Fórum Debian

Versão Completa: etc/sudoers[RESOLVIDO]
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá pessoal estou com um problema que é o seguinte ,recebi aqui numa escola do estado do Rio de janeiro alguns computadores com o debian etch instalado,estou precisando fazer alguns ajustes e motar uma rede para esse projeto de inclusão digital,porém eles (o pessoal do governo )não me liberaram a senha de root,então eu fui resolver do meu jeito, entrei com um live cd para mudar o arquivo ETC/SUDOERS ,para dar poder de root ao meu usuario e realizar meu trabalho.só que nao tem o arquivo sodoers, e ai oq eu faço para resolver isso????? eu editei o passwd e mudei o UID e GID do meu usuario ,mas o sistema nao me deixa logar em modo grafico,alguem me de uma ajuda ae!!!!!!!!!!
Sim a dica até que é interesante,mas nmo meu caso ,no meu sistema nao existe o arquivo /etc/sudoers e eu tbm não tenho a senha de root.
Estranho não existir..
Vamos primeiro recuperar a senha do root...tente uma dessas dicas:

http://www.forumdebian.com.br/topico-39 ... =recuperar

http://www.forumdebian.com.br/topico-29 ... =recuperar
Feito isso, confirme se realmente vc não possui o /etc/sudoers, blz?
Blz marcelo,só que a escola só abre segunda agora,nao se esqueça do meu tópico,mas qualquer coisa eu te passo um email !!!!
Ok...também só volta a trabalhar na segunda, e infelizmente estou sem net em casa...
Estaremos a disposição pra tentar auxiliá-lo, ok!
Até.
Vlw pelas dicas Marcelo,eu consegui resolver,como meu objetivo era mudar a senha de root ,eu consegui editando o passwd!!!vlw!!
Quem quiser saber o passo a passo ,põe um post ai que eu falo!!!!
dlxdiego Escreveu:Vlw pelas dicas Marcelo,eu consegui resolver,como meu objetivo era mudar a senha de root ,eu consegui editando o passwd!!!vlw!!
Quem quiser saber o passo a passo ,põe um post ai que eu falo!!!!

Seria interessante você deixar sim como resolveu o seu problema...
Quando precisei modificar/recuperar a senha do root, eu usei o método single no grub, e resolvi.
Novas experiências e dicas são sempre bem vindas no nosso aprend.izado.
Depois coloca aí como você resolveu, pois pode ser útil para outro usuário futuramente.
Obrigado!
posta ae...
Blz!eu fiz o seguinte,com um live cd do kurumim 7 eu dei boot na máquina,entrei normalmente no modo grafico e abri um terminal e digitei sudo su para virar root,depois
passwd e mudei a senha de root do kurumim(isso te dará poderes de root na máquina)no menu iniciar do kurumim tem um a opção(usar como root,abrir arquivos como root) mais ou menos isso ai.
vai abrir uma janela,por essa janela vc pode abrir o HD que esta instalado seu sistema e abrir o /etc/passwd se nao abrir direto vc monta o HD e abre no terminal com o vi(vi /mnt/hda1/etc/passwd) dai é o seguinte vc vai encontrar uma linha assim root:x:0:0:root:/root:/bin/bash ,é só apagar o primeiro 'x' salvar o arquivo e reiniciar a máquina e entrar normalmente no seu sistema,vai no terminal digita root e enter ,não vai pedir senha vai entrar direto,depois é só da um passwd e colocar uma nova senha!!!!!facinho... vlw galera qualquer duvida posta aí!
URL de Referência