Fórum Debian

Versão Completa: dúvida grub
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Pessoal, minha intenção é instalar um novo debian em uma outra partição, para fins de testes. Só que estou com uma dúvida sobre grub. Vamos lá.

Primeiro, eu sei que o grub inicia por uma pequena parte que está no MBR e que depois busca pela outra parte, bem como o arquivo de menu, em outro lugar. No meu caso, esse outro lugar é /boot/grub do meu primeiro sistema debian.

Então, pelo que entendi, essa primeira parte do grub tem gravada o local da segunda parte, onde estaria também o menu.lst.

A minha dúvida é:
se eu instalar um novo debian, quando for instalar o grub de novo, a localização dessa segunda parte do grub seria agora alterada para dentro do meu novo sistema debian??? Nesse caso se eu apagasse esse novo sistema(provavelmente apagarei em breve, já que esse outro sistema é para fins de testes), o grub não iria conseguir inicializar ?!?!?

Agradeço desde já.
Olha para vc não ter problemas futuros quando apagar o seu debian de testes (já que o grub estará apontado para ele) você deverá depois que instalar o esse novo debian reiniciar o seu pc e entrar na outra partição que esta o debian antigo e lá apenas refazer a instalação do grub, abrir um terminal como root e digitar: grub-install /dev/hda
Pronto o grub já estará apontado para seu debian antigo podendo apagar o debian novo sem problemas.
Espero ter ajudado.
At+
Beleza cara. Só mais uma dúvida:
Com esse comando grub-install /dev/hda eu estou dizendo que o carregador deve ser colocado nesse hd. Mas isso diz que o /boot/grub vai ficar onde ?? no hd corrente ou nesse mesmo /dev/hda ?? porque no meu caso são diferentes. Os linux está em um HD, mas o hd master onde ta o grub no mbr é em outro.
No final da instalação do Debian, ele pergunta onde quer instalar o GRUB, solicite que seja instalado na partição onde o Debian foi instalado, com isso, você terá dois GRUB´s.
Um na MBR que não será alterado, e outro na partição do Debian, com isso não terá problemas quando remover essa partição.
Mas o GRUB do outro debian ele também instala no MBR do primeiro disco e não na partição. Não é não?!?

Bom, agradeço a ajuda e atenção de todos. Eu já fiz a instalação e fui no outro debian antigo, rodei o grub-install e modifiquei o menu acrescentando o novo sistema.

obrigado a todos. []s
URL de Referência