Fórum Debian

Versão Completa: Particionamento de hd para backup - permissões
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Bom, partcionei meu hd da seguinte forma:

Citar:/dev/hda1 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
/dev/hda6 /Pessoal vfat rw,user,auto,uid=nobody,gid=nogroup,umask=000 0 0
/dev/hda7 /backup vfat rw,nouser,auto,uid=1031,gid=512,umask=000 0 0
/dev/hda5 none swap sw 0 0
Aqui na empresa trabalhamos com samba-ldap, de forma que se eu tiver acesso a qualquer máquina.
Por padrão, convencionamos que o hda6 seria de comum utilização a qualquer usuário, ficando restrito apenas os documentos que estivessem no diretório pessoal do funcionário. Assim, se eu sair de féria e alguém precisar de um documento produzido no meu pc, logando com a senha dele ele teria acesso. Mas em minhas últimas férias alguém azedou meus arquivos, e então pensei em crir uma partição (neste caso a hda7), para usá-la como backup (com o rsync -av)..
Dei uma lida em tópicos de permissões do fstab (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/ve ... odigo=5300) e tentei implementar aqui no meu pc, de forma que só eu tenha acesso a essa permissão....gostaria que vcs olhassem a linha do hda7 pra me auxiliar em alguma macada que eu tenha dado em relação a permissões. Fiz certo? Algum outro usuário além do meu e o root terão acesso, qualquer que seja? Tenho que fazer mais alguma adequação?
Note que o uid e o gid foram fornecidos como comando id executado com o meu usuário..
Obrigado!
crie um outro usuário para teste e logue com ele e veja se suas configurações estão seguras.
Dmatrix, fiz o que vc falou, e quando loguei com outro usuário, a particção estava montada na área de trabalho, o dono era o meu usuário, mas outros usuários tinham permissão completa....
Como eu teria de deixar meu arquivo fstab, de forma que apenas com o meu usuário consiga ver a partição montada, assim como ler, escrever e gravar?
faça um teste com o umask=007
Ok, Dmatrix...fiz o teste com o umask=007 e funcionou....meu usuário vê a partição montada, assim como o seu conteúdo...já os usuários comuns veêm a partição montada, mas não têm permissão sequer de leitura do seu conteúdo.
Obrigado pela dica!
Só para complementar, caso queiram saber mais sobre umask (era o meu caso) tem algumas orientações no link abaixo:

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/ini ... h-perm.htm
URL de Referência