Fórum Debian

Versão Completa: Erro no boot ao recriar nova tabela de partição
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2
Olá pessoal,

Recentemente fiz backup do meu HD e em seguida criei uma nova tabela de partição. Ao recuperar o backup reisntalei o grub2 pelo ubuntu 9.10 e foi reconhecido todos os SO instalados. Ao tentar dar boot pelo Kurumin 7, aparece na tela a seguinte mensagem:

UFS: can't find ext3 filesystem on dev hdc9
mount: wrong to type, bad option, bad superblock on /dev/hdc9
missing codepage or other error
in some useful info is found in syslog - try
dmseg | tail or so
Switching root ...
/usr/lib/yiard/exec/run_int: current directory on the same fylesystem as the root: Success
Kernel panic - not syncing: Attempted to kill init!

Depois de recriar a tabela de partição, nao existe mais hdc9. Não tenho conhecimento qual arquivo que está sendo carregado durante o boot que ainda carrega a informação hdc9. Já verifiquei o arquivo /etc/fstab e fiz as modificações necessárias.

Fico grato com quem consegui me ajudar a corrigir este problema e poder dar boot pelo kurumin novamente.
deve ser o fstab da nova partição aonde está o kurumin. verifique qual é a partição do kurumin, monte ela utilizando a console do ubuntu e edite o fstab desta partição montada. veja com o fdisk em qual partição está o kurumin.
# fstab -l
Já tinha acessado o arquivo fstab do kurumin e feito as modificações necessárias. Acontece que ao tentar dar boot pelo kurumin, está aparecendo uma mensagem com a informação que não encontrou o sistema de arquivo ext3 da partição hdc9. Suponho que algum arquivo que está sendo caregado no boot ainda tenha a informação da partição hdc9 que não existe mais. É isso que está causando erro na inicialização. Eu consigo montar o sistema com o comando chroot. Tem algum comando capaz de limpar as informações referentes aos dispositivos montados no sistema? Já pesquiseu bastante, até tentei encontar a informação hdc9 em alguns arquivos que são carregados no boot, mas até o momento, nada encontrei.
já tentou mudar o grub para carregar o kurumin em modo single? pode ser que esteja no initrd ou seja algum arquivo de script no init.d, mas acho mais provável algo que esteja sendo passado para o kernel. Nos arquivos do grub num tem nenhuma referencia né? que modo está sendo seguido para carregar o kernel, o kernel chamado está no diretório do /boot do ubuntu ou em outra partição?
Já tentei recuperar o grub pelo kurumin. Antes de mostrar a lista dos SO apareceu na tela erro 2.
Fiz o procedimento montando a partição do kurumin no ubuntu com chroot. Depois
find /boot/grub/stage1 root (hd0,5) setup (hd0)
Entrei no arquivo menu.lst para mudar a referencia da partiçao que agora nao era mais (hd0,8).
Carregar em modo single é diferente desse procedimento que estou fazendo?

Não encontrei nehuma refêrencia não. Foi um dos primeiros lugares que procurei esta referência.

No /boot da partição do ubuntu tem apenas os arquivos referente ao sistema ubuntu. No /boot kurumin os arquivos referentes ao kurumin. Na instalação anterior estava assim e iniciava normalmente. Agora quando tento inicializar pelo kurumin ele começa a carregar e depois trava.

Quando eu monto o kurumin no ubuntu e uso o chroot, é possível carregar a lista de repositorio e atulizar. Já o comando fdisk -l não funciona pq o sistema não está complemente montado como eu tivesse dado boot por ele. Será que seria possível criar um novo vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 ? E um novo initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2 ? Tem algum comando capaz de fazer isto?
não tentou iniciar pelo modo single?
posta o conteúdo do arquivo menu.lst e o device.map, pode ser que neste ultimo esteja ainda com referencias da antiga partição. esqueça o chroot, o grub do ubuntu lança o kernel do kurumin mudando o root de uma forma diferente do comando chroot.
Tentando pelo modo single aparereceu a seguinte mensagem:

/bin/cat: /sys/block/hdc/dev no file such or directory
/sys/block/hdc/hdc9/dev
mount: special device /dev/hdc9 does not exist

Estou postando aqui o grub.cfg do ubuntu 10.10. Depois que eu criei este tópico, já instalei o ubuntu 10.10 para autlizar o SO e também na tentativa de corrigir o esse problema no boot.

#
# DO NOT EDIT THIS FILE
#
# It is automatically generated by grub-mkconfig using templates
# from /etc/grub.d and settings from /etc/default/grub
#

### BEGIN /etc/grub.d/00_header ###
if [ -s $prefix/grubenv ]; then
set have_grubenv=true
load_env
fi
set default="0"
if [ "${prev_saved_entry}" ]; then
set saved_entry="${prev_saved_entry}"
save_env saved_entry
set prev_saved_entry=
save_env prev_saved_entry
set boot_once=true
fi

function savedefault {
if [ -z "${boot_once}" ]; then
saved_entry="${chosen}"
save_env saved_entry
fi
}

function recordfail {
set recordfail=1
if [ -n "${have_grubenv}" ]; then if [ -z "${boot_once}" ]; then save_env recordfail; fi; fi
}

function load_video {
insmod vbe
insmod vga
}

insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
search --no-floppy --fs-uuid --set 01d28f60-b22d-4fd2-8195-179fc52f6548
if loadfont /usr/share/grub/unicode.pf2 ; then
set gfxmode=640x480
load_video
insmod gfxterm
fi
terminal_output gfxterm
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
set locale_dir=($root)/boot/grub/locale
set lang=pt
insmod gettext
if [ "${recordfail}" = 1 ]; then
set timeout=-1
else
set timeout=10
fi
play 480 440 1
### END /etc/grub.d/00_header ###

### BEGIN /etc/grub.d/05_debian_theme ###
set menu_color_normal=white/black
set menu_color_highlight=black/light-gray
### END /etc/grub.d/05_debian_theme ###

### BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.35-22-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.35-22-generic root=/dev/sda5 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.35-22-generic
}
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.32-25-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-25-generic root=/dev/sda5 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.32-25-generic
}
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.32-21-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic root=/dev/sda5 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.32-21-generic
}
### END /etc/grub.d/10_linux ###

### BEGIN /etc/grub.d/20_linux_xen ###
### END /etc/grub.d/20_linux_xen ###

### BEGIN /etc/grub.d/20_memtest86+ ###
menuentry "Memory test (memtest86+)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
linux16 /boot/memtest86+.bin
}
menuentry "Memory test (memtest86+, serial console 115200)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos5)'
linux16 /boot/memtest86+.bin console=ttyS0,115200n8
}
### END /etc/grub.d/20_memtest86+ ###

### BEGIN /etc/grub.d/30_os-prober ###
menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sda1)" {
insmod part_msdos
insmod ntfs
set root='(hd0,msdos1)'
search --no-floppy --fs-uuid --set 548057b880579ef4
chainloader +1
}
menuentry "Kurumin Linux (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
search --no-floppy --fs-uuid --set b0980adc-97e1-42f8-83d0-49b144e648ff
linux /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 ro nomce quiet apm=power-off vga=791 all-generic-ide irqpoll
initrd /boot/initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18.1-slh-up-2 Default (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz root=/dev/hdc6 ro
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18.1-slh-up-2 Default (single-user mode) (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz root=/dev/hdc6 ro single
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-486 (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.26-2-486 root=/dev/hdc6 ro
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-2-486
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-486 (single-user mode) (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.26-2-486 root=/dev/hdc6 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-2-486
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18.1-slh-up-2 (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 root=/dev/hdc6 ro
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18.1-slh-up-2 (single-user mode) (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 root=/dev/hdc6 ro single
}
menuentry "Debian GNU/Linux, kernel memtest86 (on /dev/sda6)" {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
linux /boot/memtest86.bin
}
### END /etc/grub.d/30_os-prober ###

### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries. Simply type the
# menu entries you want to add after this comment. Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
### END /etc/grub.d/40_custom ###

### BEGIN /etc/grub.d/41_custom ###
if [ -f $prefix/custom.cfg ]; then
source $prefix/custom.cfg;
fi
### END /etc/grub.d/41_custom ###

E o device.map está assim:

(fd0) /dev/fd0
(hd0) /dev/sda
(hd1) /dev/sdb
(hd2) /dev/sdd
agora está utilizando o grub2 num é correto ficar alterando este arquivo grub.cfg. Mas me estranha estar configurado nele root=/dev/hdc6 não tenho a visão da saída do comando fdisk -l para ter certeza mas estaria o kurumin no primeiro hd? no seu device.map consta que vc tem 3 hds é isso mesmo? talvez o correto seria root=/dev/sda6 caso o kurumin está mesmo no primeiro hd.
Tem apenas um HD. O que está resgistrado no device.map é pq usava um Ubuntu live pelo pendrive e depois criei o ubuntu live no meu hd externo. Meu drive de DVD pifou. Instalei o ubuntu 10.10 via USB. Não editei o grub.cfg. Este arquivo foi criado com o comando update-grub.

Quando instalei o kurumin, foi preciso colocar no boot a informação all-generic-ide irqpoll para que meu hd sata fosse reconhecido. Pelo ubuntu a partição onde o kurumin está instalado é idenficado como sda6. Pelo kurumin é identificado como hdc6.

A nomenclatura dos disposivos no kurumin é diferente. Meu HD é hdc. Os dispositivos UBS são identificados como sda, sdb, sdc, ...
bom então tá explicado, o grub.cfg está errado deveria estar com sda6 e o device.map tb deve conter somente o dispositivos fisicos fixos, ou seja fd0 e sda.
Neste caso alterei manualmente para sda6 o grub.cfg e comentei as linhas referentes aos HDs que não existem no device.map. Continuou a aparecer a mesma mesagem de erro, postada na minha primeira mensagem. O curioso é que, mesmo usando sda6 ou hdc6, ainda aparece na mensagem de erro uma informação referente ao dispositivo hdc9 da instalação antiga. Acredito que foi a forma como eu fiz o backup do sistema, possa ter provocado este problema. Por exemplo, fiz assim:

cp -a /media/kurumin/* /media/dispositivo_externo

Ou quem sabe este problema tem haver com os scripts de inicialização do kurumin?

Instalei o kurumin pq queria um SO rápido, leve e estável para realizar meus cálculos cientificos com o fortran. Optei por ele pela facilidade de uso e por ser leve e estável,mas já está desatualizado. Reinstala-lo teria que recofigura-lo novamente, e como minha internet é lenta, gastaria varias horas para trocar o repositório etch pelo lenny.

Tenho pouca experiência com linux, mas gostaria de trocar o kurumin pelo debian, já que este SO tem as caracteristicas que procuro, apesar de nunca ter usado. Preciso de uma indcação como fazer um pendrive de boot com o debian a partir de uma imagem iso.

Agradeço enormemente por esse suporte que me tem prestado. Isso nos encoraja de enfrentar os desafios.
sim provavelmente a forma que copiou fez com que o initrd ficasse com os caminhos anteriores, vc teria que refazer o initrd, tente comentar a linha do initrd no grub veja se muda algo ou se pelo menos chega no prompt, vc teria que refazer a imagem do initrd. Esse kurumin é o antigo? Eu não tenho certeza de que o mkinitrd vai funcionar e criar um initrd.img correto.
mkinitrd -k -o /boot/initrd.img-<version> <version>
O bash não reconhece o comando mkinitrd. Utilizo o kurumin 7, que vem por padrão com o repositório de debian etch. Atualizei para o repositório do lenny, seguindo o tutorial do Morimoto.
Pesquisei como recriar o initrd e achei este tutorial aqui:

http://kernelbr.codigolivre.org.br/page ... initrd.htm

Até ai tudo bem. Me ajudou a entender como fazer o procedimento como me explicou. Estou esbarrando com o comando mkinitrd. Tentei instalar o initrd-tools conforme indicado no tutorial, mas recebo o aviso de que não tem candidato para instalação. O meu repositório do Kurumin está assim:

deb http://ftp.br.debian.org/debian lenny main contrib non-free
deb http://security.debian.org lenny/updates main contrib
deb http://www.debian-multimedia.org lenny main
deb http://volatile.debian.org/debian-volatile lenny/volatile main
o pacote atual é initramfs-tools
Páginas: 1 2
URL de Referência