Fórum Debian

Versão Completa: Boot no Debian com CD Netinstall
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Caros amigos,

Tinha o Slack 10 instalado com um gerenciador de janela que é o mais leve que existe, acredito. Fluxbox perto dele é luxo. É o mais simples que já vi. (Não me lembro o nome só o usei essa vez, na hora escolhi de avacalhação e gostei, xD ). Porém, abri o Firefox e não gostei do desempenho dele. Comparando-o ao Firefox instalado no Win2k o desempenho dele foi menor/ou quase iqual - de qualquer forma imaginei que era para ser bem mais rápido. Aí, instalei o Debian e é daí que surge minha dúvida.

Com o CD do Slack usava esse comando para bootar na minha instalação GNU/Linux:
bare.i root=/dev/hda3 noinitrd ro

Gostaria de fazer o mesmo com o Debian. Tenho o cd do Debian Netinstall ver.:3.1 r1a "Sarge". (E esta é minha primeira dúvida.)

Pesquisando achei isso, o que me parece muito interessante, mas não acredito que me ajude neste problema:

Com um live CD bootar numa imagem salva em disco:
knoppix bootfrom=/dev/hda1/kurumin.iso

--

"Por que não usa Grub/Lilo?"
Porque uso o Smart Boot Manager.
http://btmgr.sourceforge.net/download.html

Uso ele porque existem inúmeros cd meus que só bootam através dele. Estes CD bootam normalmente em pc mais novos. Porém, não sei porque não bootam no meu pc. Descobri que isso era possível quando eu tinha um Pentium MMX com drive de disquete. Instalei o sbmgr num disquete e através dele bootava nos CDs bootáveis que não bootam diretamente do drive de CD.

Nem imagino porque isso ocorra. Faz alguma idéia?

Outra coisa é que tenho um pc bem antigo, e nele não tem a opção de apertar F8 para escolher em qual unidade bootar. Prefiro usar o S.B.M. para isso. Ele monstra sempre uma lista de unidades possível de se fazer o boot.

"Porque não atualiza o Smart Boot Manager para reconhecer a partição GNU/Linux?"

Quando o instalei já havia uma partição linux - com o Slack - e o mesmo não o reconheceu. Como minhas distros são todas passageiras - não sei quanto tempo vou ficar com o Debian -, perfiro um método de boot pelo próprio cd.

--

Equipamento:
K6/2-500, 512MB, HD40, gravadora de CD, sem drive de disquete, CD Debian NetInstall e mais uma pancada de outras distros..

Partições:
..[Primária]Win2k
..[Primária]Fat16
..[Primária]GNU/Linux
..[Primária]LinuxSwap

--

Existe algum CD genérico que permita boot em qualquer distro?

obrigado

e

felicidades!
[Resolvido]

Podem fechar o tópico.

--

Não sei ainda como logar através do CD, porém, não preciso mais desta opção.

--

Instalei o Debian GNU/Linux 4.0 r2 "Etch" no hda3, e mandei o grub salvar-se na sua partição primária, ou seja: (hd0,2).

Agora, o Smart Boot Manager o reconhece automaticamente, nem foi preciso reinstalá-lo.

Está perfeito.

Muito obrigado

e

felicidades!
URL de Referência