Fórum Debian

Versão Completa: Problema c/ xorg após remoção de driver nvidia
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Essa eu fiquei sem entender. Sempre usei os binários que a nvidia disponibiliza no seu site. Dae tive a curiosidade de instalar pelos repositorios.

Desisntalei o driver e reiniciei o X. Normalmente ele iria quebrar por causa as antigas conf do xorg e me pedir para reconfigura-lo.

O problema é que nem o modo texto ele iniciou mais. a tela do monitor ficou toda preta com uma linha de pixels verdes na parte superior :shock: . Só isso.

Reiniciei pelo reset (foi o único jeito) e coloquei no modo de segurança. Deu certo, dei um 'dpkg-reconfigure xserver-xorg'.

Achei que tinha resolvido o problema só que o ele so pediu as conf do teclado e mouse :shock: . vejam que tosco que ficou o xorg, nem tive a opção de escolher o driver vesa. E tbm não fiz backup do meu xorg original.

Citar:# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
# sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
Option "XkbVariant" "abnt2"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
EndSection

Recuperei o X reinstalando driver binário e restaurando as conf antigas do meu xorg.

Alguém pelo menos imagina o que pode ser isso?

Grato...

obs. Fiz uma upgrade do sistema a uns dias e notei que alguns pacotes relacionados ao xorg foram excluidos e substaituidos por outros. Não sei se teve alguma coisa a ver.
como vc desinstalou o drive da nvidia? utilizou o desinstalador da nvidia proprietário? se foi então tá aí o problema...nunca confie em desinstaladores proprietários, ele são feitos para distros genericas.
Desinstalo com o comando "nvidia-installer --uninstall" ou vou até o arquivo .run e "NVIDIA-Linux-x86_64-173.08-pkg2.run --uninstall"

Egraçado é que eu já tinha desisntalado e reinstalado váras versões de drives binários e nunca me deu problema, mas agora...

Os drives do repositório fazem um bom serviço? Pergunto só por curiosidade pq pra instalar so formatando o sys de novo.

Coisa que eu não faço nem amarrado.
pode ser que tem um bug no instalador. nunca utilizei o desinstalador, as poucas vezes que precisei, instalei por cima mesmo. os drivers de repositório trabalham bem, em alguns casos e modelos não oferecem a aceleração gráfica total.
URL de Referência