Fórum Debian

Versão Completa: Kernel Panic !!! Qual arquitetura do etch devo usar?
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Galera, tenho um AMD Sempron 2800+, com 1.6 Ghz, e o cd básico de instalação do etch, arquitetura i386, mas não consigo instalar...esse pc só aceitou o ruiwindows...(levem com consideração que não manjo nada de hardware)..
Então gostaria de saber se estou tentando instalar com arquitetura errada, uma vez que um colega me disse que o 2800+ siginifica que o pc é de 64 bits...
Baixei a iso do cd da arquitetura amd64....é esse mesmo que terei de usar?
Vi um outro com ia64...suponho que seja intel 64...é isso mesmo? funcionaria no meu pc?
Se nenhuma das opções que citei for a certa, por favor, se alguém souber, diga qual será!
Obrigado pela costumeira atenção..

PS.: se alguém souber de algum tutorial que me ajude a entender melhor o esquema de arquitetura, ficarei agradecido.
Marcelo,
Sempron 2800 tem para socket 745 (i686) e para socket 939 (amd64).. vc precisaria verificar qual a arquitetura.
Se você souber me fala qual o fabricante e modelo de sua placa mãe que eu digo se é 745 ou 939.

Mas de qualquer forma, a arquitetura ix86 suporta o amd64. Eu mesmo uso Ubuntu i686 em uma máquina 64bits da amd...
Portanto você deveria conseguir instalar tanto o i386 quanto o amd64 nesta máquina. Com certeza o fato de você não conseguir a instalação é outro.
Dá alguma mensagem de erro durante a instalação ? por que não conclui ?

Quanto ao IA64, é uma arquitetura de alto desempenho da Intel... tanto o IA32 quanto o IA64 são diferentes do i686 e do i86_64 da Intel.
Boa tarde, Elieser Topassi!

Inicialmente gostaria de agradecer a sua explicação sobre as arquiteturas...
Bom, em insiro o cd (com i386 ou amd64), e aparece a tela de boot...então, quando aperto o enter, retorna a mensagem disposta na figura abaixo...
Quanto a minha placa mãe, trata-se de uma PCChips A31G, chipset SIS761GX...pelo que vi com o everest, suporta x86, x86-64, MMX, dentre outras....não suporta ia64..
CPU 754Pin uOPGA (não sei o que significa)....

De qualquer forma, vai abaixo o erro que tá dando...
PS.: tenho dois PCs aqui que retornam o mesmo problema...mesma mensagem...

[Imagem: foto-136.jpg]
Kernel panic em um CD de instalação... tá ai uma coisa que eu nunca vi... hehe

Faça o seguinte: Você ainda tem o arquivo de imagem deste CD ?
vai no site cdimage.debian.org, entra na pasta onde você baixou a imagem, e copia o arquivo MD5SUMS.
Depois, procura no google um programa chamado md5summer. Não precisa instalar, só descompactar. Ai você usa esse programa para gerar o hash md5 da imagem do CD, e compara com o hash que está no arquivo MD5SUMS. Se forem diferentes, a imagem tá corrompida.

Se forem iguais, ai o problema é com sua máquina e temos que analisar melhor...

Por via das duvidas, posta ai toda a configuração de hardware da sua máquina...

Quando à sua placa mãe, ela é para 64bits mesmo. Mas como eu disse, o i386 deveria instalar normalmente.
Quanto à IA32 e IA64, não é para suportar mesmo.
Citar:Ai você usa esse programa para gerar o hash md5 da imagem do CD, e compara com o hash que está no arquivo MD5SUMS. Se forem diferentes, a imagem tá corrompida.

Só uma curiosidade: se a imagem estivesse corrompida em conseguiria instalar em outor PC?
Pergunto isso, pois instalei normalmente em +ou- 20 computadores, entre AMD Sempron 1,33GHz, AMD Athlon™ XP 2400+, p4, dentre outros....usando o mesmo cd i386...pode acontecer de funcionar em alguns e nao funcionar em outros?
Marcelo,
Claro que não.. se a imagem estivesse corrompida não instalaria em nenhum... hehe

O que eu acho estranho é que eu nunca vi esse tipo de erro em uma instalação. Nessa eu to perdido igual você.

Faz uma lista detalhada do hardware desta maquina ai e mostra pra mim. O Everest ou o Astra podem ajudar nisso (no Windows).
Então, usei esse mesmo CD e instalei bakana em outros PC, e tá funcionando redondinho...só nesses dois pcs é que não vai nem por reza brava...

vou fazer a lista do everest e posto aqui depois...
Por enquanto, muito obrigado pela atenção..
URL de Referência