Fórum Debian
/ com muitos pacotes que não são necessários - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Software (/forum-14.html)
+--- Tópico: / com muitos pacotes que não são necessários (/thread-12818.html)

/ com muitos pacotes que não são necessários - zecapistolas - 11/08/2011 06:27

Viva,

Tenho Debian Testing amd64 agora com Kernel 3.0.0-1, ambiente Gnome + OpenBox.

Bom, o que se passa é que a partição de root / tem já 9.53GB e eu acho que está muito grande, ou seja, acho que tenho muitos pacotes|programas instalados e que não uso. Mas que também não consigo remover.

Acham que 9.53GB é muito, pouco, normal para a partição root ? Hein

Tenho pacotes|programas que não uso, tais como gnome-terminal, evolution, empathy, epiphany, etc. O problema é que não consigo remover estes pacotes|programas, o aptitude sugere-me sempre remover também gnome, gnome-core, etc.

O que posso fazer?

cumps Piscada

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - thiagod - 11/08/2011 10:22

Cara, eu fiz assim, instalei o gnome-core e com um
Código:
dpkg --get-selections > instalados.log

Desisntalei tudo e peguei tudo que não precisava e removi da lista (inclusive o gnome-core, deixando só as bibliotecas necessárias e os programs que uso) depois rodei um
Código:
dpkg --set-selections < instalados.log
apt-get -u dselect-upgrade

!!!ANTES DO APT-GET AUTOREMOVE!!!

E agora tenho só o que quero.

Não esquece de rodar um apt-get autoclean (ou clean) de vez em quando para apagar os *.deb baixados. Assim libera mais espaço. Olha, eu tenho tudo que preciso, e ainda tudo, eu disse TUDO que está disponível pra LaTeX (que não é pouca coisa) e minha partição / tem 6.5GB.
Ah! depois tu reoda um apt-get autoremove.

Se tu apagou alguma biblioteca/pacote necessário roda um apt-get install -f

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - renatov - 11/08/2011 10:26

Eu acho que 9.5 gb não é muito, mas também não é pouco e provavelmente tem coisas aí que você poderia remover. No entanto, talvez o que esteja ocupando tanto espaço sejam arquivos pessoais e de cache, e não pacotes do sistema. Veja o espaço que cada diretório está consumindo para você ter uma ideia de onde está o problema exatamente, em especial verifique /home e /tmp

Recentemente eu liberei mais de 1 gb apenas removendo arquivos de cache de navegadores.

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - zecapistolas - 11/08/2011 11:37

(11/08/2011 10:22)thiagod Escreveu:  Cara, eu fiz assim, instalei o gnome-core e com um
Código:
dpkg --get-selections > instalados.log

Desisntalei tudo e peguei tudo que não precisava e removi da lista (inclusive o gnome-core, deixando só as bibliotecas necessárias e os programs que uso) depois rodei um
Código:

!!!ANTES DO APT-GET AUTOREMOVE!!!

E agora tenho só o que quero.

Não esquece de rodar um apt-get autoclean (ou clean) de vez em quando para apagar os *.deb baixados. Assim libera mais espaço. Olha, eu tenho tudo que preciso, e ainda tudo, eu disse TUDO que está disponível pra LaTeX (que não é pouca coisa) e minha partição / tem 6.5GB.
Ah! depois tu reoda um apt-get autoremove.

Se tu apagou alguma biblioteca/pacote necessário roda um apt-get install -f

Não vai ser fácil, porque não conheço metade dos pacotes gnome....

(11/08/2011 10:26)renatov Escreveu:  Eu acho que 9.5 gb não é muito, mas também não é pouco e provavelmente tem coisas aí que você poderia remover. No entanto, talvez o que esteja ocupando tanto espaço sejam arquivos pessoais e de cache, e não pacotes do sistema. Veja o espaço que cada diretório está consumindo para você ter uma ideia de onde está o problema exatamente, em especial verifique /home e /tmp

Recentemente eu liberei mais de 1 gb apenas removendo arquivos de cache de navegadores.

A pasta que está a ocupar mais espaço é /usr que tem 7.1GB....

cumps Piscada

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - thiagod - 11/08/2011 17:05

Sim, a /usr é a maior, pois ali se encontram as documentações dos programas, alguns arquivos de configuração dos mesmos e um monte de coisas.... A minha, por exemplo tem 5 dos 6,5GB. Se tu tirares alguns expurgando-os, seus documentos de configuração e a documentação em si (por exemplo: maxima, latex, essas coisas) serão apagados, sobrando um espacinho a mais...

(se não me engano tem como tu compilares algumas coisas tirando a documentação, mas vai te dar bastante trabalho)

Posta o teu dpkg --get-selections e diz o que tu nunca usa, eu vejo o que dá pra tirar daí.

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - leobr84 - 11/08/2011 21:41

rapaz, eu também gostaria de remover uma cambada de pacotes que acredito não ter necessidade de estar instalado.. por exemplo:
Código:
xserver-common                    install
xserver-xorg                    install
xserver-xorg-core                install
xserver-xorg-input-evdev            install
xserver-xorg-input-kbd                install
xserver-xorg-input-mouse            install
xserver-xorg-input-synaptics            install
xserver-xorg-input-wacom            deinstall
xserver-xorg-video-all                install
xserver-xorg-video-apm                install
xserver-xorg-video-ark                install
xserver-xorg-video-ati                install
xserver-xorg-video-chips            install
xserver-xorg-video-cirrus            install
xserver-xorg-video-dummy            install
xserver-xorg-video-fbdev            install
xserver-xorg-video-geode            install
xserver-xorg-video-glint            install
xserver-xorg-video-i128                install
xserver-xorg-video-i740                install
xserver-xorg-video-intel            install
xserver-xorg-video-mach64            install
xserver-xorg-video-mga                install
xserver-xorg-video-neomagic            install
xserver-xorg-video-nouveau            install
xserver-xorg-video-nv                install
xserver-xorg-video-openchrome            install
xserver-xorg-video-r128                install
xserver-xorg-video-radeon            install
xserver-xorg-video-radeonhd            install
xserver-xorg-video-rendition            install
xserver-xorg-video-s3                install
xserver-xorg-video-s3virge            install
xserver-xorg-video-savage            install
xserver-xorg-video-siliconmotion        install
xserver-xorg-video-sis                install
xserver-xorg-video-sisusb            install
xserver-xorg-video-tdfx                install
xserver-xorg-video-tga                install
xserver-xorg-video-trident            install
xserver-xorg-video-tseng            install
xserver-xorg-video-vesa            install
xserver-xorg-video-vmware            install
xserver-xorg-video-voodoo            install

Acredto não haver necessidade de todos estes pacotes estarem instalados.. Mas quando tento remover algum deles, acontece isso..

Código:
debian:/home/leoberns# apt-get remove xserver-xorg-video-ati
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  libmono-addins-gui0.2-cil libpopt-dev libggiwmh0-target-x liborbit2-dev menu-xdg libartsc0
  libglade2.0-cil libaudiofile-dev libxine1-x libglib2.0-cil libgnomeui-common libgconf2.0-cil
  libart-2.0-2 libvamp-hostsdk3 libwxgtk2.8-0 kdelibs-data libxcb-xv0 libart2.0-cil
  libbonoboui2-common audacity-data libaccess-bridge-java-jni liblualib50 libflac++6
  python-pyorbit tk libaften0 libaccess-bridge-java libxine1-bin libndesk-dbus1.0-cil
  libavahi-client-dev tcl8.4-dev libmono-cairo2.0-cil libggi-target-x libgmime2.4-cil
  libmono-addins0.2-cil libbonobo2-dev libxine1-ffmpeg libggi2 libavahi-qt3-1
  libgnomecanvas2-0 tk8.4-dev libgii1 libgtk2.0-cil libxcb-shape0 avidemux-common
  libwxbase2.8-0 libgmime-2.4-2 libsamplerate0 libidl-dev libgii1-target-x tcl
  libgnomecanvas2-common libdbus-glib-1-dev libgnomevfs2-dev xli tk8.4 libvdpau1 libgconf2-dev
  libselinux1-dev libggiwmh0 libndesk-dbus-glib1.0-cil liblua50 orbit2 libavahi-glib-dev
  libgraphicsmagick3 libavahi-common-dev libgnome-vfs2.0-cil libxcb-shm0 libsepol1-dev
  libenchant-dev libxine1-console
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  xserver-xorg-video-all xserver-xorg-video-ati
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a serem removidos e 6 não atualizados.
Depois desta operação, 381 kB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar [S/n]?

Essa dica do zecapistola dá essa liberdade de remover somente o pacote desejado?
Tirei minha dúvida. Dei uma sacada no manual do debian ( http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch-apt-get.pt-br.html )
Na 'Seção 3.3 - Removendo pacotes' tem:
Citar:Não há como remover pacotes sem remover os que são dependentes dele.

Vlw...

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - zecapistolas - 12/08/2011 05:50

(11/08/2011 21:41)leobr84 Escreveu:  Tirei minha dúvida. Dei uma sacada no manual do debian ( http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch-apt-get.pt-br.html )
Na 'Seção 3.3 - Removendo pacotes' tem:
Citar:Não há como remover pacotes sem remover os que são dependentes dele.

Vlw...

Pois, talvez seja melhor deixar estar tudo como está. Espaço em disco não é problema, era só uma questão de optimização.... Lingua

Vlw... Piscada

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - thiagod - 12/08/2011 12:22

Tchê, concordo que não dá pra tirar um pacote sem remover suas dependências.

O problema são os meta-pacotes. Meta-pacotes são pacotes que não são nada além de um conjunto de outros pacotes 'menores'. Por exemplo o xserver-xorg é um desses meta pacotes, em que se baixa os drivers para TUDO que o xorg precisaria (mesmo que tu não o uses).

Do site do Debian:
This package depends on the full suite of the server and drivers for the X.Org X server. It does not provide the actual server itself.

Tu podes só baixar o xserver-xorg-core e os xserver-(entradas, driver_da_placa_de_vídeo) e assim tu não instalaria o driver da ati, por exemplo. Mas isso precisa de um conhecimento básico do teu sistema. Se tu comentasse a liha do xserver-xorg e deixasse só o xserver-xorg-core tu poderias tirar todos os drivers desnecessários sem quebrar o teu servidor gráfico.

Por exemplo, eu tinha instalado o gnome-core que vem com totem, evolution, blábláblá. O que eu fiz foi, comentei as linhas do gnome-core (que é um meta-pacote) e tirei totem, evolution, blbláblá e suas bibliotecas automaticamente com um autoremove sem quebrar todo o gnome.

Mas, como disse, é preciso saber o que tu usas e o que não, conhecer teu hardware e o que são cada modo de entrada/saída no caso so xorg, pricipalmente, fazer isso por tua conta e risco.
Claro que 10GB não são muita coisa para os computadores de hoje. Mas tem de haver uma maneira de organizaras coisas como tu queres. Se não, onde estaria a liberdade de personalização que os projetos Debian e GNU oferecem?

Ah! Outra coisa. Para fazer um teste, vocês poderiam comentar uma linha de um meta-pacote que não usem inteiro, e testem com um
Código:
apt-get remove <pacote_deste_meta-pacote_que_não_usam>
e vejam se ele oferece apagar tudo que ele sugeria antes. Por questões de segurança, dêem um n quando ele perguntar se querem ou não concluir tal operação.

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - zecapistolas - 12/08/2011 14:15

(12/08/2011 12:22)thiagod Escreveu:  Tchê, concordo que não dá pra tirar um pacote sem remover suas dependências.

O problema são os meta-pacotes. Meta-pacotes são pacotes que não são nada além de um conjunto de outros pacotes 'menores'. Por exemplo o xserver-xorg é um desses meta pacotes, em que se baixa os drivers para TUDO que o xorg precisaria (mesmo que tu não o uses).

Do site do Debian:
This package depends on the full suite of the server and drivers for the X.Org X server. It does not provide the actual server itself.

Tu podes só baixar o xserver-xorg-core e os xserver-(entradas, driver_da_placa_de_vídeo) e assim tu não instalaria o driver da ati, por exemplo. Mas isso precisa de um conhecimento básico do teu sistema. Se tu comentasse a liha do xserver-xorg e deixasse só o xserver-xorg-core tu poderias tirar todos os drivers desnecessários sem quebrar o teu servidor gráfico.

Por exemplo, eu tinha instalado o gnome-core que vem com totem, evolution, blábláblá. O que eu fiz foi, comentei as linhas do gnome-core (que é um meta-pacote) e tirei totem, evolution, blbláblá e suas bibliotecas automaticamente com um autoremove sem quebrar todo o gnome.

O que queres dizer com "comentei as linhas do gnome-core" ? Hein

(12/08/2011 12:22)thiagod Escreveu:  Mas, como disse, é preciso saber o que tu usas e o que não, conhecer teu hardware e o que são cada modo de entrada/saída no caso so xorg, pricipalmente, fazer isso por tua conta e risco.
Claro que 10GB não são muita coisa para os computadores de hoje. Mas tem de haver uma maneira de organizaras coisas como tu queres. Se não, onde estaria a liberdade de personalização que os projetos Debian e GNU oferecem?

Ah! Outra coisa. Para fazer um teste, vocês poderiam comentar uma linha de um meta-pacote que não usem inteiro, e testem com um
Código:
apt-get remove <pacote_deste_meta-pacote_que_não_usam>
e vejam se ele oferece apagar tudo que ele sugeria antes. Por questões de segurança, dêem um n quando ele perguntar se querem ou não concluir tal operação.

É questão de experimentar....

cumps Piscada

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - thiagod - 12/08/2011 14:54

Zecapistolas no meu arquivo de saída do dpkg -- get-selections tinha uma linha:

Código:
gnome-core       install
e eu só coloquei um # na frente.

Daí rodei:
Código:
apt-get remove --purge evolution totem [...]
apt-get autoremove

E fiz isso com outros meta-pacotes que continham pacotes que eu não utilizava. Entende?

O bom do --get-selections é que tu vês tudo que tá instalado, se tu excluíres os meta-pacotes podes enxugar tudo que quiseres.

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - zecapistolas - 12/08/2011 15:16

Ok, antes de fazer asneira vou experimentar isso numa VM.

Além do gnome, que pacotes meta posso encontrar no meu sistema? Xorg?!

cumps Piscada

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - leobr84 - 12/08/2011 17:37

Perfeito! Boa dica, thiagod. Vou dar uma pesquisada a mais para saber sobre esses meta-pacotes, quais são eles e como posso inserir #, onde fica este arquivo para ser editado. Se surgir dúvidas vou recorrer novamente ao forum, eim?
Abraço, parceiros. Mt PAZ!

RE: / com muitos pacotes que não são necessários - thiagod - 12/08/2011 23:06

Zeca e Leo, achp que é importante ler na lista de pacotes do debian.

sei que o gnome-core é um (gnome, kde, etc.) há outros como o xorg, (por favor não esqueçam de comentar SOMENTE o que é metapacote, senão dá guru).

Leo, o arquivo é o que tu mesmo crias com o
Código:
dpkg --get-selections >> /<caminho>/arquivo
cria-o onde te for mais interessante. Roda um:
Código:
e sê feliz!

Para comentá-lo, é só pegar qualquer editor de texto, escolher a(s) linha(s) e salvar.

Roda os comandos da