim você consegue restaurar sua estação... o truque esta na configuração do bootp.. procure mais no google que tem bastante coisa...

E nos mantenha informados para ir ajudando na medida do possível
Primeiro queria a gradecer pela resposta, vamo lá:

Citar:Primeiro você tem uma configuração no servidor e outra nas estações certo?

Certo tanto o servidor quanto as estações vão possuir o linux instalando fisicamente no hd. As imagens armazenas no hd servirá no caso de problemas com as máquinas para podermos restaurar o SO e como os clientes não possuem nem drive de disquete e de cd, isso deve ser feiro via rede.

Citar: No servidor você vai ter que ativa o serviço de DHCP e também o de BOOTP (procure mais sobre isso)

Quanto ao dhcp sem problema, mas a minha dúvida é em relação ao BOOTP, existe um pacote pra ser instalado via apt-get? se sim, essa imagem BOOTP que vc falou já vem instalado com o pacote? E na sua opnião é melhor usar o TFTP ou o BOOTP?

Pode deixar que irei procurar e qualquer coisa informo aqui no fórum. Mais uma vez grato pela ajuda
Estava pesquisando e vi que o BOOTP é usado para a máquina receber um endereço ip do servidor, com isso o próprio servidor dhcp do Debian pode desempenhar esse papel. E o servidor TFTP é utilizado para disponibilizar uma imagem de inicialização para a máquina cliente, em face disto queria saber aonde posso encontrar essa imagem de inicialização?

Por favor gente quem souber dá uma luza aí o quanto antes. flw
quando você configura o bootp ele pede os drivers da placa de rede do cliente para gerar esse boot, depois com esse arquivo em mão você vai na estação e grava isso, normalmente com um disquete e ativando uma opção de boot na bios...
Pois é o problema é que essas máquinas não possuem nem drivers de disquetes e nem de cd's
bom... pelo menos para a configuração inicial você vai precisar, porque nem todas as bios suportam fazer esse upload de pendrives... pegue uma só para testar e coloque um drive de disquete e veja se funciona...mas você vai ter que fazer isso nas outras também se funcionar.. depois remove....
vc tem algum tutorial falando a respeito disso? pra vc gerar esse disquete como é q faz existe algum comando pra gerar esse disquete? A placa-mãe de todas as máquinas suportam boot via pxe, então eu ainda vou precisar utilizar um disquete?

muito obrigado pela sua ajuda. valeu mesmo.
Se todas as maquinas tem suporte via pxe então você esta tranquilo.... tem algumas que estão vindo sem... ai ferra tudo...

De uma olhada nisso:

http://listas.cipsga.org.br/pipermail/d ... 02909.html

e quase mastigado

http://hypercast.info/2007/11/02/instal ... ot-remoto/

Apesar de ser para ubuntu o procedimento para o debian é o mesmo já que o ubuntu é um derivado debian
valeu cara, vou dar uma olhada nesses links e qualquer coisa te mando uma resposta. flw
URL de Referência