Fórum Debian
Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Versão para Impressão

+- Fórum Debian (http://www.forumdebian.com.br)
+-- Fórum: Debian (/forum-4.html)
+--- Fórum: Redes (/forum-17.html)
+--- Tópico: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! (/thread-14184.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 10/07/2012 01:49

Galera, to com uma duvidazinha e espero que vocês me ajudem.
Eu quero na minha casa montar um servidor DHCP ( tanto a cabo, como wireless ), nesse mesmo servidor ( se possível ) eu quero disponibilizar alguns arquivos que eu tenho para downloads ( Filmes, torrents, aplicativos, e-books e etc ), um servidor de email, servidor de Backup, servidor proxy ( em algumas maquinas ).
Vamos as duvidas:
Eu posso configurar todas essas funções em um servidor SEM IP FIXO?
Pra eu montar esse servidor eu precisaria ligar em umas das placas de redes dele o modem ( pra internet ) e na outra o dhcp ( pra rede interna )?
Na placa que liga o modem ( sem ip fixo ) eu tenho que deixar ela obtendo o endereço ip automático ou tenho que colocar o estático?
Na placa que vai do servidor para a rede interna eu posso ligar o cabo que vem do servidor em um switch e do switch em um roteador ( para a wireless )?
Tenho que configurar o meu modem em qual modo router ou bridge?
Que função eu tenho que instalar no meu servidor para que eu possa disponibilizar os Downloads?
Como seria todas essas configurações fossem instaladas ( caso funcione sem ip fixo ) no Debian 6?

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 10/07/2012 21:57

1ª pode pode mas você teria que esta sempre olhando qual o ip que você esta usando para as outras pessoas poderem acessar, mas para contorna isto pasta usar o ddns ouno-ip.

2ª esta certo basta 2 placas de rede uma para receber a net e a outra para distribuir

3ª pode ser ambas as configurações, mas você teria que criar um redirecionamento para tudo que chegar no modem seja redirecionando para ip do pc. uma solução pratica é deixar o modem em modo brigde e fazer a conexão direta no pc assim tudo funcionaria sem precisar de redirecionamento.

4ª sem nenhum problemas também configure o roteador em modo brigde assim os pc pegar o ip direto do seu servido.

5ª a resposta esta na 3ª

6ª você instala o apache e cria um site simples e coloca os arquivos para serem feito o download para isto basta usar a solução apresenta na 1ª

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - [email protected] - 10/07/2012 22:18

Ola, Bruno
São muitas duvidas... hehe
Bem basicamente, muitas perguntas geram outras perguntas então antes de mais nada nos diga: Você pretende montar tudo isso em uma unica maquina? Caso sim, pretende usar virtualização para separar as maquinas? E quantas maquinas ficariam ligadas ao seu Proxy/firewall? o Ideal é primeiramente desenhar um layout de infraestrutura antes de sair montando. Agora respondendo as suas suas perguntas.
Citar: Eu posso configurar todas essas funções em um servidor SEM IP FIXO?
Sim é possivel
Citar: Pra eu montar esse servidor eu precisaria ligar em umas das placas de redes dele o modem ( pra internet ) e na outra o dhcp ( pra rede interna )?
Dependendo de quantas maquinas forem ligadas a este server é recomendável no minino 2 placas devido ao trafego.
Citar:Na placa que liga o modem ( sem ip fixo ) eu tenho que deixar ela obtendo o endereço ip automático ou tenho que colocar o estático?
Tem q deixar por DHCP, já que você não possui ip fixo
Citar:Na placa que vai do servidor para a rede interna eu posso ligar o cabo que vem do servidor em um switch e do switch em um roteador ( para a wireless )?
Nossa que gambis!! rssrs, se o seu servidor for um firewall de borda sim, o wireless receberá 1 ip fixo da sua rede interna e ele também poderá ser um DHCP. (Eu particularmente não acho viável 2 DHCP's em rede pequena)
Citar: Tenho que configurar o meu modem em qual modo router ou bridge?
Na minha opnião em bridge funcionaria melhor
Citar:Que função eu tenho que instalar no meu servidor para que eu possa disponibilizar os Downloads?
Para os usuários? Isso você pode definir no servidor proxy com squid, squidguard ou dansguardian.
Citar:Como seria todas essas configurações fossem instaladas ( caso funcione sem ip fixo ) no Debian 6?
Como disse no começo tudo depende da maquina que irá usar e de que forma irá monta-la, se separar os serviços em vm's ficará mais facil a administração, agora se for tudo fisico, terá um trabalhão, recomendo usar o Zentyal ele é totalmente confeccionado para small business e trabalha encima do famoso Ubuntu.

Espero ter ajudado!

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 11/07/2012 01:15

Amigos, o que vocês me disseram ajudou bastante, de verdade, muito obrigado!
Mas como eu sou novo no mundo linux ( e por sinal me apaixonei ), são muitas as coisas que eu tenho duvidas e queria ( se possível ) tirar todas elas aqui.
Fico com um pouco de vergonha em fazer algumas perguntas por saber que aqui no fórum a maioria dos usuários são experientes e por acharem minha pergunta muito boba não as responderem ( acontece muito em alguns fóruns ).
Fiz um curso de Servidores Linux, mas o curso foi muito corrido e quando eu perguntava algo ao professor ele dava uma resposta rápida e entrava novamente no assunto da aula pra não atrasar o curso, me deixando assim com varias duvidas.

Voltando ao assunto do tópico:

Na realidade o que eu quero fazer é realmente montar na minha casa exatamente o que eu citei, mas primeiro eu queria fazer toda essa configuração no VMware worstation ( se possível e só pra estudo ) primeiro, pra depois eu fazer na minha rede real.

Na minha casa tem 3 pcs e 1 notebook, mas como moro próximo de uns primos eu quero compartilhar a minha conexão e algumas pastas com eles, então vou precisar de mais 3 lans pra eles.
Isso sem falar que praticamente todos os fins de semana a família se reúne aqui em casa ( pra um churrasco ) e mais primos e alguns tios usam a wireless.

Eu tenho um pc que montei pra instalar o servidor e todas as funções que citei.
no pc tem:
processador: core 2 duo 2.53ghz
memoria: 3gb dd22;
2 hds: 320gb

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 11/07/2012 07:40

Você pode fazer esta configuração em uma maquina virtual sem problemas, como a sua rede é pequena mesmo com tudo que você quer o consumo do pc sera muito pouco.
Mas você já pode instalar diretamente no pc e vai fazendo por etapas, quando tiver terminado uma parte para a outra.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - [email protected] - 11/07/2012 09:23

Não se preucupe quanto as dúvidas, elas são normal e ótimas para o desenvolvimento, que chato seria se todos soubessem tudo.. rs
Mas como nosso amigo Jvianez disse, procure fazer por etapas..
A configuração da maquina está boa para estes serviços.
Também acho viavel começar direto no servidor de produção o que você pode fazer é colocar o VMware ESXi (neste caso como a maquina é montada, poderá haver incompatibilidades, normalmente com as placas de rede) na maquina fisica e gerencia-la remotamente por outro pc, assim montando suas vm's.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 11/07/2012 11:45

Ok então amigos, como vocês me aconselharam vou começar a fazer na maquina real mesmo.
Mas espero que vocês me ajudem, porque eu não entendo bem como se coloca pra funcionar maquinas virtuais junto com as reais.
Eu sei que da pra fazer, mas eu sempre me perdo na configuração principalmente das placas de rede da maquina virtual ( nunca sei qual configuração eu deva colocar ).
Agora mesmo vou instalar o debian 6 na minha maquina!
Perguntinha, nao pode ser o VMware Workstation???

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 11/07/2012 14:47

Galera, instalei o debian 6 e começei instalando o serviço DHCP, mas quando dei uma olhada no " ifconfig " vi que o debian só reconheceu uma das placas de rede ( a on-board ), já dei um " lspci" e ele reconheceu a placa, mas não os módulos.
Já tentei com o " modprobe rtl8169 ", mas não deu certo.
procurando aqui pelo fórum eu encontrei um topico parecido, mas segui as dicas desse topico e nada tambem.
O que eu faço agora?

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 11/07/2012 20:53

executa o comando ifconfig -a para ver se ela aparece?

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 11/07/2012 21:47

Cara desculpa, mas a minha placa de rede tava com um problema de fabrica sabe... quando ela não esta encaixada direito no slot ela tem esse problema o sistema não reconhece ela de jeito nenhum! kkkkkkkkkkkkkkk
Mas mesmo assim, depois de encaixar ela, o sistema só reconhece se eu usar o comando " ifconfig -a ", só o " ifconfig " não da certo não.
Como eu encontro e instalo o modulo dessa placa???

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Jvianez - 12/07/2012 07:12

Ok então você vai ter que levanta ela manualmente com o comando ifconfig eth1 up troque o eth1 pela que é reconhecida pelo comando ifconfig -a para que você não tenha que fazer isto toda vez que liga o pc abra o arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh com um edito como root e acrescente o comando no fim deste arquivo ifconfig eth1 up basta salvar e na próxima vez que inicia o sistema a placa vai esta lá funcionando normalmente

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 12/07/2012 12:36

Amigo muito obrigado, funcionou!
Agora tem outro problema, eu instalei o serviço DHCP ( apt-get install dhcp3-server ), configurei, mas não ta funcionando, nem no servidor que tem o cabo que vem direto do modem tem conexão.
Meu modem ta em modo Router e eu liguei ele na placa eth1( offboard ) e na eth0 eu configurei ela com ip estático pra minha rede interna, mas não funcionou.
O que deve ser isso?
eu to com uma impressao que seja essa minha placa de rede que ta com defeito.
se eu tento ligar o cabo que vem do modem na onboard, funciona direitinho, mas se eu tirar o cabo e ligar na off board, nao funciona ( e ela ta conectada direitinho no slot ).
tem algum comando que eu posso ver se ela ta com defeito, ou se alem dos comandos que voce me falou pra subir essa placa eu tenho que configurar algo mais???

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - [email protected] - 12/07/2012 13:41

Apresentou alguma mensagem de erro? Primeiro certifique-se o que exatamente cada placa está fazendo (eth0 e eth1) verifique se seu servidor sai para internet. Depois tente acertar o serviço de DHCP. Poste as mensagens de erro para irmos acompanhando.

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - Bruno Rocha - 12/07/2012 13:42

Deixe-me tentar explicar o que eu quero e o que esta acontecendo.
O que eu quero fazer com o servidor?
Eu quero que o meu servidor fique entre o modem e o roteador ( que eu so vou usar por conta da wireless ), as portas lans que tem no roteador vão dar perfeitamente para o que eu quero também.
O que esta acontecendo com o servidor?
Eu instalei o debian 6 e ta tudo normal quanto a intalação!
Instalei também o serviço DHCP ( dhcp3-server ) que depois que eu configurei esta funcionando perfeitamente!
Quais os problemas estou tendo?
Vamos lá!
O problema é o seguinte, depois de instalar o serviço dhcp no servidor eu tentei fazer funcionar na rede ( internet>modem>placa eth1> cabo saindo da placa onboard ( eth0 )>roteador ), mas não funcionou, não funcionou porque a placa de rede offboard ( eth1 ) a principio não estava pegando ip de lugar nenhum, mas depois que eu editei o arquivo " /etc/network/interfaces " ela começou a funcionar normal, normal entre aspas, porque ela só pegava um ip valido ( saindo pra internet ) se eu ligasse um cabo vindo do roteador pra ela
( internet>modem>roteador>placa eth1 ).
Esse é o meu problema, a minha placa eth1 não ta registrando um ip valido quando eu ligo ela direto no modem.
Então o que esta faltando para o servidor distribuir o DHCP normalmente?
Eu acredito que esta faltando só a minha placa ( eth1 ) conseguir sair pra internet e eu configurar o roteador a mandar o sinal wireless com ips distribuídos pelo servidor.
Porque?
Porque eu tirei o cabo que ia pro roteador e liguei direto no meu note e ele pegou o dhcp direitinho e acredito que não acessou a internet porque a minha placa eth1 não ta pegando um ip valido que vem do modem onde ela esta ligada.

Espero que eu tenha explicado direitinho o meu problema e agradeço a ajuda de vocês!

Muito obrigado!!

RE: Duvidas sobre como montar uma rede doméstica com um servidor! - GNU matador de leoes - 12/07/2012 16:24

Olá. Faz um desenho pra facilitar pra nossa cuca. Usa o gimp se for o caso para mostrar o circuito.
Eth1 está recebendo o ip da internet e é exclusivo da operadora. Ela te dá o ip que estiver disponível ou o que achar mais conveniente,
Só que esse ip ( externo/WAN) tem de ficar no modem e a placa eth1 acatar um ip de LAN (interno). Isso é NAT. O mundo te vê com o ip que a operadora te disponibilizou naquele momento. A eth1 tem de ter um ip interno que acompanha o ip de rede do modem que normalmente é "192.168.0.x" ou "192.168.1.x" mas você pode dar qualquer número des dde que concatene e não confunda a cuca do roteador por que ai teriamos o problema de rota.
Outro problema é o DHCP. Ele só pode estar ativado em um ou outro lugar para não ter briga de bytes. Seria como bebados brigando em boteco por uma causa desconhecida e sem sentido. Sorrisão
Wiki do Debian você deve encontrar orientações.
No fórum existem tópicos para essa situação.
Se for continuar, continue corretamente, acerte primeiro a LAN e só depois a WAN. Abraços. Alegre