Fórum Debian

Versão Completa: Não consigo desisntalar nem reinstalar pacote - (apt-get)
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Instalei o firebird2-super-server, mas ele não funcionava corretamente, então baixei o pacote dele firebirdxxxxx.tar.gz e instalei na máquina, tomando o cuidado de remover o anterior via apt-get.

Ocorre que durante a segunda instalação deu um erro indicando a falta de uma biblioteca. Então tentei reinstalar novamente via apt-get e apresentou outro erro dizendo que tal diretorio/arquivo não foi encontrado.

Após varias horas de tentativa, não consegui mais instalar o tal pacote de uma forma ou de outra. Acabei apagando todos os arquivos e diretorios que ele havia criado, na intenção de reinstalar novamente. Tudo foi em vão.

Acabei reformantando a máquina e reinstalando tudo novamente.

Alguém saberia me dizer o que fazer nessas situações em que o apt-get não consegue mais instalar/remover um pacote. Não é a primeira vez que isso me acontece. (ps - tentei como os parametros -f e tbém com dpkg -i --force...., enfim tudo que encontrei na net)
Estranho... o apt-get geralmente remove com segurança os pacotes...

Qual procedimento exatamente você usou para tentar a instalação do tarball ?
elieser_topassi Escreveu:Estranho... o apt-get geralmente remove com segurança os pacotes...

Qual procedimento exatamente você usou para tentar a instalação do tarball ?

./install.sh , mas como os diretorios do aptitude foram deletados ele diz que nao pode instalar por alguns diretorios/arquivos não foram encontrados.
Deixa eu ver a mensagem de saida do comando apt-get -f install
dpkg --force-remove-reinstreq

Acredito que pode vim a funcionar.

Mas acredito que deleta os arquivos criados seja necessário, senão vão ficar perdidos até algo os retirar.

Para testar, cria um máquina virtual e faça o mesmo procedimento que fez travar o seu apt-get. Depois, publique os resultados do seus experimento e ajude o mundo open source, principalmente a Debian, a melhor distro em todos os sentidos.
URL de Referência