Fórum Debian

Versão Completa: Debian identifica HD com valor errado...
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá pessoal, estou com o seguinte problema...
Tinha formatado meu hd e instalado winxp com partição fat32. Meu hd é de 30 gb. O windows rodava normalmente. Então usei o partition magic e liberei espaço para o debian. Instalei normalmente o debian, e o debian reconheceu que tinha o windows xp instalado e tem a opção para entrar no windows. Mas acontece que o debian reconhece que o hd tem 40 gb, quando na realidade o hd é de 30gb. O pior é que agora não consigo acessar o windows porque quando tento entrar no windows o micro trava numa tela preta. Alguém sabe porque? Será que tem a ver o fato de o debian estar reconhecendo 40 gb quando na realidade é de 30? O debian funciona normalmente, mas o xp ... nada. Acontece que preciso acessar o xp, porque tenho alguns programas que ainda não roda no linux... Será que alguém poderia me ajudar.... Desde já agradeço...
abra um terminal no linux e posta pra gente a saída dos comandos abaixo :
# fdisk -l
# df -h

acho que seu windows estava te enganando no tamanho do hd...
Aí dmatrix, to enviando a saida dos comandos....

debian:/home/fabio# fdisk -l

Código:
Disk /dev/hda: 41.1 GB, 41110142976 bytes
16 heads, 63 sectors/track, 79656 cylinders
Units = cilindros of 1008 * 512 = 516096 bytes

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1       40707    20516233+   c  W95 FAT32 (LBA)
Partition 1 does not end on cylinder boundary.
/dev/hda2           40721       77935    18755887+  83  Linux
Partition 2 does not end on cylinder boundary.
/dev/hda3           77935       79656      867510    5  Estendida
Partition 3 does not end on cylinder boundary.
/dev/hda5           77935       79656      867478+  82  Linux swap / Solaris
debian:/home/fabio# df -h
Código:
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda2              18G  5,2G   12G  31% /
tmpfs                 253M     0  253M   0% /lib/init/rw
udev                   10M   56K   10M   1% /dev
tmpfs                 253M     0  253M   0% /dev/shm
/dev/hdc              411M  411M     0 100% /media/cdrom0
debian:/home/fabio#

O que devo fazer para entrar no windows?
Valeu!!!!!
Por favor, não crie tópicos com letras maiúsculas, isso facilita você a obter melhores respostas.
fabiosp, ao que parece seu hd é de 40 sim, bom vamos tentar verificar se o windows não entra por causa de má configuração do grub, edite o grub e localize nele o seguinte bloco que se referencia ao windows e veja se está como postado abaixo:
# mcedit /boot/grub/menu.lst

....
....
# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title Windows NT/2000/XP
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
....
........

se isso estiver certo então terá que verificar o boot.ini na unidade do windows, mount a unidade do windows e acesse esse arquivo postando o conteúdo aqui.
dmatrix, to enviando a saída do bloco referente ao windows do arquivo menu.lst...

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1

ao que me parece, está semelhante ao que vc passou...

agora o arquivo boot.ini do windows...

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

fico no aguardo.... Valeu!!!
é... tá tudo certo os arquivos de configuração, neste caso não vejo outra maneira de acertar isso sem refazer a mbr e depois instalar o grub. vc tem um cd de instalação do windows 2000?
sim, tenho cd de instalação do Windows 2000, do XP, ... o que devo fazer?
eu até hj não consegui utilizar o cd do xp para entrar na console de recuperação, só consegui fazer isso como cd do 2000, vc vai ter que inicializar com o cd de instalação do 2000 e quando estiver naquela tela que pergunta se quer a console vc deve escolher esta, depois de entrar como administrador e digitar a senha vai liberar o prompt para que vc possa digitar os comandos:
fixboot

não sei se somente esse comando vai ser necessário, aconselho dar esse comando e se não resolver, volte e dê o comando:
fixmbr

ao reiniciar depois disso vai entrar no windows direto ( o grub terá sido removido da mbr ).
Agora para instalar o grub novamente vc deve utilizar o cd de instalação do debian para inicializar e na linha de boot: rescue

daqui pra frente vai pedir algumas configurações de teclado e idioma e depois vai aparecer uma janela pra vc escolher o que deseja fazer, vc irá escolher instalar o grub na mbr. Isso deve reativar a grub, caso dê tudo certo o grub deve novamente tomar posse da inicialização, em alguns casos ( se utilizou o partimagic) pode dar o erro 17
URL de Referência